Módulo 6 | Ensino-Aprendizagem do Vocabulário

Aula 2 | Aquisição do Vocabulário

Estratégias do ensino-aprendizagem do vocabulário

Reflictam sobre as estratégias do ensino-aprendizagem do vocabulário, tendo em conta as questões seguintes:


Actividade 1
  1. Complete as frases dadas com as expressões apresentadas dentro da caixa. Coloque a sua primeira e segunda opção, sendo a primeira opção aquela que conhece e usa regularmente e, a segunda opção, aquela que conhece, mas que usa ou ouve esporadicamente na sua comunicação.
  2. Em grupos de 3 ou 4 formandos (observando a equidade de género) discutam e justifiquem as vossas escolhas para a 1.ª e a 2.ª opções.
  3. Leia o texto que se segue. Nos exemplos, coloque as palavras usadas no exercício anterior, que acha que se adequam à categoria em discussão.

O ensino-aprendizagem do vocabulário é importante e indispensável para uma comunicação efectiva entre diferentes interlocutores, pois, sem ele, nada se pode exprimir. No ensino do vocabulário, devem ser consideradas as seguintes categorias:


A aquisição do vocabulário está sempre em processo contínuo porque as novas palavras são continuamente incorporadas na língua e as antigas saem ou ganham novos significados. Isto exige que o aprendente esteja equipado com um vocabulário passivo suficiente para que ele consiga compreender as mensagens dos outros.

No ensino do vocabulário, um dos métodos que pode ser usado para propiciar o desenvolvimento vocabular e que se deve implementar na sala de aula é o das “paredes falantes ou interactivas”. Este método consiste em colar, nas paredes da sala de aula, cartolinas com frases, contendo palavras cujo significado era anteriormente desconhecido.

Assim, a partir de agora, todos vocês são convidados a trazer para as paredes da sala pelo menos uma palavra nova numa pequena frase para ilustrar o seu uso e significado.

No ensino do vocabulário, a escolha dos elementos lexicais a serem estudados deve ir ao encontro das necessidades dos aprendentes e, também, levar em consideração o uso frequente ou recorrente desses elementos. Estes devem estar integrados em frases e relacionados com situações reais ou dramatizadas.


Reflexão 17

Atentem às imagens A e B

1. Imagem A

2. Imagem B

Lago Niassa (Metangula)

Nota: O estudo do vocabulário deve iniciar com frases e palavras que os alunos já conhecem, por exemplo: menina, água, perto, longe. Depois, com a participação dos alunos, através de perguntas, o estudo vai incluindo outras palavras relacionadas com cada uma das imagens.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual