Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e de Interpretação de Textos

Aula 6 | Etapas da progressão da leitura e da interpretação de textos

A interpretação de textos varia de acordo com os objectivos que se pretendem alcançar e, sobretudo, com o nível atingido pelos alunos, isto é, deve obedecer à proficiência, capacidade, competência que eles demonstram na leitura e compreensão do que lêem. Por isso, o grau de dificuldade ou complexidade do que os alunos lêem e interpretam (imagem, texto corrido ou poema, quadros de arte, gráficos, tabelas, etc.) deve ser progressivo, com vista a adequar-se às suas necessidades de aprendizagem. Por exemplo:


Exploração de imagens

Os alunos devem aprender a relacionar o texto com a imagem que o ilustra, iniciando com imagens de conteúdo directo, claro e explícito. A leitura prévia da imagem que ilustra o texto facilita a compreensão do mesmo.

Nos casos de imagens sem texto, os alunos podem imaginar e recriar o seu conteúdo pelas figuras ou tonalidades das cores que apresenta, pelo espaço que as figuras ocupam, etc. Assim, gradualmente, os alunos podem chegar a apreender das imagens elementos que estão para além do texto.


Leitura em voz alta

Uma leitura em voz alta e expressiva feita pelo professor também facilita a compreensão e interpretação do texto, devido à correcção, clareza, pronúncia e entoação adequadas.

Para que as actividades conducentes à interpretação do texto estejam adequadas ao nível dos alunos, podem ser consideradas quatro etapas distintas.

Primeira etapa

Na primeira etapa, o esquema pode apresentar as seguintes actividades:

Segunda etapa

Na segunda etapa, o esquema pode envolver uma conversa com os alunos sobre o tema do texto que vão ler, para:

Terceira etapa

Na terceira etapa, o esquema pode apresentar as seguintes actividades:

Quarta etapa

Na quarta etapa, as actividades podem ser organizadas de acordo com o seguinte esquema:


Saiba Mais

Assista ao vídeo sobre estratégias de leitura e aprofunde o seu conhecimento.


Actividade 4
  1. 1. Leiam atentamente, os textos que vos são apresentados a seguir:
  2. TEXTO 1

    Totó

    O cão do senhor Castro, o Lobo, espreitou o Totó lá da estrada.

    Logo que o Totó o viu, avançou e começaram os dois a ladrar um para o outro.

    O Totó era um cão pequeno, branco e de pêlo comprido, e todos os cães tinham medo dele. Quando ele se zangava, levantava o pêlo e metia medo e, por isso, os outros cães fugiam. A única pessoa de quem ele tinha medo era a Mamã, porque até ao Papá ele rosnava com os dentes à mostra.

    in Luís Bernardo Honwana, Papá, cobra e eu, 1975

    TEXTO 2

    O desafio

    É bela a planície nesta manhã de sol quente. Os raios de sol brilham ainda com algumas gotas de orvalho caídas durante a noite. Dos pântanos chega-nos o canto monótono das rãs, as rainhas destas margens. O lago, reflectindo a luz, é rodeado por uma sombria barreira de caniço. A planície iluminada mantém à distância a mata do arvoredo baixo, constituído essencialmente por ntsondzos.

    Chegou a minha vez para vigiar o rebanho. Como me preparava para conduzir as vacas à pastagem, o chefe retém-me:

    — Deixa-as ir para o caniço. – Nesse sítio não há perigo e, antes de lá chegar, há prados ricos onde as cabras e as vacas têm comida para todo o dia.

    Desembaraçado então de toda a preocupação relativa ao gado, Mutheto exclama:

    — Ahibêleni homa! Vamos bater (jogar) homa!

    — Vamos! – respondemos todos com entusiasmo.

    in Eduardo Mondlane Chitlango Filho do Chefe, 1990 (Adaptado)


    Vocabulário dos termos em Xichangana

    Ntsondzos - árvore frondosa ideal para sombra e que fornece também lenha.

    Ahibêleni - Vamos jogar

    homa - jogo denominado golfe

    Organizem a turma em 4 grupos (observando a equidade do número de formandos e formandas na sua constituição), sob orientação do formador.

  3. Com base nos textos propostos, planifiquem a aula de interpretação de texto, seguindo as 4 etapas de progressão.

Sugestões de procedimentos para a análise de texto poético

O texto poético enquadra–se no texto literário, que visa provocar no leitor o prazer estético. Por isso, a lingua é usada de forma criativa, transmitindo dessa forma uma visão subjectiva da realidade que nos rodeia.

No texto poético, usam-se, frequentemente, recursos estilísticos e as palavras são empregues no sentido conotativo, o que permite, de acordo com as vivências de cada leitor, ter diferentes interpretações para o mesmo tema.

Para o ensino-aprendizagem dos textos literários podem-se observar os seguintes procedimentos:


1. Apresentação do texto

Esta actividade tem como objectivo motivar o aluno e despertar o interesse pela leitura. Aqui, orienta-se um breve debate acerca do tema a ser explorado, para fazer os alunos reflectirem sobre o mesmo. O professor deve falar ou levar a turma a falar brevemente sobre o autor e suas obras, a época e o contexto social em que o texto foi produzido.


2. Leitura silenciosa

Cada aluno lê o texto em silêncio. Esta actividade tem como objectivo desenvolver no aluno a capacidade de leitura. Durante a leitura, o aluno vai avaliar o vocabulário que pode afectar o entendimento do texto, devendo decidir sobre qual pode inferir a partir do contexto, da sinonímia, da antonímia, por associação de ideias, e qual deve ser consultado no dicionário.

Neste procedimento, o aluno deve procurar todas as respostas para as questões que lhe foram colocadas e todas vão surgindo ao longo da leitura, recorrendo às estratégias individuais para conseguir a informação desejada.


3. Trabalho em grupo

Os alunos, em grupos, trocam ideias sobre a temática do texto, discutem frases, palavras e estruturas (interna e externa) do texto lido, assim como a pronúncia de algumas palavras, entre outros aspectos. Também, discutem as perguntas de análise e interpretração do texto previamente preparadas pelo professor. Durante a realização da actividade, o professor circula pelos grupos para esclarecer aspectos pouco claros e fornecer a sua ajuda, sempre que necessário.


4. Debate geral

Neste procedimento, o professor orienta a realização colectiva das demais actividades, que permitem aos alunos não só a análise do texto, mas também a interpretação do texto e a sua finalidade. Esta discussão deve ser realizada com base em perguntas de análise e de interpretação, elaboradas previamente pelo professor, fazendo sempre que os alunos falem, comentem e exprimam as suas impressões e exteriorizem valores, ou seja, desenvolvam a sua capacidade de ler.

Nota: Os procedimentos aqui apresentados são apenas sugestões, ou seja, são flexíveis e o seu cumprimento pode ser operacionalizado numa ou em diferentes aulas, dependendo das características do texto, bem como dos objectivos que se pretendem alcançar em cada texto.


Análise e interpretação do texto poético

Para avaliar a análise e interpretação de textos poéticos, o professor deve elaborar previamente perguntas. A título de exemplo, vocês vão avaliar e interpretar o texto "A palavra"a seguir com base nas perguntas que lhe seguem.

A palavra


A palavra renova-se no poema.

Ganha cor,

ganha corpo,

ganha mensagem.


A palavra no poema não é estática,

pois, inteira e nua se assume

no perfeito,

no perpétuo movimento

da incógnita que a adoça.


A palavra madura é espectáculo.

Canta.

Vive.

E respira. Para tudo isso

Basta

uma mão inteligente que a trabalhe,

lhe dê a dimensão do necessário

e do sentido

e lhe amaine sobre o dorso

o animal que nela dorme destemido.


A palavra é ave

migratória,

é cabo de enxada,

é fuzil, é torno de operário,

a palavra é ferida que sangra,

é navalha que mata,

é sonho que se dissipa,

visão de vidente.


A palavra é assim tantas vezes

dia claro

sinal de paisagem

e por isso é que à palavra se dá,

inteiramente,

um bom poeta

com os seus sonhos,

com os seus fantasmas,

com os seus medos

e as suas coragens,

porque é na palavra que muitas vezes está,

perdido ou escondido,

o outro homem que no poeta reside.


in Eduardo White, Poemas da Ciência de Voar, 1992



A. Com base no poema “A palavra”, responda às perguntas que lhe são colocadas a seguir:

  1. Procure o significado das palavras que desconhece no poema.
  2. Qual é o tema do poema? Justifique a sua resposta.
  3. Explique o sentido da 1.ª estrofe.
  4. Por que razão o poeta afirma que “a palavra no poema não é estática”?
  5. Ao longo do texto, o poeta procura mostrar que a palavra tem poder. De que forma ele faz isso?
  6. No nosso dia-a-dia, tem observado o poder da palavra? Dê exemplos concretos de algumas mudanças operadas por meio da palavra.
  7. Na sua opinião de que forma a palavra pode ser renovada? Dê exemplos concretos.
  8. De acordo com o poema, o que é necessário para que a palavra seja espectáculo?
  9. Por que o poeta acha que a palavra é ave migratória?
  10. Qual terá sido a intenção do poeta ao escrever este poema?
  11. Que mensagem podemos tirar deste poema?
  12. Quantas estrofes o texto tem?
  13. Classifique as estrofes 2 e 3, quanto ao número de versos.
  14. Classifique a estrofe, quanto à rima.
  15. Identifique as figuras de estilo existentes nas estrofes 1 e 4.
  16. Elabore mais três perguntas, com vista a explorar a mensagem do poema, a classificação de estrofes quanto ao número de versos e às figuras de estilo.

Agora, atente ao texto "Em forma de gente"

  1. Leia-o e procure explorar a mensagem presente no poema.
  2. Em forma de gente


    Em forma de gente que sente

    perguntaram-me se ainda escrevo poesia

    se ainda sinto a brisa das palavras

    os longos vazios decadentes

    se ainda sinto as noites gélidas

    e as tempestades nos lençóis brancos

    onde se deita a solidão e a escrupulosa consciência


    perguntaram-me se ainda me rio ao sabor do vento

    das tardes quentes e húmidas

    se ainda olho feliz o pôr-do-sol

    e esboço prosas cheias de palavras e finais contentes.


    Sim,

    ainda escrevo poesia

    e sou poesia que sente

    e que tem nos lábios agarradas todas

    as sílabas e as vírgulas numa fé permanente.


    Sónia Sultuane “Rodas das Encarnações”, 2016.

    B. Em grupos de cinco (observar a equidade de género) procurem outro poema e elaborem perguntas de compreensão e de interpretação do mesmo.


    Saiba Mais

    Aprofunde seu conhecimeto. Assista ao vídeo: Educação Infantil: alfabetização e letramento.


    Assista à Videoaula

    Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual