Módulo 7 | Ensino-Aprendizagem do Funcionamento da Língua

Aula 2 | Técnicas de Ensino-Aprendizagem do Funcionamento da Língua

Reflexão 21

Discutam as seguintes questões, aos pares.

Depois, apresentem a vossa conclusão à turma.

  1. Imaginem que têm uma turma da 1.ª classe, cujos alunos só se comunicam em Cisena, sua língua materna e desejam levá-los a comunicar-se em língua portuguesa, usando estruturas correctas e/ou adequadas.
  2. Agora, leiam o texto que se segue para aprofundarem ainda mais os vossos conhecimentos sobre o ensino da gramática:

Objectivos do ensino-aprendizagem da gramática

O ensino da gramática visa atingir, fundamentalmente, os objectivos seguintes:


Ensino-aprendizagem da gramática implícita e exercícios estruturais

Reflexão 22
  1. Em grupos de 5 formandos, observando a equidade de género na sua constituição, realizem as seguintes actividades:
  2. Observem a imagem apresentada:

  3. Com o apoio do formador, em plenária, analisem a aplicabilidade das mesmas.
  4. Após a aula, planifique, individualmente, uma actividade para ensinar as formas do verbo "jogar".

Para aprofundar os conhecimentos sobre o ensino-aprendizagem da gramática implícita, leia o texto que se segue:


Exercícios estruturais

Até aqui, temos estado a falar de exercícios estruturais. Mas, o que são exercícios estruturais?

Exercícios estruturais, como o próprio nome diz, são exercícios gramaticais sobre uma determinada estrutura da língua em estudo. A estrutura é a maneira como as partes da frase se organizam e pode ser constituída por um grupo de palavras ou mesmo por uma frase.

Os exercícios estruturais referem-se a regras e ao funcionamento da língua. São exemplos de estrutura do português os seguintes:


Estes exercícios gramaticais são sistemáticos. Eles consistem na realização de práticas das normas e do funcionamento da língua que possam levar os alunos a dominar as estruturas da língua, seguindo procedimentos como:


As estruturas em estudo podem ser de natureza fónica, morfológica e sintáctica da língua. Por exemplo:


Assim, ao propor aos alunos a prática de exercícios sistematizados, pretende-se que estes:



Características didácticas dos exercícios estruturais

Os exercícios estruturais têm as seguintes características:


Princípios para a preparação e aplicação de exercícios estruturais

No acto da preparação e aplicação dos exercícios estruturais, deve-se ter em atenção os princípios que se seguem:


Como usar exercícios estruturais para ensinar a gramática de forma implícita

Para além dos princípios, na preparação e aplicação dos exercícios estruturais, há outras considerações a ter em conta, nomeadamente:


Requisitos do professor para a prática dos exercícios estruturais

A prática dos exercícios estruturais exige que o professor:


Algumas técnicas de ensino de gramática implícita

Tendo em conta alguns dos aspectos discutidos acima, a seguir apresentam-se algumas técnicas de ensino da gramática:


Actividade 2
  1. Em grupos de 5 formandos de ambos os sexos, com base na leitura que acabaram de fazer e com a ajuda do formador, analisem os exercícios estruturais que propuseram na Reflexão 23:
  2. Agora, aos pares, escolham uma unidade temática do 1.º ciclo e, a seguir:
  3. Depois da actividade que realizou com o seu colega, realize as actividades que se seguem, individualmente:

Principais tipos de exercícios estruturais

Com base nos exercícios estruturais, o professor pode criar espaços para que os alunos formulem frases em que apliquem as regras do funcionamento da língua no domínio da Fonética, Ortografia, Semântica, Sintaxe e Morfologia. Veja a seguir a tipologia dos exercícios estruturais:


Exercícios de repetição

Neste tipo de exercícios, o professor diz uma estrutura contextualizada numa frase e os alunos repetem-na.

Os exercícios estruturais de repetição podem ser usados para:


Exemplo:

No exercício que se segue, pretendendo ensinar como as pessoas perguntam e dizem o seu nome, o professor pode levar os alunos a repetirem a estrutura frásica desses actos de fala.


1. Observação, leitura e interpretação da imagem

Nota: Para conferir maior dinâmica aos sujeitos da aprendizagem, esta actividade pode obedecer à técnica de Pensar - Partilhar – Apresentar.


2. Destaque da frase-modelo

Através da leitura e interpretação da imagem, o professor leva os alunos a destacarem a estrutura-modelo, da maneira seguinte:



Actividade 3
  1. Em cinco grupos, elaborem exercícios de repetição, para alunos da 1.ª Classe. Cada grupo deverá planificar uma aula sobre uma área da gramática (Semântica, Fonética, Fonologia, Sintaxe, Morfologia).
  2. Cada formando simula no grupo a leccionação dessa aula.
  3. Depois, o formador vai indicar os formandos que em cada grupo vão simular a aula a nível da turma.
  4. Aplique as metodologias de análise reflexiva das aulas, para analisar a simulação do seu grupo e dos outros grupos. Em caso de dúvida, consulte o formador ou o Manual de Psicopedagogia sobre a metodologia da análise reflexiva das aulas.

Exercícios estruturais de substituição

Estes exercícios consistem na substituição, numa frase-modelo, de um elemento por outro da mesma classe. Estes exercícios servem para os alunos:

A seguir, apresentam-se sugestões metodológicas para a prática de exercícios estruturais de substituição:

  1. Leitura de uma imagem relacionada com o tema em causa.
  2. Destaque da frase-modelo, por exemplo: O Tito brinca no quintal.
  3. Leitura da frase-modelo ou das palavras.

Nota:

  1. Os alunos devem ler todas as palavras e assegurar que as reconheçam em vários contextos.
  2. Os procedimentos dos pontos 1, 2 e 3 são idênticos aos dos exercícios estruturais de repetição.

Exercícios estruturais de substituição, seguindo a técnica dos quatro passos:

1.º O professor diz, em voz alta, a frase-modelo: O Tito brinca no quintal.

2.º Os alunos repetem-na: O Tito brinca no quintal.

3.º A turma ao mesmo tempo ou um grupo de alunos repete-a: O Tito brinca no quintal.

4.º Vários alunos, individualmente, repetem-na: O Tito brinca no quintal.


Estímulo 1:

O professor diz: Agora vamos repetir esta frase, substituindo a expressão “no quintal” por uma das expressões “na sala”, “no recreio/campo ou jardim.”

1.º O professor diz, em voz alta, a frase-modelo:

O Tito brinca na sala. (no recreio/campo ou jardim).

2.º Os alunos repetem-na:

O Tito brinca na sala. (no recreio/campo ou jardim.)

3.º A turma, ao mesmo tempo ou um grupo de alunos, repete-a:

O Tito brinca na sala, (no recreio/campo ou jardim.)

4.º Vários alunos, individualmente, repetem-na:

O Tito brinca na sala, (no recreio/campo ou jardim.)

Assim, o professor procede da mesma maneira para outros estímulos: 2, 3, 4…, conforme os objectivos da lição (por exemplo, os lugares onde as crianças brincam: no pátio, no quarto, na escola, no caminho, no jardim, etc.). Também se pode substituir o sujeito ou variá-lo em número; pode-se também substituir o tempo verbal.

Nota: O professor deve evitar que a repetição da mesma frase seja feita por todos os alunos, de forma individual, mas sim por alguns, apenas para verificar o nível da aprendizagem dos conceitos em causa.

5.º Diálogo/dramatização de uma situação de brincadeiras das crianças no pátio

O professor promove contextos em que vários alunos dramatizem situações de brincadeiras, enquanto outras dizem a frase correspondente. Por exemplo:

Ou

O professor promove um diálogo, em que cada aluno explique o que fez no intervalo. Por exemplo:

6.º Desenho ou ilustração de uma situação da brincadeira referida no número 5 ou desenho de uma banda desenhada, demonstrando as brincadeiras

Mas, no caso do desenho, o professor terá que avaliar o nível de abstracção dos alunos (provavelmente não sejam capazes de fazer uma BD).


Actividade 4
  1. Usando a técnica de Controlo aos Pares, elaborem exercícios estruturais de substituição, de modo a levar os alunos de uma classe do 1.º ciclo a aplicar as regras de concordância em número e em pessoa, na sua comunicação.
  2. Depois, partilhem as propostas dos vossos exercícios com a turma.

Exercícios estruturais de transformação

Estes exercícios consistem na modificação progressiva da frase a partir de um modelo. Servem para os alunos treinarem a modificação de elementos da frase.

Exemplo:

Neste exercício de leitura e interpretação do texto abaixo, o professor pode recorrer a este tipo de exercícios estruturais.

O macaco Coloz

A senhora Ana da Luz deu dez bananas ao macaco Coloz.

O macaco ficou muito feliz. Então, deu um pulo com cinco bananas numa mão e as restantes cinco bananas na outra mão. Como tinha as mãos cheias, zás! Caiu e bateu com o nariz no chão.

Livro do Aluno 2ª classe

Veja a seguir uma sugestão dos procedimentos para o efeito:

Exemplo A:

Professor – A senhora Ana já deu nove bananas ao macaco?

Aluno –Não. A senhora Ana não deu nove bananas ao macaco.

Professor – O macaco ficou muito triste?

Aluno – Não. O macaco não ficou muito triste.

Exemplo B:

O macaco come as bananas.

As bananas são comidas pelo macaco.


Actividade 5

Com o seu colega de carteira, usando a técnica Pensar Partilhar-Apresentar:

  1. Planifiquem uma aula de exercício estrutural de transformação de frases, baseando-se no Livro-Caderno do aluno da 1.a ou da 2.ª classe.
  2. Simulem a aula para a turma.
  3. Com o apoio do formador, façam a análise reflexiva da planificação, execução e avaliação da aula.
  4. Como actividade individual, planifique uma aula idêntica, utilizando outros exemplos do Livro do aluno da 3.a ou da 5.ª classe.

Exercícios estruturais de expansão

Estes exercícios consistem no aumento progressivo de novos elementos, a partir de uma frase-modelo, na presença de um estímulo. Servem para os alunos treinarem a construção de frases com um número crescente de elementos.

Veja a seguir uma sugestão dos procedimentos para a exploração de exercícios estruturais de expansão:


Actividade 6

Com o seu colega de carteira, usando a técnica Pensar-Partilhar-Apresentar, elaborem um exercício estrutural de expansão de frases. A seguir, apresentem o exercício para o seu grupo de trabalho e, depois, para toda a turma. Posteriormente, o formador irá orientar uma discussão (reflexiva e avaliativa) sobre os exercícios.


Exercícios estruturais de preenchimento de lacunas

Estes exercícios consistem na aplicação adequada de palavras ou expressões nos espaços marcados dentro de uma frase.

Servem para os alunos:

Exemplo:

A família da Rita

Eu sou a Rita. Vivo com o papá Camilo, a mamã Odete, a mana Saquina o mano Ivo, o primo Galibo, o avô Julião e a avó Fátima.

O tio Calu é irmão do meu pai e pai do Galibo. A mãe do Galibo é a tia Zuleica.

Livro-caderno 2.ª classe (adaptado)

Com base no texto acima apresentado, complete os espaços em branco nas frases seguintes:


Actividade 7

Usando a técnica de Controlo aos Pares, observem atentamente a imagem que acompanha o texto.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual