Módulo 7 | Ensino-Aprendizagem do Funcionamento da Língua

Aula 4 | Avaliação da Aprendizagem do Funcionamento da Língua

Reflexão 24

Em grupos de 4 a 5 formandos, observando a equidade de género na sua constituição e com base no texto abaixo, elaborem 3 actividades para avaliar cada uma das habilidades seguintes:

O quadro preto

A Quinita é uma aluna da segunda classe. Ela escreve no quadro, com uma linda caligrafia e sem erros.

O quadro da sala da Quinita é preto, mas naquela escola há salas com quadros verdes.

Depois de todos copiarem os exercícios para os cadernos, o Raul, chefe de saúde e higiene da turma, controla se os colegas apagaram o quadro de cima para baixo, para não espalhar o pó do giz e evitar doenças.

(Adaptado do Livro do Aluno da 2.ª classe)


Na apresentação das actividades, puderam ver que, para avaliar o funcionamento da língua, o professor poderá elaborar as actividades que lhe permitam verificar se os alunos:

Nota: Os dados recolhidos nas avaliações vão sendo registados em fichas próprias. O exemplo dessas fichas encontra-se nos Anexos deste Manual.


Sugestões Metodológicas

Para introduzir o conceito de concordância em género, primeiro, os alunos devem familiarizar-e com os exercícios estruturais, podendo o professor planificar e orientar actividades, por exemplo:


1. O professor apresenta a tarefa seguinte:

Assinala com M as frases cujos nomes são masculinos e com F, as frases cujos nomes são femininos.

a. As alunas escrevem bem. ________

b. O João brinca no campo. _________


2. O professor apresenta a actividade seguinte:

Faça a correspondência entre os elementos da coluna A e os da coluna B, de modo a formar frases e reescreve–as.

A B
As laranjas são asseados.
Os meninos é bonita.
A nossa escola estão maduras.

3. Terminada esta actividade, o professor pergunta:

O que acontece em relação ao género e ao número dos nomes e dos adjectivos das mesmas frases?


Analisando as respostas dadas na questão 2, pode-se concluir que:


O estudo da gramática deve ser sempre activo e na base de um texto, de uma imagem, ou de uma frase, como ponto de partida.

Por exemplo, para ensinar as classes de palavras, o professor pode recorrer ao texto seguinte (mas também pode usar uma imagem ou um objecto):

Os avós da Milena vivem no vale do rio Zambeze e são agricultores. Eles cultivam o campo e produzem alimentos que vendem no mercado da vila próxima e outros que usam para a sua alimentação. Produzem o milho, o amendoim, a mandioca, a batata-doce, a alface, a couve e outras hortaliças. Eles aprenderam com amor e carinho a tratar da terra, das plantas e também a gostar da natureza.


Para a operacionalização da aula, podem-se observar os passos seguintes:


1.º Leitura do texto

O professor orienta os alunos na leitura do texto, podendo ser a leitura coral, em que o professor lê um trecho e os alunos repetem-no.


2.º Interpretação do texto

A seguir, o professor apresenta o questionário de análise e interpretação do texto aos alunos.


Os alunos respondem às perguntas apresentadas pelo professor e podem ainda fazer outras aos colegas para se explorar mais o texto.

Depois, recorrendo à técnica Pensar-partilhar-Apresentar, os alunos conversam com os colegas sobre:


3.º Identificação dos nomes, dos adjectivos, das formas verbais, das preposições, ou de outras classes (segundo o objectivo da aula) que estão no texto.

Neste caso, vamos trabalhar com os substantivos (nomes).

O professor orienta os alunos para procurarem, no texto, exemplos dos nomes, dos adjectivos, das formas verbais, das preposições, ou de outras classes.

Para facilitar, os alunos poderão usar um quadro como o que se apresenta abaixo, para sistematizar melhor as classes morfológicas.

Nomes Adjectivos Formas verbais Preposições

Os alunos com o apoio do professor, preenchem o quadro que lhes foi recomendado com as respectivas classes morfológicas.


4.º Dependendo dos objectivos, aqui se podem incluir outras actividades (por exemplo, classificação, flexão, construção frásica ou textual, etc.).

O professor pede que os alunos prestem atenção aos nomes, retirados do texto, por exemplo, os seguintes: avós, agricultores, campo, alimentos, milho, amor, carinho, terra, plantas, etc.

Depois, o professor pode criar espaços para que os alunos analisem várias situações com os nomes retirados do texto, por exemplo, se quisesse ensinar as subclasses dos substantivos, faria de modo seguinte:

Nota: O ensino da gramática nunca deve partir de definições. A gramática não deve ser decorada, mas sim compreendida.


Saiba Mais

Amplie ainda mais seu conhecimento, leia o artigo sobre as concepções de gramática e sua prática em sala de aula.

Assista ao vídeo: Alfaletrar - Alfabetização e Letramento


Auto-avaliação

Trabalho Independente
  1. Identifique os erros constantes nas frases abaixo e corrija-os.
  2. Com base no que aprendeu neste e em outros módulos deste manual, reflicta e produza um texto com um máximo de 15 linhas, falando do que um professor precisa de saber e usar para ensinar a língua portuguesa para alunos do ensino primário.

Aspectos a considerar continuamente

Elabore exercícios estruturais que levem os alunos a aplicar as regras gramaticais.

O ensino-aprendizagem da gramática deve basear-se nos textos que o aluno estuda e não em frases soltas e fora do contexto/situação de comunicação.

O ensino-aprendizagem da gramática deve seguir o método indutivo, isto é, partir de observações e análise de frases e depois formular as respectivas regras.

O ensino-aprendizagem da gramática deve ser adequado ao desenvolvimento psicológico das crianças.

Deve-se evitar o ensino formalista da gramática. Memorizar ou decorar as regras de nada serve, se o aluno não compreende o seu significado.

O melhor professor de Português no ensino primário é aquele que gosta de ler, escrever e de comunicar respeitosamente e com correcção com os seus alunos, sejam crianças ou adultos!


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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual