Módulo 1 Princípios Gerais da Didáctica de Língua Portuguesa - Língua Segunda
- Copetti, M. M. Conceito de Didáctica. Obtido em 12 de Maio de 2018, de https://www.scribdcom/doc/ 55043414/Didáctica-segundo-libaneo.
- Gomes, et al. (1991). Guia do Professor de Língua Portuguesa 1.º vol., 1.º Nível. Lisboa: FCG.
- Gomes, et al. (1991). Guia do Professor de Língua Portuguesa 1.º vol., 2.º Nível. Lisboa: FCG.
- INDE/MINED (2003). Plano Curricular do Ensino Básico. Maputo: INDE
- Pires, A. & Veiga, A. (2011). Manual de Oralidade de Língua Portuguesa - Educação
- Bilingue. Manual do Professor - 1ª classe. Maputo: Associação Progresso.
- Vieira, B., Sitoe, V. & Matabel, F. (2019). Manual de Língua Portuguesa. ed. revista Maputo: Associação Progresso
- Wikijornal.com. obtido em 13 de Setembro de 2019. Disponível em http://www.wikijornal.com/
Módulo 2 Plano Curricular e Programas do Ensino Primário
- Barreira, A., Moreira, M. (2004). Pedagogia das competências: da Teoria à Prática. Porto: Porto Editora.
- Chirindza, D., Cuamba, H. & Martins, V. (2019). Manual de Psicopedagogia. Maputo: Associação Progresso.
- INDE/MINED (2008). Plano Curricular do Ensino Básico. Maputo: INDE/MINEDH.
- INDE/MINEDH (2016). Programas das Disciplinas do 1.º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: INDE/MINEDH.
- INDE/MINEDH (2015). Programas das Disciplinas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Primário. Maputo: INDE/MINEDH.
Módulo 3 Ensino-Aprendizagem da Oralidade
- Andrade, C. S. & Pereira, E. M. O trabalho com a oralidade na sala de aula. Obtido em 08 de Junho de 2019 de http://coloquiodeletras.ufpa.br/downloads/ii-coloquio/anais/102-cleidiane.pdf.
- Gonçalves, P. & Diniz, M. J. (2004). Português no ensino Primário: estratégias e exercícios. Maputo: INDE.
- Técnicas da comunicação oral, obtido em 14 de Agosto de 2019 de https://www.jn.pt/artes/dossiers/portugues-atual/interior/tecnicas-da-comunicacao-oral-a-exposicao-4386616.html.
- http://histafricanafrobrasindigena.blogspot.com/2009/10/importancia-da-oralidade-nas-sociedades.html, obtido em 07 de Dezembro de 2018.
- Livro do Professor: 1ª classe, Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora (sd).
- Melanie, R. (2010). Pedagogia do Português – 1º Ciclo. Maputo: Plural Editores.
- Monteiro, S. S. et al. (2017). Vamos ler e escrever: Língua Portuguesa 2ª classe. Maputo: MINEDH.
- Monteiro, S. S. et al. (2016). Vamos ler e escrever: Língua Portuguesa 1ª classe. Maputo: MINEDH.
- Muniz, D. R. Dinâmicas-Como Fazer Um Júri Simulado-Jornal Mundo Jovem. Obtido em a 05 de Junho de 2019, de https://armazemdetexto.blogspot.com/2015/04/juri-simulado.html.
- Pires, A. & Veiga, A. (2013) Manual de Oralidade da Língua Portuguesa- L2 – Educação Bilingue- Manual do Professor- 2ª classe. Moçambique: Associação PROGRESSO.
- Pires, A. & Veiga, A. (2012) Manual de Oralidade da Língua Portuguesa- L2 – Educação Bilingue- Manual do Professor- 1ª classe. Moçambique: Associação PROGRESSO.
- Ramos, A. B. & Silva, M.A. O uso da oralidade como ferramenta de interação na sala de aula. obtido em 8 de Junho de 2019, de www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ Trabalho-Comunicação_ oral -idinscrito_1019_738787e33febfb153f1a935004747c3d.pdf.
- Vânia, Apresentação oral obtido em 14 de Agosto de 2019 de www.inf.ufsc.br/~vania bogorny/teaching/.../Apresentacaooral_vania.ppt.
Módulo 4 Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- Livro do Professor de Língua Portuguesa: 1ª classe, Porto Editora.
- Buikema, F. D. (2012). Ensinar a Ler e a Escrever na 1ª classe – Manual do Professor. Maputo: Associação Progresso.
- Gomes, A. et al. (1991). Guia de professor de Língua portuguesa – 1º Vol., 1º nível. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- https://www.bing.com/sench?q=+historias+de+chimamanda+ngozi+adichie
+em+portugues+&qs= INDE (2016). Programa do Ensino Primário. Língua Portuguesa (1° Ciclo: 1ª e 2ª classes) MELANIE, R. (2012). Pedagogia do Português - 1º Ciclo. Maputo: Plural Editores.
- Vieira, B., Sitoe, V. & Matabel, F. (2018). Manual de Língua Portuguesa – parte 1 pág. 48.
- Vieira, B. Sitoe, V. & Matabel, F. (2018). Manual de Língua Portuguesa – parte 2 pág. 95.
- Waddington, C. & Patel, S. (2001). Desenvolvimento da Compreensão e Expressão Oral e Escrita: Textos de Apoio – Formação de Professores. Moçambique: Associação Progresso.
- Waddington, C. & Veloso, M. T. A. (1999). Leitura e Escrita Iniciais: Textos de Apoio – Formação de Professores. Moçambique: Associação Progresso.
- Winsor, P. J. T. Et al. (sd). Alfabetização Emergente Aprendizagem de Leitura e Escrita: pré-Primário- 1º Ciclo Guia para Professores: N. B. D. C. of Kenya: Code.
Módulo 5 Ensino-Aprendizagem da Leitura e de Interpretação de Textos
- Amós, A. et al. (2012). Como é bom aprender. Língua Portuguesa. 4ª classe_ 1ª ed. Maputo: Texto Editores.
- Gomes, A. et al. (1991). Guia de Professor de Língua Portuguesa – 1º Vol., 1º nível. Lisboa: FCG.
- Novais, C. A. Leitura Expressiva obtido em 22 de Junho de 2019. de http://ceale.fae.ufmg.br/.app/webroot/ glossarioceale /verbetes/leitura-expressiva.
- Ramos, S. T. C & Naranjo, E. S. (2014). Didática da Leitura. Lobito: Escolar Editora.
- Waddington, C. & Patel, S. (2001). Desenvolvimento da Compreensão e Expressão Oral e Escrita: Textos de Apoio – Formação de Professores. Moçambique: Associação Progresso.
- Winsor, P. J. T. et al. (s.d). Alfabetização Emergente – Aprendizagem de Leitura e Escrita: Guia para Professores - 1º Ciclo: NBDC Kenya – CODE
Módulo 6 Ensino-Aprendizagem do Vocabulário
- Estudo do vocabulário. Obtido em 30 de Novembro de 2018 de www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/sugestoesatividades.pdf.
- Gomes, A. (2007). Escrever sem erros: dos 9 aos 15 anos. Porto: Porto Editora.
- Gonçalves, P. & Diniz, M. J. (2004). Português no ensino Primário: estratégias e exercícios. Maputo: INDE.
- Importância do Dicionário (2009). Revista Prolíngua – ISSN 1983-9979 Página |38 Volume 2 Número 2 - Jul./dez. de 2009. Obtido em 13 de Novembro de 2018, de hptts://pibidletrasuems.blogspot.com/2012/09/a-impotancia-do-dicionario-em-sala-de-aula.html.
- Xavier, J. (2010). Pedagogia do Português - 2º e 3º Ciclos. Maputo: Plural Editores.
- Palavras cruzadas. Obtido em 17 de Dezembro de 2018, de www. Androidpit.com.br/forum/757247/palavras-cruzadas-em portugues-novo-jogo.
- Vieira, B., Sitoe, V., & Matabel, F. (2019). Manual de Língua Portuguesa. Maputo: Associação Progresso.
- Xavier, J. (2010). Pedagogia do Português 2º e 3º ciclos. Maputo: Plural Editores.
Módulo 7 | Ensino-Aprendizagem do Funcionamento da Língua
- Azevedo M. et al. (2015). Gramática Prática do Português: Da Comunicação à Expressão – 2º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Raiz.
- Cunha C. & Cintra L.( 2001). Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
- Borregana, A.A. ( 2005). Gramática de Língua Portuguesa. Maputo: Textos Editores.
- Gomes, A. et al. (1991). Guia de professor de Língua Portuguesa – 1º Vol, 1º Nível. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Gonçalves , P. & Diniz, M. J. (2004). ,i
Português no ensino Primário: estratégias e exercícios. Maputo: INDE.
- INDE-MINED (2008). Plano Curricular do Ensino Básico. Maputo:INDE.
- INDE/MINEDH (2016). Programas das Disciplinas do 1.º Ciclo do Ensino Primário. Maputo: INDE.
- INDE/MINEDH (2015). Programas das Disciplinas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Primário. Maputo: INDE.
- Passos, A. F. J. (2007). Sugestões metodológicas para professor do Ensino Primário. Maputo: INDE.