Reflictam sobre as estratégias do ensino-aprendizagem do vocabulário, tendo em conta as questões seguintes:
![]() |
Actividade 1 |
triste sem falta mamã inócuo locomotiva
cavalo conscientemente impreterivelmente veículo automóvel
inofensivo carro comboio mãe
1ª Opção | 2ª Opção |
---|
1ª Opção | 2ª Opção |
---|
1ª Opção | 2ª Opção |
---|
1ª Opção | 2ª Opção |
---|
1ª Opção | 2ª Opção |
---|
O ensino-aprendizagem do vocabulário é importante e indispensável para uma comunicação efectiva entre diferentes interlocutores, pois, sem ele, nada se pode exprimir. No ensino do vocabulário, devem ser consideradas as seguintes categorias:
Para tornar o vocabulário passivo em activo, o professor pode orientar o levantamento de palavras cujo significado é desconhecido e integrá-lo em frases produzidas em diferentes contextos.
Este contribui positivamente para a melhor compreensão e para o desenvolvimento das capacidades de leitura, oralidade e escrita.
A aquisição do vocabulário está sempre em processo contínuo porque as novas palavras são continuamente incorporadas na língua e as antigas saem ou ganham novos significados. Isto exige que o aprendente esteja equipado com um vocabulário passivo suficiente para que ele consiga compreender as mensagens dos outros.
No ensino do vocabulário, um dos métodos que pode ser usado para propiciar o desenvolvimento vocabular e que se deve implementar na sala de aula é o das “paredes falantes ou interactivas”. Este método consiste em colar, nas paredes da sala de aula, cartolinas com frases, contendo palavras cujo significado era anteriormente desconhecido.
Assim, a partir de agora, todos vocês são convidados a trazer para as paredes da sala pelo menos uma palavra nova numa pequena frase para ilustrar o seu uso e significado.
No ensino do vocabulário, a escolha dos elementos lexicais a serem estudados deve ir ao encontro das necessidades dos aprendentes e, também, levar em consideração o uso frequente ou recorrente desses elementos. Estes devem estar integrados em frases e relacionados com situações reais ou dramatizadas.
![]() |
Reflexão 17 |
Atentem às imagens A e B
1. Imagem A
2. Imagem B
Lago Niassa (Metangula)
Nota: O estudo do vocabulário deve iniciar com frases e palavras que os alunos já conhecem, por exemplo: menina, água, perto, longe. Depois, com a participação dos alunos, através de perguntas, o estudo vai incluindo outras palavras relacionadas com cada uma das imagens.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual