Na produção oral e/ou escrita, o aluno reconstrói o vocábulo de maneira criativa, ou seja, adapta e inventa, de acordo com as necessidades e o contexto considerado. É nesta fase que o professor consegue avaliar se os vocábulos foram realmente aprendidos pelos alunos ou não.
Como se pode observar, é bastante difícil seleccionar apenas um tipo de actividade para averiguar o que foi realmente aprendido em termos de vocabulário, uma vez que cada actividade visa contemplar um aspecto específico da língua, partindo-se da relevância do conteúdo e do interesse do aluno. A maneira mais apropriada para verificar se o aluno realmente o adquiriu é observar se ele consegue tornar o novo vocábulo significativo nas interacções estabelecidas no seu dia-a-dia, utilizando-o de forma contextualizada. Para que isso aconteça, é preciso que o professor crie situações, dentro e/ou fora do contexto escolar, de uso desse vocabulário por parte de seus alunos, de forma a que eles possam atingir os seus objectivos sociais por meio de sua própria actuação ou performance linguística.
Nota: Pode-se recorrer a outras formas de avaliação do vocabulário dos alunos, tais como a organização de produções e exposições orais e escritas, a partir do documentos visuais e/ou sonoros e imagens sugestivas.
Nas suas aulas, o professor pode propor para os seus alunos actividades, como por exemplo:
EPC 03 de Janeiro, Cidade de Tete
1. Tópicos do vocabulário: profissões e ferramentas ou instrumentos de trabalho
Objectivos:
Desenvolvimento da actividade:
2. Tópicos do vocabulário: Peças de vestuário e calçado
Objectivos:
Tempo estimado: 30 a 40 minutos
Desenvolvimento da actividade
Os clientes fornecem detalhes sobre o artigo/produto e os vendedores devem localizar nas gravuras o que o cliente procura. Deste modo, explora-se e observa-se, no momento da actividade, a descrição da parte do cliente e o entendimento do(a) vendedor(a), além de negociação e persuasão, como por exemplo, pedir ou oferecer descontos. Todos os alunos serão vendedores e clientes em diferentes momentos.
Para dar seguimento ao tópico e permitir o desenvolvimento do vocabulário, o professor pode planificar e orientar aulas sobre o vestuário no que concerne:
Nota: Estas actividades podem ser gravadas em áudio ou vídeo pelo professor para posteriormente, serem ouvidas ou assistidas a fim de os próprios alunos fazerem a auto-correcção e avaliação.
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Saiba Mais |
Acesse os links e veja mais jogos como estratégia de ensino.
A aula de vocabulário pode ser dada a partir de imagens/gravuras, relatos, material concretizador; visita a espaços existentes na escola ou na comunidade circunvizinha, jogos de leitura, textos, etc.
O menino que escrevia versos
— Ele escreve versos!
Dona Serafina apontou o filho, como se entregasse criminoso na esquadra. O médico levantou os olhos, por cima das lentes, com o esforço de alpinista no topo da montanha.
— Há antecedentes na família?
— Desculpe, doutor?
O médico destrocou-se em tintins. Dona Serafina respondeu que não. O pai da criança, mecânico de nascença e preguiçoso por destino, nunca espreitara uma página. Lia motores, peças de carros, interpretava chaparias. Tratava bem, nunca lhe batera, mas a doçura mais requintada que conseguira tinha sido em noite de núpcias.
O filho fora confeccionado nesses namoros de unha suja, restos de combustível manchando o lençol.
Tudo corria sem mais, a oficina mal dava para o pão e para a escola do miúdo. Mas eis que começaram a aparecer, pelos recantos da casa, papéis rabiscados com versos. O filho confessou, sem pestanejo, a autoria do feito.
— São meus versos, sim.
O pai logo sentenciara: havia que tirar o miúdo da escola. Aquilo era coisa de estudos a mais, perigosos contágios, más companhias. Pois o rapaz, em vez de se lançar no esfrega-refrega com as meninas, se acabrunhava nas penumbras e, pior ainda, escrevia versos. O que se passava: mariquice intelectual? Ou carburador entupido, avarias dessas que a vida do homem se queda em ponto morto?
Dona Serafina defendeu o filho e os estudos. O pai, conformado, exigiu: então, ele que fosse examinado, por um médico.
Queria tudo. Que se afinasse o sangue, calibrassem os pulmões e, sobretudo, lhe espreitassem o nível do óleo na figadeira. Houvesse que pagar por sobressalentes, não importava. O que urgia era pôr cobro àquela vergonha familiar.
Olhos baixos, o médico escutou tudo, sem deixar de escrevinhar num papel. Com enfado, o clínico se dirigiu ao menino:
— Dói-te alguma coisa?
— Dói-me a vida, doutor.
O doutor suspendeu a escrita. A resposta, sem dúvida, o surpreendera.
Mia Couto in “O Fio das Missangas, 2003” (adaptado)
A título de exemplo, recorrendo ao texto, “O Menino que escrevia versos”, que se apresenta acima, o professor pode organizar diversas actividades, como:
Exemplos:
conformado,
recanto,
alpinista,
contágio.
“O pai do menino era mecânico de nascença e preguiçoso por destino…”
Confessar ▪ pestanejo ▪ alpinista ▪ médico ▪ antecedente ▪ contágio ▪ |
▪ que escala montanhas ▪ que vem antes de algo ▪ transmissão de doença por contacto imediato ▪ dizer a verdade ▪ movimento das pálpebras ▪ que cura doenças |
Exemplos:
Exemplos:
3.1. “O médico destroçou-se em tintins.”
3.2. O menino contou tudo ao médico, tintin por tintim.
Exemplo:
Escreva pelo menos três palavras que pertencem ao mesmo campo semântico de peça.
Exemplo:
Escreva, pelo menos, três palavras que pertencem ao mesmo campo lexical de alpinista.
Exemplo:
Escreva a palavra da mesma família de escola e familiar.
Para tornar as aulas mais produtivas e motivadoras, o professor pode implementar a aprendizagem de forma lúdica, com recurso ao uso de vídeos ou áudios seleccionados ou produzidos pelos alunos e/ou pelo professor na escola.
Nota: Numa aula de estudo do vocabulário, o professor pode elaborar perguntas de compreensão e de interpretação. Este procedimento permite que os alunos tenham mais oportunidades de intervenção ao longo da aula o que propiciará melhor apreensão e desenvolvimento do seu vocabulário.
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Actividade 6 |
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Trabalho Independente |
No seu estudo independente, realize uma das actividades seguintes:
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual