Aula 3 | Técnicas do Ensino-Aprendizagem do Vocabulário
O ensino-aprendizagem do vocabulário compreende as seguintes técnicas:
- Implícita ou indirecta;
- Explícita ou directa.
Para cada uma destas técnicas deve-se utilizar um conjunto de actividades que orientem o raciocínio dos alunos até compreenderem o vocabulário em estudo.
1. Técnica implícita ou indirecta
Leia o texto que se segue:
A malária
A malária é uma doença transmitida pela picada da fêmea de mosquitos do género Anófeles, que existem mais no campo do que na cidade. Geralmente, os mosquitos são mais activos de noite.
As larvas dos mosquitos desenvolvem-se em águas paradas e reproduzem-se mais durante a estação de muita chuva. A drenagem de pântanos e de outras águas estagnadas é uma medida de saúde importante para a prevenção desta doença. Outra medida, bem mais simples e ao alcance de todos, é o uso de redes mosquiteiras que vêm medicadas contra o mosquito.
Livro do aluno 3ª classe (adaptado)
Respondam às seguintes perguntas aos pares:
- Percebeu qual é a mensagem do texto? Qual é?
- Quem já teve malária?
- As pessoas costumam ter malária no bairro onde vivemos?
- Quais são os sintomas da malária?
- Que medidas se devem tomar para evitar a malária?
- De acordo com o texto, o que pensa que significa:
- larva?
- estação?
- drenagem?
- pântanos?
A actividade acima procura mostrar que ao longo da vida pode-se aprender novos vocábulos sem intervenção directa de outras pessoas, ou seja, sem que haja intenção de ensiná-los . Essa é uma forma implícita ou indirecta de ensino-aprendizagem de vocabulário e acontece quando o aluno é exposto a uma série de contextos de comunicação oral ou escrita, em que o foco da aprendizagem não é o vocabulário, entretanto novas palavras são apresentadas, acabando por ocorrer uma aprendizagem ao tomar consciência de que se trata de novos vocábulos, e não necessariamente porque houve uma atenção específica e deliberadamente direccionada para o ensino-aprendizagem desses vocábulos.
Para o ensino-aprendizagem do vocabulário de forma implícita recomendam-se: actividades como:
- Exposição dos alunos a textos orais e escritos.
Exemplo:
Os alunos realizam a leitura silenciosa ou oral, fazem análise e interpretação textual, tal como fizemos com o texto acima.
- Inferência do significado a partir do contexto em que as novas palavras são usadas no texto
Exemplos:
- Para descobrir o significado da palavra drenagem, os alunos podem partir das expressões “águas estagnadas ou paradas” (que não são boas para a saúde) e ler a seguir que a drenagem é uma medida de saúde e, aí, concluir que a drenagem tem a ver com o escoamento da água parada. Assim, drenagem é um acto ou o efeito de drenar/escoar; é o escoamento de águas nocivas/prejudiciais.
- Para a palavra pântano, pode-se dizer “outras águas paradas” e concluir que, se se diz outras, então pântano é água parada ou uma poça.
- Para a palavra larva, pode-se partir de “larvas dos mosquitos desenvolvem-se em águas paradas e reproduzem-se mais durante a estação de muita chuva” e concluir que larva deve ser a fase inicial, não desenvolvida, do mosquito.
- Associações de palavras quanto ao sentido ou campo lexical.
Exemplo:
Para a palavra pântanos, pode-se dizer que a palavra pântanos sugere ou lembra – peixe, larvas, mosquitos, rãs, sapos, água, girinos…
- Associações de palavras ou expressões que regularmente co-ocorrem (i.e, colocação)
Exemplos:
- águas estagnadas – são focos de malária; são águas das chuvas;
- malária – é provocada por anófeles, mosquitos;
- malária – pode ser combatida utilizando uma rede mosquiteira, insecticidas;
- malária – mulheres grávidas e crianças devem ser muito protegidas.
- Associações de palavras a partir de imagens
Exemplos:
- Escrever palavras relacionadas com as imagens.
- Produção de novas frases a partir de vocábulos aprendidos, recorrendo-se à estratégia de iniciadores de frase, por exemplo:
- Nas cidades existem ____________________________________________.
- Os mosquitos multiplicam-se _____________________________________.
- Nos pântanos _________________________________________________.
- A água _______________________________________________________.
- A malária _____________________________________________________.
- _____________________________________________________________.
- _____________________________________________________________.
Técnica explícita ou directa
O vosso formador vai demonstrar uma forma de orientar a aprendizagem de determinadas palavras do vocabulário de forma explícita, simulando uma aula.
Depois da observação da aula, em grupos, discutam as seguintes questões:
- Que vocábulos aprenderam?
- Como é que aprenderam os tais vocábulos?
- Que diferenças há entre esta forma e a que usaram na aprendizagem das palavras larva, pântano ou drenagem, etc., que vimos, anteriormente?
A demonstração do formador mostra uma forma de ensinar vocabulário explicita ou directamente. O ensino explícito do vocabulário ocorre quando se preparam exercícios com o propósito específico de se ensinar o vocabulário, ou seja, preparam-se actividades cujo foco da aprendizagem é o vocabulário.
O ensino explícito do vocabulário pode ser desenvolvido através de actividades de:
- levantamento de palavras novas no texto lido;
- treino da leitura de novas palavras;
- reescrita de frases, usando sinónimos e antónimos das palavras ou expressões destacadas;
- formação de frases com as novas palavras;
- perguntas de múltipla escolha;
- famílias de palavras;
- associação de palavras quanto ao tema, etc.
O ensino do vocabulário pode ser orientado usando actividades ou procedimentos, como os seguintes:
- fornecer o significado da palavra através do uso de objectos, figuras ou por mímica, sinónimos e antónimos;
- escrever a palavra no quadro e orientar os alunos para analisar para que possam aprender a sua ortografia;
- pedir aos alunos que repitam a palavra para aprender a pronúncia;
- pedir aos alunos para anotarem o seu significado;
- chamar a atenção dos alunos para as semelhanças das palavras novas com outras já conhecidas na língua em estudo;
- incentivar os alunos a usarem as palavras que já conhecem integradas em frases;
- ensinar e incentivar os alunos a usarem os dicionários;
- fornecer um exemplo contendo a palavra nova usada num contexto diferente;
- realizar actividades em que o aluno possa fazer associações com o que já se sabe;
- realizar jogos de palavras cruzadas, sopa de palavras, etc.;
- realizar exercícios de frases incompletas com imagens que representam a palavra em falta;
- produzir frases oralmente e por escrito a partir de imagens;
- descobrir novas palavras a partir do campo semântico: família de palavras, associação quanto ao tema, entre outros.
Para se ensinar o vocabulário por meio das imagens, o professor deve observar alguns cuidados, tais como seleccionar as que:
- despertam curiosidade nos alunos, provocando reacções espontâneas e naturais sem intervenção do professor;
- propiciam uma compreensão mais fácil do que a de um texto;
- apresentam poucos detalhes para não distrair a atenção dos alunos;
- permitem uma variação de formas de trabalho (individual, pares ou grupos);
- tenham tamanho normal e boa qualidade, pois enquanto uma imagem demasiadamente pequena dificulta a percepção, uma imagem muito grande poderá distrair os alunos; uma imagem de fraca qualidade poderá obter os mesmos efeitos.
Nota: O ensino-aprendizagem do vocabulário pode ter como ponto de partida um texto, aliás, importa referir que as palavras a serem estudadas são seleccionadas em textos lidos e interpretados pelos alunos na sala de aulas.
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Actividade 2 |
- Recorrendo à técnica Pensar-Partilhar-Apresentar, discuta com o colega mais próximo:
- Outros caminhos que você, como futuro professor, poderia seguir para ajudar os seus alunos a encontrarem os significados das palavras de forma implícita ou indirecta, para além das técnicas já apresentadas.
- Partilhem as vossas sugestões com a turma.
- Em grupos de 4 (observar a inclusão de ambos os sexos), planifiquem duas actividades para ensinar e praticar itens de vocabulário para alunos da 2.ª ou 5.ª classes; uma de forma implícita e outra de forma explícita.
- Depois, apresentem as vossas actividades à turma.
- Irão trabalhar em temas, material/unidade, retirados dos programas de ensino e dos livros de língua portuguesa.
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Reflexão 18 |
Em grupos de 3 ou 4, realizem as actividades propostas e partilhem com a turma as vossas respostas.
Atentem ao excerto do texto da Reflexão 15 e respondam às questões que lhes são colocadas.
“Presidente: Tive uma ideia maravilhosa.
Trindade: Ideia maravilhosa? Vamos todos escutá-la. E, se for curiosa, iremos executar essa ideia.
Barnabé: O que disse?! Vamos matá-la?! Então não contem comigo”.
Actividades
- ...
- Circunde as palavras que expressam o mesmo sentido da palavra maravilhosa, usada no texto.
A – maldosa B – formidável C – virtuosa D – desejável
- Escreva a palavra cujo significado é diferente do que se pretende na palavra curiosa, usada no segundo parágrafo do texto.
A – intrometido B – interessante C – notável D – prático
- A palavra executar, utilizada no texto, pode ser substituída pelas palavras, ____________, ___________, excepto, ____________ e ____________
A – fazer B – escrever C – trabalhar D – ouvir
- Existem outros significados para a mesmas palavras? Dêem exemplos.
- Procurem os significados destas palavras no dicionário.
- Encontraram significados diferentes dos que haviam proposto? A que conclusões chegaram?
- Elaborem frases em que apliquem as palavras sublinhadas no texto que acabam de ler.
Uso do dicionário ou da Internet
Como se pode constatar, em alguns momentos da aprendizagem, mesmo que a língua de ensino coincida com a língua materna do aprendente, este depara-se com certas palavras que não fazem parte do seu vocabulário activo ou, se fizerem, só as usa num contexto. Para que os alunos aprendam vários significados das palavras, pode-se recorrer aos dicionários ou às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Exemplos: tablets, computadores, celulares e outros.
O dicionário é uma compilação de palavras ou de termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua com os respectivos significados. No dicionário, encontram-se informações relativas à classe gramatical das palavras, a sua origem, grafia e pronúncia correctas e sua transcrição fonética, sobretudo se esta oferecer dúvidas.
No dicionário, as palavras encontram-se organizadas por ordem alfabética e as letras do alfabeto, normalmente, aparecem dispostas nas bordas das páginas para facilitar a consulta. Para encontrar uma palavra, deve-se procurar a partir da primeira à terceira letra.
Para se evitar a repetição de palavras, usam-se abreviaturas. A lista de abreviaturas aparece, geralmente, logo no início do dicionário.
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Actividade 3 |
- O formador vai mostrar como consultar palavras no dicionário, incluindo, não só os seus significados, mas outras informações importantes, tais como sua categoria/classe gramatical, sua pronúncia, entre outras.
- Leia o texto que se segue. Copie do texto as palavras cujo significado não conhece. Consulte no dicionário o significado e a categoria gramatical dessas palavras.
O gato e o escuro
Ante a luz, porém, os seus olhos todos se amarelavam,
claros e luminosos, salvo uma estreitinha fenda e preta.
Então, o gatinho pintalgato espreitou
nessa fenda escura como se vislumbrasse o abismo.
Por detrás dessa fenda o que é que ele viu?
Adivinham?
Pois ele viu um gato preto enroscado do outro lado do mundo.
Mia Couto, O Gato e o Escuro,2001
O dicionário, além de servir como material de apoio e consulta e, assim, ajudar-nos no desenvolvimento do nosso vocabulário, é muito importante porque pode ser usado em actividades, tais como as que a seguir se discriminam.
- Desenvolvimento do nosso conhecimento de cultura, ao nos fornecer informações sobre a origem das palavras e exemplos de palavras contextualizadas em frases;
- Pronúncia, ao nos apresentar dados sobre a pronúncia das palavras;
- Leitura, compreensão e interpretação de texto, ao nos indicar qual dos sentidos da palavra está em uso numa frase ou texto;
- Correcção ortográfica, ao nos indicar a forma gráfica correcta das palavras;
- Classificação morfológica, ao nos indicar a classe gramatical a que cada palavra pertence;
- Estilística/linguagem figurada, ao nos indicar os vários sentidos que certas expressões possuem, incluindo as expressões idiomáticas;
- Regência verbal, ao nos mostrar quais são os verbos regidos e qual a preposição que os rege, incluindo os verbos transitivos e intransitivos.
Porém, para que estas actividades tenham um bom resultado, é preciso que o professor saiba identificar o dicionário adequado ao nível dos seus alunos. Por exemplo, nas classes iniciais pode-se optar pelo uso de um dicionário ilustrado.
Na escola, pode-se usar o dicionário como recurso metodológico para o ensino do vocabulário. No entanto, o seu uso deve ser criterioso. Por exemplo, apontamos alguns passos a ter em conta para usar o dicionário:
- organizar os alunos aos pares;
- dar um texto aos alunos e pedir-lhes que o leiam, nele identifiquem e anotem as palavras cujo significado desejam conhecer;
- aos pares, tentar descobrir a origem, o significado da palavra, a classe gramatical, sem o uso do dicionário;
- concluídas as tentativas de descoberta de significados, apresentar à turma, aos pares, os resultados, revelando as características inerentes a cada vocábulo por eles escolhido (esta actividade vai aprimorar ainda mais o conhecimento de que os alunos tanto necessitam para o enriquecimento da competência linguística);
- anotar todas as palavras que forem novas, no tocante ao significado e, posteriormente, consultá-las no dicionário;
- de seguida, os alunos devem escrever os significados das palavras e a informação relevante sobre as mesmas, nos cadernos individuais;
- partilhar, em pequenos grupos, as palavras e os significados encontrados para cada um dos vocábulos e produzir algumas frases integrando os mesmos;
- por fim, em sessão plenária, os grupos devem apresentar as palavras pesquisadas e as frases produzidas.
Para a operacionalização dos objectivos traçados, cabe ao professor diferenciar as actividades quanto ao nível linguístico dos seus alunos, à idade, ao contexto educacional (ensino primário, secundário, médio, superior e escolas de línguas) e ao tamanho da sua turma, isto é, o professor tem que ter em conta a possibilidade de formação de grupos de trabalho ou de trabalho individual.
A falta do dicionário pode ser suprida pela organização de um caderno do aluno destinado ao registo de palavras com os respectivos significados. No caderno, o aluno deve deixar três ou quatro folhas para cada letra do alfabeto nas quais em cada aula de língua portuguesa vai registar o vocabulário.
Relativamente ao significado de cada palavra, pode-se proceder do modo seguinte:
- encontrar o significado de cada palavra, a sua informação relevante e escrever na folha correspondente;
- registar a frase em que ocorre;
- fazer o desenho, se possível;
- produzir outra(s) frase(s) utilizando a palavra;
- procurar e registar os sinónimos e antónimos dessas palavras.
Nota: Pode-se recorrer a outros procedimentos que se acharem aplicáveis, para facilitar a descoberta e aplicação de novo vocabulário em novas situações.
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Actividade 4 |
Aos pares, planifiquem uma actividade para o desenvolvimento do vocabulário para os alunos da 6.ª classe (socorram-se do Programa de Ensino para o efeito). A actividade tem que requerer o uso de dicionário e outras fontes de consulta, de acordo com a discussão anterior.
Assista à Videoaula
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual