Módulo 6 | Ensino-Aprendizagem do Vocabulário

Aula 1 | Ensino-Aprendizagem do Vocabulário

Reflexão 16

Leia o excerto do texto dramático [Coisas que só acontecem na “Flor de Lótus”]

Pantufa: Barnabé, você anda muito distraído, hoje!!!

Presidente: Tive uma ideia maravilhosa.

Trindade: Ideia maravilhosa? Vamos todos escutá-la. E, se for curiosa, iremos executá-la.

Barnabé: O que disse?! Vamos matá-la?! Então não contem comigo.

Pantufa: Mas…, afinal de que é que estão a falar?

Presidente: Oiçam!!! A cidade tem que ficar limpa. Mandaremos fazer uns recipientes, umas caixas para o depósito do lixo que estraga a Humanidade!

Barnabé: Ora, ainda bem que vamos terminar com a humidade! Aprovado! Aprovado!

Narrador: Poucos dias depois da reunião, a cidade de Lótus inaugurava umas lindas caixas para o lixo com o formato de pétalas de rosa… eram como uma rosa aberta. Sabem como é?!

Barnabé: Sim, sim… eram lindas como a dona Rosa minha vizinha!...

Livro de Português da 6ª classe (Adaptado)

Agora, aos pares, discutam o seguinte:


Através da actividade realizada, pode-se concluir que a falta do conhecimento de determinadas palavras e/ou expressões pode criar ruídos na comunicação. Por isso, o conhecimento do vocabulário é muito importante, pois sem ele nada se pode exprimir, ou seja, sem o conhecimento do vocabulário não há comunicação.

Hoje, a maioria das pessoas recorre à internet para buscar significados. Entretanto, deve-se ter sempre muito cuidado com alguns sítios (sites) de pesquisa, pois por vezes apresentam informações não credíveis ou com muitos erros.

O léxico é o conjunto de palavras de uma determinada língua, mas pode também designar uma obra que reúne as palavras de um idioma ou de uma dada área do conhecimento, com a sua definição e, eventualmente, outras informações sobre as palavras (como a sua origem ou classificação gramatical). O léxico é o vocabulário de uma língua e traduz a experiência cultural acumulada, por uma sociedade, através do tempo, pois é constituído pelas palavras utilizadas por um grupo de pessoas desde os tempos antigos.

O léxico de uma língua pode ser encontrado em dicionários dessa língua. Por exemplo, o léxico da língua portuguesa pode ser encontrado em dicionários da língua portuguesa; o léxico da língua Macua (Emakhuwa) pode ser encontado em dicionários da língua Macua (Emakhuwa), o léxico da língua Tsonga pode ser encontrado em dicionários da língua Tsonga.

A utilização do léxico de uma determinada língua deve ser adequada ao contexto ou assunto em causa.

Exemplos:

  1. Uma profissional da comunicação social deve empregar um léxico adequado à área ou assuntos da sua responsabilidade, como se ilustra a seguir:
  2. Um profissional de agricultura deve empregar um léxico adequado à área ou assuntos da sua responsabilidade, a título de exemplo:

O vocabulário é o conjunto de palavras conhecidas pelas pessoas que falam um determinado idioma, ou seja, é o conjunto de palavras que uma pessoa domina ou que utiliza nas suas conversas do dia-a-dia.

Exemplo:

Quando se diz que determinada pessoa possui um “vocabulário rico”, quer dizer que conhece e utiliza uma grande variedade de palavras (vocábulos).

Também se designa vocabulário a lista alfabética dos vocábulos de uma língua.

Exemplo:

  1. sabor, saborear, sabotagem, sabotar, sacaria...
  2. andar, distraído, humidade, maravilhosa, recipiente...

Saiba Mais

Assista ao vídeo sobre ferramentas para apoiar os professores na sala de aula e aprofunde seu conhecimento e ao vídeo Nomes das frutas para crianças – Vocabulário.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual