Glossário


Actividade lúdica Actividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de actividades lúdicas esto relacionadas com jogos e com o acto de brincar. Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem porque incutem nas crianças a noção de que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
Alunos com Necessidades Educativas Especiais São todos aqueles que necessitam de apoio educativo especial em algum momento do seu percurso escolar, independentemente da sua condição física ou psíquica, duração ou gravidade.
Análise textual Diz respeito ao estudo minucioso das ideias ou dos factos essenciais de um texto, com o objectivo de, por um lado, esmiuçar o seu conteúdo, as relações entre os seus elementos e/ou ideias (i.e., a ideia principal do texto; as ideias secundárias e as suas relações com a ideia principal) e o estilo e género do texto (destacando-se a organização do texto) e, por outro lado, interpretar informações nas ‘entrelinhas’ do texto.
Aula inclusiva Aula em que todos os alunos da turma têm oportunidade de participar nas actividades lectivas, independentemente do género, condições físicas ou mentais, grau inteligência ou lugar que ocupam no espaço onde decorrem as aula.
Capacidade de análise É a capacidade que o ser humano tem de observar com atenção os factos que acontecem no seu quotidiano.
Capacidade de de raciocínio É a capacidade que o ser humano tem de utilizar a razão, isto é, de distinguir o bem do mal para produzir conhecimentos e estabelecer o valor das pessoas, das coisas, do que as pessoas dizem.
Ciclo de aprendizagem Unidades de aprendizagem constituídas por um grupo de classes de um nível de ensino (primário, secundário, superior), entendidas como uma fase, cujo objectivo é o de desenvolver nos alunos competências específicas. Por exemplo, o ensino primário tem dois ciclos de aprendizagem: 1º ciclo: 1ª, 2ª e 3ª classes; 2º ciclo: 4ª, 5ª e 6ª classes.
Competência comunicativa Refere-se à capacidade de usar a competência linguística fazendo escolhas apropriadas de vocabulário e de estruturas linguísticas em situações concretas de comunicação, tendo em conta p.ex. o tópico, local e interlocutores.
Competência linguística Refere-se ao conhecimento de língua (incluindo o conhecimento do vocabulário e da estrutura da língua) que alguém tem de uma dada língua.
Compreensão Refere-se à capacidade de processar e captar ou extrair informação (conteúdo) textual recebida oralmente ou por escrito.
Comunicação Refere-se à interaçao, i.e. processo de troca de ideias, mensagens ou informações através da fala, escrita ou outro comportamento.
Consciência Fonémica Capacidade do individuo para identificar,dividir e reorganizar sons individuais ( fonemas) dentro de palavras. A consciência fonémica consiste em aprender esses sons individuais e como manipulá-los dentro de uma palavra.
Currículo local Componente (20%) do currículo estabelecido pelo Ministério da Educação. Inclui conteúdos ou abordagens locais nos temas em estudo do currículo nacional e tem em vista aprofundar conhecimentos sobre o local/região e alargar o aproveitamento do que a natureza dispõe com a contribuição da comunidade. O estudo adequado do currículo local, desenvolve nos alunos habilidades para contribuirem na melhoria da sua vida, da vida da sua família, da comunidade e do país.
Dicção Refere-se à forma como alguém articula e pronuncia as palavras quando fala, denotando uma pronúncia clara e precisa das palavras e uma entoação correcta na comunicação.
Dramatização Refere-se ao acto de representar uma determinada situação de forma comovene, dramática, exagerada, etc. Uma das formas comuns de dramatização é o teatro.
DVD (disco digital versátil) Disco com uma capacidade de arquivar ou guardar dados, som e voz em formato digital. Existem dois tipos de DVD, os nao regraváveis ,que permitem apenas uma gravação , e os regraváveis, que permitem apagar, acrescentar e regravar os dados.
Ensino integrado Ensino que promove a aprendizagem dos alunos a partir de um abordagem articulada e integrada das áreas de aprendizagem do currículo escolar. As matérias de estudo apresentam-se articuladas entre si e incoporam objectivos, conteúdos e praticas pedagógicas comuns e ainda as actividades extra-curriculares.
Entoação É a sequência de tons num sequência de sons de uma palavra, grupo de palavras ou frase (ex: entoação afirmativa, interrogativa: entoação de espanto, de admiração, de indiganção etc….)
Entoação Refere-se a variações (i.e., modulação) na voz, sobretudo em termos de altura e duração na pronúncia de palavras e/ou frases. A modulação na voz pode implicar intenções comunicativas por parte do emissor, por exemplo expressão de uma declaração, pergunta, uma ironia, surpresa, etc..
Enunciado (Linguística) Frase, parte de um discurso (oral ou escrito) em associação com o contexto em que é enunciado.
Equidade de género Postura que defende sobre todas as coisas a igualdade entre homens e mulheres, tanto no que diz respeito ao controle quanto ao uso dos bens e serviços da sociedade. A principal proposta que estabelece a equidade de género envolve a padronização das oportunidades existentes com o objectivo de garantir a sua repartição de uma maneira justa entre ambos os sexos, ou seja,os homens e as mulheres devem contar com as mesmas possibilidades e oportunidades de desenvolvimento.
Erro linguístico Refere-se à uma estrutura ou sequência linguística que não segue a norma gramatical da língua; p.ex: em ‘você estás atrasado’, o verbo ‘estás” não segue a norma da concordância em língua portugesa.
Estetoscópio (medicina) Instrumento médico para ouvir os sons, fisiológicos e patológicos, da actividade cardíaca, pulmonar e de outros órgãos do corpo.
Expressão dramática Jogo em que o texto é substituído pela palavra improvisada ou estabalecida através de um guião, em que o cenário é substituído pela sala de aulas. Há expressão dramática quando alguém se exprime pelo gesto e/ou pela palavra, para os outros com prazer. O jogo dramático que pode ser realizado através de jogos de apresentação, jogos de sensações, jogos de pantomima, jogos narrativos, jogos de sons, jogos com máscaras, jogos com disfarces e muitos outros, é um exercício da criança e para a própria criança que parte de uma acção.
Gastronomia Área de conhecimento que abrange a culinária, as bebidas indicadas para cada refeição, os materiais usados na confecção dos pratos e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.
Habilidades linguísticas Referem-se a quatro capacidades que o indivíduo possui para se comunicar, sendo subdividades em duas habilidades receptivas (ouvir e ler) e duas habilidades produtivas (falar e escrever). Ouvir e falar pertencem ao modo de linguagem oral e ler e escrever ao modo escrito.
Imunização Aquisição de protecção imunológica contra uma doença infecciosa. A imunização que tem como objectivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos.
Indução É um tipo de raciocínio que consiste em, a partir da observação de alguns elementos ou casos particulares, afirmar uma verdade generalizada sobre eles.
Inferência Refere-se ao acto de extrair conclusões lógicas a partir de um processo de raciocínio sobre premissas conhecidas ou verdadeiras.
Informação (input) Compreensível. Refere-se à informação ou mensagem linguística dirigida a um interlocutor (geralmente um aprendente de língua) produzida de forma a que este compreenda mesmo que não compreenda todas as palavras e/ou estruturas linguisticas nela contidas.
Interpretação Refere-se ao acto de inferir e/ou concluir algo sobre o conteúdo oculto (entre linhas) de um determinado texto (oral ou escrito). A interpretação de um texto passa pela compreensão e pressupõe a activação de conhecimentos prévios do leitor ou ouvinte sobre o assunto em estudo, a fim de se ter um entendimento subjectivo sobre o mesmo.
Júri (direito) Conjunto de cidadãos seleccionados aleatoriamente, convocadas por um tribunal, juntamente com um colectivo de juízes, para julgar uma causa.
Lateralidade Ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro.
Leitura É a acção de identificar as letras e de as juntar para compreender a ligação entre o que é dito e o que é escrito. A leitura pressupõe assim a decifração, isto é, a passagem da grafia ao som para compreender o que está representado por sinais gráficos; a compreensão do conteúdo textual e a interpretação da informação textual.
Lengalenga Texto associado a brincadeiras infantis transmitido de geração em geração,constituído por palavras que geralmente rimam e com muitas repetições,conferindo-lhe um carácter musical que facilita a rápida memorização.
Língua Refere-se ao sistema de símbolos e regras usado para a comunicação verbal (oral ou escrita) numa determinada comunidade. A língua pode estender-se por um vasto espaço ou territórios geográficos, chegando a haver variantes (i.e., dialectos) do mesmo sistema. A variação é geralmente em termos de alguns aspectos fonológicos, mas também pode ser ao nível lexical, morfológico e sintáctico.
Língua oficial Refere-se à língua definida pelas autoridades político-legais de um país para ser usada na administração do país (Parlamento, função pública, tribunais, entre outros), bem como meio de instrução.
Língua segunda (L2) É a língua que, não sendo a língua nativa ou língua materna (L1) do falante, é aprendida depois da língua materna e utilizada como língua oficial e/ou língua de comunicação mais ampla, quer a nível local, como do país em geral, sob a necessidade de comunicação dentro de um processo de socialização.
Memória auditiva É uma componente da nossa memória sensorial que é responsável por reter todas as informações sonoras de curto prazo que recebemos à nossa volta.
Memória visual É a capacidade para reter uma pequena quantidade de informação visual (letras, figuras, cores,...) durante um período de tempo curto.
Método de ensino Do grego ‘methodos’, método refere-se ao conjunto de caminhos ou meios selecionados para atingir determinados objectivos de ensino. Assim, um método de ensino diz respeito aos meios de que o professor se socorre para organizar, levar a cabo e atingir os objectivos da sua acção lectiva.
Metodologia É o conjunto de procedimentos didácticos que integram métodos e técnicas de ensino utilizados com vista ao alcance de objectivos de ensino-aprendizagem. Assim, a metodologia a adoptar será aquela que permite atingir melhor aproveitamento pedagógico.
Métodos participativos São aqueles em que o aluno é agente activo na construção de seu próprio conhecimento. Levam o aluno a vivenciar situações de aprendizagem que desenvolvem nele habilidades como o raciocínio, o senso crítico apurado, a forte noção para a aplicação adequada do conhecimento, bem como uma grande capacidade de solução dos problemas.
Mobilidade Qualidade daquilo que se move, do que se consegue movimentar; capacidade de se mudar, de ir a outro lugar com rapidez. (figurado) inconstância, tendência para mudar de opinião ou de estado de espírito com facilidade.
Motricidade fina É a capacidade para executar movimentos finos com controlo e destreza, por exemplo, rasgar com as duas mão, usando aspontas dos dedos indicador e polegar, recortar, utilizar o barro ou a plasticina, pintar, etc, fomentam o desenvolvimento infantil e a criatividade, melhorando consideravelmente a motricidade fina. Usar uma tesoura ou um lápis de forma eficiente. No fundo, é a maneira como usamos os dedos, as mãos e os braços de forma coordenada para executar determinada atividade. O desenvolvimento desta competência possibilita, à posteriori, bons resultados na escrita e na matemática. Exemplos: Rasgar papel livremente: em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos. Inicialmente use papel menos espesso e vá aumentando o nível de resistência; Recortar com tesoura: treinar a forma de segurar a tesoura , cortar o ar, sem papel. Recortar vários tipos de papel com a tesoura: tiras de papel largas e compridas, formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado; Colar recortes em folha de papel livremente, recortes em folha de papel apenas numa área determinada, recortes sobre uma linha vertical, recortes sobre uma linha horizontal, recortes sobre uma linha diagonal. Modelar com plasticina e barro em formas circulares, esféricas, achatadas nos topos, ovais, cónicas , cilíndricas, quadrangulares), etc. Perfurar numa placa de esferovite (e/ou folha de cartolina) com agulha de croché ou caneta de ponta fina sem carga. Recortar pelo contorno figuras desenhadas em cartolina.
MP3 (informática) Formato digital de áudio que utiliza um padrão de compressão de som, o que permite reduzir a sua dimensão aparelho portátil capaz de armazenar e reproduzir ficheiros áudio.
Oração Se a Frase é todo enunciado capaz de transmitir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal, a oraçãoé uma unidade sintática, ou seja, a oração é caracterizada pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Parâmetro Termo bastante usado na matemática que consiste em uma linha constante e invariável, que pertence a uma equação ou que faz parte da construção de uma recta. Em alguns casos esta palavra é usada como sinónimo de norma ou padrão.
Perguntas baseadas em evidências Referem-se a perguntas objectivas de compreensão textual cujas respostas (i.e., evidências) encontram-se no texto lido.
Período É um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo.
Piada Dito supostamente cómico em que está implícita uma censura a algo ou alguém; coisa ou pessoa considerada ridícula ou pouco eficiente.
Poliomielite/pólio ou paralisia infantil Doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contacto directo com fezes ou com secrecções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Prática pedagógica É entendida como uma acção ou procedimento observável, do professor, no espaço da sala de aula. Esta acção deve dar origem a actividades e resultados concretos.
Proficiência linguística Refere-se a níveis de domínio linguístico para efeitos de comunicação. Por exemplo, em Moçambique entre os falantes de Português-língua segunda há pessoas que têm um bom domínio da língua, chegando a falar com correcção e fluência linguísticas, vocabulário apropriado para os vários tópicos e contextos de comunicação. Para tais pessoas, diriamos que têm uma proficiencia avançada na língua (ou mesmo que são falantes proficientes). Por outro lado, conhecemos pessoas cujo domínio da língua é básico ou intermédio, sendo por isso os seus níveis de proficiência básico e intermediário, respectivamente. Para alguns, estes falantes não seriam chamados de proficientes na língua portuguesa.
Prognóstico Refere-se a uma avaliação prévia ou à uma previsão baseada em factos ou dados conhecidos que podem indicar um provável resultado ou estágio no futuro de um processo ou situação.
Promoção semi-automatica Promoção por ciclos de aprendizagem, isto é, os alunos transitam de um ciclo (final da 3ª classe) para o outro (início de um ciclo, 4ª classe,) com base numa avaliação formativa providenciada ao longo da frequência das classes que compõem o ciclo. Em cada uma das classes do ciclo (1ª, 2ª e 3ª), o aluno deve ser acompanhado e, em caso de necssidade, devem-lhe ser dadas opotunidades de recuperação para que possa progredir para o estágio seguinte. Se o aluno ainda apresenta algumas dificuldades, o professor regista-as para dar o devido reforço na classe seguinte do respectivo ciclo. No final de um ciclo, o aluno só é reprovado se não tiver atingido as competências mínimas.
Recursos hídricos Águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacias.
Reflexão É o acto de pensar, ponderar ou analisar algo detalhamente e/ou minuciosamente.
Regência verbal Parte da língua que se ocupa da relação que se estabelece entre os verbos e os termos que se seguem a ele e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objectos (directo e indirecto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.
Segmentação (literatura) Operação de análise estrutural que consiste em dividir um enunciado em unidades discretas.
Tablet (informática) Dispositivo electrónico portátil, fino e rectangular, com ecrã táctil, usado para visualização e arquivo de vários tipos de ficheiros digitais,comunicação móvel, entretenimento, etc.
Técnicas de ensino São as diferentes maneiras específicas que o professor utiliza na sala de aulas, com o objectivo de criar as melhores condições para envolver os alunos na aprendizagem. Neste sentido, o envolvimento do aluno pode ser individual, aos pares, em grupo ou colectivo.
Técnicas interactivas ou participativas Estas técnicas (e os respectivos métodos) prevêem um ensino centrado no aluno onde o professor encoraja a interacção com e entre alunos para compartilhar e construir em conjunto o conhecimento.
Texto Refere-se a uma ocorrência linguística falada ou escrita de qualquer extensão representando uma unidade formal, semântica e comunicativa emitida por um emissor (falante ou escritor) para um determinado receptor (ouvinte ou leitor).
Trava̵ língua (popular) Expressão constituída por sequência de palavras cuja pronúncia se torna dificíl e se usa muitas vezes como passatempo.
Unidade lógica (informática) Unidade central do processador que executa as operações aritméticas e lógicas de um computador.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) Entendendo-se que a criança tem um desenvolvimento (conhecimentos) real, a ZDP refere-se ao desenvolvimento (conhecimentos) próximo ou possível e/ou em construção ou amadurecimento na criança que, no entanto, se tornará real se for estimulado por alguém, i.e., o professor.