Módulo 7 | Ensino-Aprendizagem do Funcionamento da Língua

Aula 3 | Ensino-Aprendizagem da Gramática Explícita e a Análise Gramatical

Reflexão 23

Usando a técnica de Grupo de Peritos, analisem uma unidade temática do programa do 2.º ciclo do Ensino Primário, confrontando-o com os Manuais do Professor e os livros do aluno, sobre os seguintes aspectos:

Nota: O formador deve seleccionar as unidades temáticas e distribuí-las pelos grupos dos formandos, com a devida antecedência, para estes prepararem a sua actuação no estudo individual.


Exercícios de reflexão sobre a língua e a análise gramatical

Levar a cabo um exercício de reflexão sobre a língua e sua gramática implica olhar para a organização (estrutura) e o funcionamento dessa língua para ser capaz de, entre outros:


De forma mais específica, os exercícios de reflexão sobre a língua e análise gramatical têm por objectivo explicitar as regras do funcionamento de uma língua, com os seguintes propósitos:

  1. normativo – os alunos aprendem o que, à luz de convenções, é correcto e o que é incorrecto, gramaticalmente;
  2. formativo – os alunos desenvolvem a consciência da complexidade da língua que usam na comunicação;
  3. estético – os alunos aprendem as diferentes formas de organização de textos;
  4. pragmático/contextualizante – consciencialização dos alunos sobre a relação entre as formas ou construções linguísticas e os factos de natureza extralinguística.

Princípios para a preparação e aplicação de exercícios de reflexão sobre a língua e a análise gramatical

Para que os alunos reflictam sobre as regras e os princípios a que o funcionamento de uma língua obedece, é necessário ter presente o que segue:


Requisitos do professor para a prática dos exercícios de reflexão sobre a língua e a análise gramatical

Para o professor orientar aulas de ensino-aprendizagem da gramática com sucesso, ele precisa de reunir, entre outros, os seguintes requisitos:


Gramática explícita

A partir da 3.ª classe, os alunos precisam de reflectir sobre as regras de funcionamento da língua apreendidas inconscientemente através dos exercícios estruturais, ou seja, a partir desta etapa, o ensino-aprendizagem da gramática passa a ser explícito. Por outras palavras, a gramática explícita é a descrição ou a explicitação metódica das regras a que a organização e funcionamento de uma língua obedece.


Algumas técnicas de ensino e aprendizagem da gramática explícita

O método aconselhável para o ensino da gramática explícita é a síntese gramatical, que parte da análise e comparação até à dedução da regra gramatical.

A síntese gramatical consiste na apresentação de variados exemplos relacionados com as vivências dos alunos e que os levem a deduzir as noções e as regras.

Por exemplo, a partir de uma imagem, o professor pode levar os alunos a formarem várias frases, das quais, em conjunto, vão seleccionar a frase-chave. Observe, a seguir, um exercício de síntese gramatical (tal como escrito acima):


O João pratica a acção de jogar à bola, por isso é o sujeito. Igualmente, a professora pratica a acção de escrever no quadro. Ela também é sujeito.

Então, o que é o sujeito?

O sujeito é o elemento sobre o qual se fala.


O estudo da gramática, no ensino primário, tem um carácter funcional, isto é, contextualizado e dinâmico. Este realiza-se através da análise de vários exemplos relacionados com as vivências dos alunos e que os levam a deduzirem as regras ou as noções. Desta forma, uma aula de reflexão sobre as regras e o funcionamento da língua deve partir de um contexto comunicativo, o qual pode ser um objecto, um ambiente, uma imagem ou um texto. Esse contexto deve ser vivido pelos alunos para, em seguida, dele destacarem-se as frases ou os vocábulos conducentes à dedução da regra, noção ou conceito pretendido.


Passos a seguir na síntese gramatical

1.º conversa/canção sobre o objecto em estudo (imagem, ambiente ou texto);

2.º descrição (leitura e/ou interpretação) do objecto em estudo (da imagem, ambiente ou do texto) que tenha as noções ou as regras pretendidas;

3.º destaque das palavras ou das frases que conduzam às noções ou às regras pretendidas, sob a orientação do professor;

4.º registo e leitura dessas palavras ou frases no quadro, pelos alunos, colectiva e individualmente;

5.º análise das palavras ou das frases, tendo em vista a noção ou a regra pretendida, sob orientação do professor;

6.º dedução da noção ou da regra em estudo, pelos alunos;

7.º exercícios de aplicação da noção ou da regra recentemente estudada, pelos alunos;

8.º correcção colectiva, em grupos, aos pares, ou individualmente.


Saiba Mais

Aprofunde seu conhecimento, leia os artigos sobre teorias gramaticais.


Actividade 8

Jogos didácticos para o aperfeiçoamento das regras gramaticais

Os jogos são importantes na aprendizagem de regras gramaticais. Eles permitem uma aprendizagem de forma lúdica que se encaixa muito bem à aprendizagem implícita. Sendo assim, os jogos de linguagem prestam-se muito bem ao ensino da gramática implícita. Eis a seguir alguns jogos de linguagem, sem descartar a necessidade de o professor criar outros:


Jogos de Linguagem

Este tipo de exercícios pode ser feito, por exemplo, mediante o seguinte jogo lúdico:

1.º o formador organiza os alunos em forma de um círculo e orienta a actividade;

2.º uma aluna diz uma frase.

3.º os outros repetem-na, um de cada vez, até completar toda a roda.

4.º um outro aluno diz a mesma frase, com mais um complemento.

5.º os outros repetem-na, um de cada vez, até completar toda a roda.

6.º uma aluna, com a ajuda do professor, volta a dar outro estímulo e, assim, sucessivamente.


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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual