![]() |
Reflexão 23 |
Usando a técnica de Grupo de Peritos, analisem uma unidade temática do programa do 2.º ciclo do Ensino Primário, confrontando-o com os Manuais do Professor e os livros do aluno, sobre os seguintes aspectos:
Nota: O formador deve seleccionar as unidades temáticas e distribuí-las pelos grupos dos formandos, com a devida antecedência, para estes prepararem a sua actuação no estudo individual.
Levar a cabo um exercício de reflexão sobre a língua e sua gramática implica olhar para a organização (estrutura) e o funcionamento dessa língua para ser capaz de, entre outros:
De forma mais específica, os exercícios de reflexão sobre a língua e análise gramatical têm por objectivo explicitar as regras do funcionamento de uma língua, com os seguintes propósitos:
Para que os alunos reflictam sobre as regras e os princípios a que o funcionamento de uma língua obedece, é necessário ter presente o que segue:
Para o professor orientar aulas de ensino-aprendizagem da gramática com sucesso, ele precisa de reunir, entre outros, os seguintes requisitos:
A partir da 3.ª classe, os alunos precisam de reflectir sobre as regras de funcionamento da língua apreendidas inconscientemente através dos exercícios estruturais, ou seja, a partir desta etapa, o ensino-aprendizagem da gramática passa a ser explícito. Por outras palavras, a gramática explícita é a descrição ou a explicitação metódica das regras a que a organização e funcionamento de uma língua obedece.
O método aconselhável para o ensino da gramática explícita é a síntese gramatical, que parte da análise e comparação até à dedução da regra gramatical.
A síntese gramatical consiste na apresentação de variados exemplos relacionados com as vivências dos alunos e que os levem a deduzir as noções e as regras.
Por exemplo, a partir de uma imagem, o professor pode levar os alunos a formarem várias frases, das quais, em conjunto, vão seleccionar a frase-chave. Observe, a seguir, um exercício de síntese gramatical (tal como escrito acima):
Exemplos:
O João joga à bola.
A professora escreve no quadro.
Exemplo:
O João joga à bola.
A professora escreve no quadro.
O João pratica a acção de jogar à bola, por isso é o sujeito. Igualmente, a professora pratica a acção de escrever no quadro. Ela também é sujeito.
Então, o que é o sujeito?
O sujeito é o elemento sobre o qual se fala.
O estudo da gramática, no ensino primário, tem um carácter funcional, isto é, contextualizado e dinâmico. Este realiza-se através da análise de vários exemplos relacionados com as vivências dos alunos e que os levam a deduzirem as regras ou as noções. Desta forma, uma aula de reflexão sobre as regras e o funcionamento da língua deve partir de um contexto comunicativo, o qual pode ser um objecto, um ambiente, uma imagem ou um texto. Esse contexto deve ser vivido pelos alunos para, em seguida, dele destacarem-se as frases ou os vocábulos conducentes à dedução da regra, noção ou conceito pretendido.
1.º conversa/canção sobre o objecto em estudo (imagem, ambiente ou texto);
2.º descrição (leitura e/ou interpretação) do objecto em estudo (da imagem, ambiente ou do texto) que tenha as noções ou as regras pretendidas;
3.º destaque das palavras ou das frases que conduzam às noções ou às regras pretendidas, sob a orientação do professor;
4.º registo e leitura dessas palavras ou frases no quadro, pelos alunos, colectiva e individualmente;
5.º análise das palavras ou das frases, tendo em vista a noção ou a regra pretendida, sob orientação do professor;
6.º dedução da noção ou da regra em estudo, pelos alunos;
7.º exercícios de aplicação da noção ou da regra recentemente estudada, pelos alunos;
8.º correcção colectiva, em grupos, aos pares, ou individualmente.
![]() | Saiba Mais |
Aprofunde seu conhecimento, leia os artigos sobre teorias gramaticais.
![]() |
Actividade 8 |
O formador vai demonstrar os passos da síntese gramatical.
Em grupos de 5 formandos, observando o equilíbrio de género na sua constituição, planifiquem uma mini-aula de 20 minutos para o ensino- aprendizagem da gramática de forma explícita, para uma turma da 6.ª classe. Utilizem as técnicas de ensino participativas que favoreçam uma maior interacção do professor com os seus alunos.
Os jogos são importantes na aprendizagem de regras gramaticais. Eles permitem uma aprendizagem de forma lúdica que se encaixa muito bem à aprendizagem implícita. Sendo assim, os jogos de linguagem prestam-se muito bem ao ensino da gramática implícita. Eis a seguir alguns jogos de linguagem, sem descartar a necessidade de o professor criar outros:
Este tipo de exercícios pode ser feito, por exemplo, mediante o seguinte jogo lúdico:
1.º o formador organiza os alunos em forma de um círculo e orienta a actividade;
2.º uma aluna diz uma frase.
3.º os outros repetem-na, um de cada vez, até completar toda a roda.
4.º um outro aluno diz a mesma frase, com mais um complemento.
5.º os outros repetem-na, um de cada vez, até completar toda a roda.
6.º uma aluna, com a ajuda do professor, volta a dar outro estímulo e, assim, sucessivamente.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual