Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e de Interpretação de Textos

Aula 7 | Sugestões Metodológicas para uma Aula da 4ª e 5ª Classes

Passos de uma aula de leitura

Os passos que a seguir se discutem serão exemplificados com o texto “Liberdade”.

Liberdade

A noite de 24 de Junho estava agitada. O pulsar do meu coração dizia–me que o dia 25 de Junho de 1975 ía ser diferente.

E foi mesmo. As ruas clarearam. Os pássaros chilreavam com mais entusiasmo e as flores espreguiçavam-se radiosas naquele novo dia.

Os apitos e as buzinas começaram a ecoar ao longe. Cada vez mais fortes. Seria sonho?

A mamã veio acordar-me e disse:

— Janina, levanta-te!

— Mas mamã, por que me hei-de levantar a estas horas?

Pareceu-me ver uma lágrima nos olhos da mamã. Seria de tristeza ou de contentamento?

— Filha, hoje é um dia muito especial. Hoje, 25 de Junho, a nossa terra tornou-se independente.

Levantei-me e em poucos minutos estava pronta. Lá fora, o povo começou a gritar, a cantar, a bater nos tambores e em outros objectos.

Afinal não era sonho. Era liberdade!

Eu não sabia bem o que representava tudo aquilo para o nosso povo. Era ainda muito pequena. Mas sabia que a partir daquele dia, Moçambique era um país livre.

in Etelvina Micael (adaptado) Livro do aluno da 5.ª classe


A aula de leitura e interpretação de textos pode ser orientada observando as seguintes fases e passos:


FASE 1: Pré-leitura

Seleccionado o texto do dia, o professor orienta as actividades de pré-leitura (recomenda-se o uso da técnica Saber, Querer Saber, Aprendido, Ainda Querer Aprender) que podem ser sob forma de descrição (leitura) de imagem acoplada ao texto, da capa do livro; análise do título do texto, inferência do conteúdo do texto a partir de elementos da imagem e/ou do título vs. conhecimento prévio, entre outros.

Exemplo:

Passo I. Leitura da imagem (sempre que houver)

Passo II. Análise do título


FASE 2: Durante a leitura

Passo I:

Passo II:

Nota: O trabalho com o vocabulário deve privilegiar a sua exploração em respectivos contextos de uso e não isoladamente. Depois de o significado ser identificado, os vocábulos em estudo devem ser usados na produção de frases em diferentes contextos de uso para permitir a sua consolidação.

Passo III:

Passo IV:


FASE 3: Pós-leitura

Passo I: Análise e interpretação global oral do texto, feita pelos alunos.

Após a leitura, o professor orienta uma conversa com os alunos sobre o conteúdo do texto, através de perguntas.

Exemplo:

  1. Quando é que a noite esteve agitada?
  2. Retire do texto frases que mostram agitação dessa noite.
  3. Que pergunta a Janina fez à mãe, quando a foi acordar?
  4. E você, costuma reclamar, quando a sua mãe o/a acorda?
  5. Qual foi a resposta da mãe?
  6. De acordo com o texto, o que significa a palavra liberdade?
  7. Quando é que o nosso país se tornou independente?
  8. Quem proclamou a independência do nosso país?
  9. O que mudou na vida do povo, após a independência?
  10. Como era a educação dos meninos moçambicanos antes da independência? E, agora, todos os meninos têm acesso à educação? Argumente a sua resposta.
  11. O que se pode fazer para melhorar a qualidade de educação, no nosso país?

Nota: Dependendo da tipologia textual, pode-se igualmente orientar a dramatização, o reconto, síntese ou desenho dos aspectos da história que os alunos acharem importantes.


Sugestões para o ensino da leitura expressiva

A leitura expressiva é muito importante no treino da competência leitora, pois solicita um maior envolvimento com o texto, um esforço mais consciente para o compreender, bem como a resolução de dúvidas de pronúncia e de vocabulário. Trata-se de um modo lúdico e criativo de ler textos que favorece o despertar do gosto pela literatura, tanto do leitor como do ouvinte.

Na realização da leitura devem ser observados alguns procedimentos, a saber:


Saiba Mais

Este link debruça-se sobre o ensino da gramática, enfatizando a necessidade de esse ensino ser feito de forma contextualizada.

O próximo material faz sugestões metodológicas (especialmente nas suas páginas 13 e 14) para o ensino da gramática para crianças do ensino primário. Alude-se muito à necessidade de o professor preparar vários tipos de materiais didáticos e aliar a teoria à prática de modo a que as crianças experimentem o ensino usando vários sentidos.


Auto-avaliação

Trabalho Independente

Produza uma síntese reflexiva sobre o conteúdo do módulo, num máximo de duas páginas destacando:


Aspectos a considerar continuamente

Procure sempre seleccionar textos de acordo com o nível de conhecimento dos alunos e que lhes despertem o gosto pela leitura.

Não se esqueça que a escolha da modalidade de leitura depende dos objectivos da aula que pretende leccionar, pois cada uma delas tem objectivos peculiares.

Ao longo do ano, deve incluir, sempre, alguns textos que proporcionem aos alunos maior conhecimento sobre: nutrição, direitos humanos, saúde, higiene, preservação do meio ambiente, promoção de liderança feminina, prevenção aos casamentos prematuros, tolerância zero ao assédio sexual e à violência doméstica, educação rodoviária e/ou financeira, etc.

A leitura, a compreensão e a interpretação de textos podem ser mais motivadoras, se se utilizarem livros de literatura infantil e infanto-juvenil com textos que versam sobre diversos temas do quotidiano. Aprender a interpretá-los é fundamental, para uma boa aula de leitura e interpretação na sala de aulas.

Os alunos não têm que ler só os textos dos seus livros escolares, traga textos de outras fontes e encorage a eles a lerem outros textos fora da escola.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual