Módulo 7 | Ensino-Aprendizagem do Funcionamento da Língua

Aula 1 | Ensino-Aprendizagem do Funcionamento da Língua

Reflexão 20

Antes de abordarmos as metodologias de ensino-aprendizagem do funcionamento da língua, convém revermos a noção de gramática e as suas divisões, porque estas constituem o objecto do funcionamento da língua.

Para o efeito acima exposto, preste atenção à seguinte situação:


O Senhor Maurício é falante nativo de Português. No entanto, ele não teve a oportunidade de ir à escola. Um dia, o João, seu filho, perguntou-lhe o que era ‘sujeito’ e o Senhor Maurício desculpou-se ao filho, dizendo que não sabia nada de gramática do Português. Aconselhou-o a ir ter com a Senhora Margarida, uma respeitada professora de línguas na cidade. A Sra. Margarida explicou que ‘sujeito’ é a função gramatical do nome sobre o qual se fala ou faz algo numa frase’; e acrescentou que ‘a frase é uma sequência de palavras com significado’. Quando as pessoas enunciam uma frase, elas têm uma ideia do que querem transmitir, mas, para que essa ideia seja uma frase, deve haver uma sequência de palavras; formada de acordo com as regras da língua e com sentido.


  1. Recorrendo ao método de Trabalho em Grupos de 5 formandos cada, observando a equidade de género na sua constituição, apresentem as vossas opiniões sobre as questões seguintes:
  2. Apresentem e discutam as vossas ideias em plenária.

Nota: Na discussão em plenária desta actividade, o formador deveaproveitar a ocasião para distinguir conhecimento (gramática) implícito de explícito.

Feita a reflexão e a apresentação das opiniões a nível dos grupos e, discutidas em plenária, confrontem essas ideias com o texto que se segue:


Conceitos de gramática e suas divisões

Ao longo da apresentação do conceito de gramática e das sub-áreas que a compõem, vocês serão submetidos a exercícios, não só para testar a vossa compreensão da matéria, mas também para mostrar que na vossa futura profissão deverão, sempre, apresentar exercícios contextualizados e tendo em conta o nível dos aprendentes.

A gramática é o conjunto de princípios a que obedece o funcionamento de uma dada língua. Então, falar com correcção linguística implica a aplicação prática e consciente desses princípios, ou seja, deve-se ter em conta os conhecimentos teóricos e práticos dos princípios a que o funcionamento dessa língua obedece.

Por exemplo, atente ao exercício a seguir:

  1. Trabalhe com um colega e: observem e decidam sobre quais das formas são adequadas para cada situação apresentada; expliquem por que são adequadas e em que situação as outras formas poderiam ser adequadas.
  2. Situação Escolha a forma a usar
    Como endereçar uma petição à Assembleia da República

    a. Senhores;

    b. V. Excias.;

    c. Senhores membros da AR;

    d. Meus caros Senhores.

    Um requerimento ao Director do IFP

    a. Venho mui respeitosamente requerer se digne autorizar;

    b. Peço autorização;

    c. Gostaria de ter a sua autorização;

    d. Venho sinceramente pedir que me autorize.

    Conversa com um amigo

    a. Por favor, diga a verdade;

    b. Por favor, diz a verdade;

    c. Sua Excelência não está a dizer a verdade;

    d. Eh pá, você não está a dizer a verdade.

  3. Dois grupos voluntários ou indicados pelo formador fazem a apresentação das conclusões à turma, seguida de discussão em plenária.
  4. Como se pode observar, as formas de tratamento variam em função do destinatário e do contexto de comunicação.


Partes da gramática

A gramática divide-se em: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Ortografia, entre outras áreas. A seguir, apresenta-se uma breve revisão destas áreas da gramática.

Fonética

A Fonética é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons da fala, no que se refere à produção, articulação e variação. Por outras palavras, a Fonética estuda a realização dos sons da fala.

Por exemplo, na palavra "dia", interessa à Fonética a forma como se realizam os sons representados pelas letras /d/, /i/ e /a/.

Fonologia

A Fonologia é o estudo do sistema dos sons de uma língua, no que se refere à sua função na comunicação. Ela preocupa-se com os sons em termos do seu valor distintivo, ou seja, se permitem ou não distinguir o significado das palavras, tal como se pode ver nos pares mínimos que se seguem.

Exemplo:

Lar vs. Par / Mar vs. Par / Bela vs. Pela / Casa vs. Caça

Os sons das letras em negrito permitem a distinção do significado de uma palavra do das outras. A Fonologia também se preocupa com a entoação, isto é, a forma como as frases se realizam prosodicamente.

Aos pares, tentem realizar o seguinte exercício exemplificativo:

  1. Pronunciem normalmente a frase da alínea a). Em seguida, pronunciem as frases das restantes alíneas, colocando uma ênfase na palavra sublinhada em cada frase.
  2. Qual é o resultado? Acham que isso afecta de alguma forma o que se pretende dizer? Discutam no vosso grupo.
  3. Discutam as vossas ideias, em plenário.

Como se pode observar, a mudança de entoação afecta, de certa forma, o significado do enunciado, mesmo quando o enunciado contém as mesmas palavras, organizadas da mesma forma.


Saiba Mais

Acesse os links e saiba mais sobre jogos para desenvolvimento da consciência fonologica e da consciência fonémica.


Morfologia

A Morfologia é o estudo da estrutura (base, afixos, desinências, vogal temática), formação (derivação e composição) e classificação (morfológica) das palavras.

Quanto à classificação, as palavras podem ser substantivos ou nomes, adjectivos, artigos, numerais, pronomes/determinantes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições, entre outras classes.

Exemplos:

  1. Leia, atentamente, o texto que se segue:
  2. O que diz a água

    - Aqui estou, aqui estou…. – canta a água, na sua vozita meiga, mal sai da fonte.

    Sou a casa onde habitam os peixes que outros pescam para ti. Sou o caminho dos teus barcos quando vão às terras longínquas, buscar os produtos necessários à tua vida: os alimentos, os utensílios, os combustíveis, os tecidos e os remédios.

    in PINTO & CARNEIRO, Bambi 3 – Língua Portuguesa. (Adaptado)

    Com base no texto acima, preencha o quadro a seguir:

    Nomes Adjectivos Advérbios Pronomes Conjunções Preposições Artigos Verbos
  3. No exercício que se segue, use as palavras da caixa para derivar outras que sejam adequadas para completar as frases, de acordo com o contexto dado.
  4. carinho   repreender   preocupar   sincero   adorar   feliz   perdoar

Sintaxe

Antes de vermos o que é a Sintaxe, falemos da frase, uma vez que ela constitui o seu objecto de estudo.

A frase é uma sequência de palavras formadas de acordo com as regras gramaticais da língua, geralmente contendo um sujeito e um predicado; e usada para exprimir uma ideia ou pensamento completo. Ao conjunto de regras, princípios e processos que permitem a formação correcta das frases, conferindo-lhes um sentido completo, chama-se Sintaxe. Portanto, a Sintaxe é a parte da gramática que estuda a função das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas. Ela tem como foco o estudo dos constituintes imediatos da frase (o grupo nominal e o grupo verbal), dos termos essenciais da oração (sujeito e predicado), dos termos integrantes desta (complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva) e dos termos acessórios (adjunto nominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo).

A estruturação sintáctica da frase é importante, não só para seguir as regras da língua, mas também para transmitir as ideias da melhor forma possível, tendo em conta a intenção e a forma como se quer que o receptor entenda a mensagem.

Exemplos:

  1. Preste atenção ao texto que se segue:
  2. A fada e a borboleta

    Um dia, ao despontar da Primavera, num maciço de malmequeres campestres, à beira de um regato, abriu-se uma crisálida e da crisálida saiu uma linda borboleta, a desdobrar devagarinho as suas asas brilhantes.

    É uma coisa que acontece muitas vezes: milhões de borboletas acordam, todas as Primaveras, do seu sono de Inverno. Mas o que nem sempre acontece é aparecerem borboletas lindas como aquela: as grandes asas finas pareciam tule bordado a fio de prata e gotas de orvalho!

    A borboleta, radiante com o sol e a liberdade, pôs-se a voar sobre o regato. Ora no regato havia uma fadazinha.

    in PINTO & CARNEIRO, Bambi 3 – Língua Portuguesa

  3. Indique as funções sintácticas dos elementos destacados nas frases que se seguem:
  4. Observe as seguintes frases:

Semântica

A Semântica estuda o significado, isto é, as relações de sentido e a interpretação de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão num determinado texto. Nesse campo de estudo analisam-se, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas em função do contexto da sua utilização.

Por exemplo

  1. Leia os textos que se seguem:
  2. TEXTO A

    “A alfabetização mudou a minha vida” – conta a Sra. Zainabo, de 52 anos, camponesa na Ilha de Moçambique e mãe de Tocolo.

    “Na minha infância não tive oportunidade de frequentar a escola. Graças ao Projecto de Alfabetização aqui na comunidade, aprendi a ler e a escrever. Hoje, já sei identificar os números e escrever o meu nome completo. Quando vou ao hospital, consigo ler o número da senha de atendimento e ajudo algumas pessoas que não conseguem ler e escrever. A alfabetização mudou a minha vida, por isso pretendo continuar a estudar. O meu sonho é criar, juntamente com as outras colegas, uma associação para executarmos trabalhos de corte e costura”.

    TEXTO B

    Nível de desemprego desce no país

    O nível de desemprego fixou-se no fim do ano passado em 18.7%, de acordo com estatísticas divulgadas pelo Governo. O Ministério do Trabalho e Segurança Social faz ainda saber que a taxa de desemprego tem vindo a cair desde 2015, altura em que rondava os 25.9%.

  3. Agora, em grupos, respondam às perguntas que se seguem:

Os exercícios acima tiveram como objectivo principal mostrar, tal como referido anteriormente, que os significados e as interpretações de palavras ou outras construções linguísticas são mais evidentes em contexto de uso ou de comunicação do que em isolamento.

Ortografia

A Ortografia é a escrita correcta das palavras, incluindo o uso dos acentos e dos sinais de pontuação. Escrever correctamente implica obedecer às regras ortográficas padronizadas.

A título de exemplo, vejam os exercícios abaixo:

  1. Formação de palavas a partir de sílabas:
  2. Observe as palavras: regato, linda, borboleta, bordado, maciço e como.

    Nota: O professor deve estabelecer as regras do jogo, por exemplo, o tempo da duração, o numero de os participantes, o controlador do tempo. As palavras a serem usadas no jogo devem ser extraídas do texto seleccionado em função das regras ortográficas e dos objectivos da classe.

  3. Completamento de palavras com combinações fonéticas.
  4. Leia o texto que se segue e, usando a convenção ortográfica em vigor em Moçambique:

As perspectivas/perspetivas da economia moçambicana são ótimas/óptimas. No entanto, nem todas as pessoas concordam com isso, pois acham que o fato/facto de as actuais estatísticas virem do governo, não são fiáveis. Eu gostaria de esclarecer que a minha opinião não se baseia somente nos dados fornecidos pelo governo. Baseio-me, principalmente, naquilo que vejo no contato/contacto entre a nossa economia e as outras economias do mundo. Esses contatos/contactos mostram que em Moçambique está a haver/a ver algum desenvolvimento económico/econômico.


Actividade 1

Formem cinco grupos de 5 formandos cada, observando o equilíbrio de género na sua constituição:

  1. Discutam e respondam às questões seguintes (uma questão para cada grupo):
  2. Depois da actividade acima descrita, trabalhando ainda com o mesmo tópico, cada grupo analisa os Programas de Ensino da 2.ª e 3.ª classes e Manuais do Aluno, com o intuito de:
  3. Depois cada grupo apresenta e a turma deve fazer as observações que julgar pertinentes.
  4. Com o recurso à técnica Grupo de Peritos, expliquem a importância da aprendizagem da gramática.

Nota: Para que os formandos tenham mais subsídios para esta actividade, recomenda-se que o formador promova, antes da aula, uma pesquisa nas gramáticas e nos livros existentes na Biblioteca do IFP que abordam o ensino de gramática no Ensino Primário e na Educação de Adultos; no endereço do Lê Livros, ou E-Doc, ou ainda, outros artigos no Laboratório de Informática do IFP e nos telefones celulares; a Gramática de Borregana ou de Maria Azeredo et al, o Livro de Aldónio Gomes, a Internet e outros.


Saiba Mais

Aprofunde seu conhecimeto. Assista ao vídeo: Três desenvolvimentos: Psicogenético, Conhecimento das Letras e Consciência Fonológica.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual