A interpretação de textos varia de acordo com os objectivos que se pretendem alcançar e, sobretudo, com o nível atingido pelos alunos, isto é, deve obedecer à proficiência, capacidade, competência que eles demonstram na leitura e compreensão do que lêem. Por isso, o grau de dificuldade ou complexidade do que os alunos lêem e interpretam (imagem, texto corrido ou poema, quadros de arte, gráficos, tabelas, etc.) deve ser progressivo, com vista a adequar-se às suas necessidades de aprendizagem. Por exemplo:
Os alunos devem aprender a relacionar o texto com a imagem que o ilustra, iniciando com imagens de conteúdo directo, claro e explícito. A leitura prévia da imagem que ilustra o texto facilita a compreensão do mesmo.
Nos casos de imagens sem texto, os alunos podem imaginar e recriar o seu conteúdo pelas figuras ou tonalidades das cores que apresenta, pelo espaço que as figuras ocupam, etc. Assim, gradualmente, os alunos podem chegar a apreender das imagens elementos que estão para além do texto.
Uma leitura em voz alta e expressiva feita pelo professor também facilita a compreensão e interpretação do texto, devido à correcção, clareza, pronúncia e entoação adequadas.
Para que as actividades conducentes à interpretação do texto estejam adequadas ao nível dos alunos, podem ser consideradas quatro etapas distintas.
Primeira etapa
Na primeira etapa, o esquema pode apresentar as seguintes actividades:
Segunda etapa
Na segunda etapa, o esquema pode envolver uma conversa com os alunos sobre o tema do texto que vão ler, para:
Terceira etapa
Na terceira etapa, o esquema pode apresentar as seguintes actividades:
Quarta etapa
Na quarta etapa, as actividades podem ser organizadas de acordo com o seguinte esquema:
![]() |
Saiba Mais |
Assista ao vídeo sobre estratégias de leitura e aprofunde o seu conhecimento.
![]() |
Actividade 4 |
TEXTO 1
Totó
O cão do senhor Castro, o Lobo, espreitou o Totó lá da estrada.
Logo que o Totó o viu, avançou e começaram os dois a ladrar um para o outro.
O Totó era um cão pequeno, branco e de pêlo comprido, e todos os cães tinham medo dele. Quando ele se zangava, levantava o pêlo e metia medo e, por isso, os outros cães fugiam. A única pessoa de quem ele tinha medo era a Mamã, porque até ao Papá ele rosnava com os dentes à mostra.
in Luís Bernardo Honwana, Papá, cobra e eu, 1975
TEXTO 2
O desafio
É bela a planície nesta manhã de sol quente. Os raios de sol brilham ainda com algumas gotas de orvalho caídas durante a noite. Dos pântanos chega-nos o canto monótono das rãs, as rainhas destas margens. O lago, reflectindo a luz, é rodeado por uma sombria barreira de caniço. A planície iluminada mantém à distância a mata do arvoredo baixo, constituído essencialmente por ntsondzos.
Chegou a minha vez para vigiar o rebanho. Como me preparava para conduzir as vacas à pastagem, o chefe retém-me:
— Deixa-as ir para o caniço. – Nesse sítio não há perigo e, antes de lá chegar, há prados ricos onde as cabras e as vacas têm comida para todo o dia.
Desembaraçado então de toda a preocupação relativa ao gado, Mutheto exclama:
— Ahibêleni homa! Vamos bater (jogar) homa!
— Vamos! – respondemos todos com entusiasmo.
in Eduardo Mondlane Chitlango Filho do Chefe, 1990 (Adaptado)
Vocabulário dos termos em Xichangana
Ntsondzos - árvore frondosa ideal para sombra e que fornece também lenha.
Ahibêleni - Vamos jogar
homa - jogo denominado golfe
Organizem a turma em 4 grupos (observando a equidade do número de formandos e formandas na sua constituição), sob orientação do formador.
O texto poético enquadra–se no texto literário, que visa provocar no leitor o prazer estético. Por isso, a lingua é usada de forma criativa, transmitindo dessa forma uma visão subjectiva da realidade que nos rodeia.
No texto poético, usam-se, frequentemente, recursos estilísticos e as palavras são empregues no sentido conotativo, o que permite, de acordo com as vivências de cada leitor, ter diferentes interpretações para o mesmo tema.
Para o ensino-aprendizagem dos textos literários podem-se observar os seguintes procedimentos:
Esta actividade tem como objectivo motivar o aluno e despertar o interesse pela leitura. Aqui, orienta-se um breve debate acerca do tema a ser explorado, para fazer os alunos reflectirem sobre o mesmo. O professor deve falar ou levar a turma a falar brevemente sobre o autor e suas obras, a época e o contexto social em que o texto foi produzido.
Cada aluno lê o texto em silêncio. Esta actividade tem como objectivo desenvolver no aluno a capacidade de leitura. Durante a leitura, o aluno vai avaliar o vocabulário que pode afectar o entendimento do texto, devendo decidir sobre qual pode inferir a partir do contexto, da sinonímia, da antonímia, por associação de ideias, e qual deve ser consultado no dicionário.
Neste procedimento, o aluno deve procurar todas as respostas para as questões que lhe foram colocadas e todas vão surgindo ao longo da leitura, recorrendo às estratégias individuais para conseguir a informação desejada.
Os alunos, em grupos, trocam ideias sobre a temática do texto, discutem frases, palavras e estruturas (interna e externa) do texto lido, assim como a pronúncia de algumas palavras, entre outros aspectos. Também, discutem as perguntas de análise e interpretração do texto previamente preparadas pelo professor. Durante a realização da actividade, o professor circula pelos grupos para esclarecer aspectos pouco claros e fornecer a sua ajuda, sempre que necessário.
Neste procedimento, o professor orienta a realização colectiva das demais actividades, que permitem aos alunos não só a análise do texto, mas também a interpretação do texto e a sua finalidade. Esta discussão deve ser realizada com base em perguntas de análise e de interpretação, elaboradas previamente pelo professor, fazendo sempre que os alunos falem, comentem e exprimam as suas impressões e exteriorizem valores, ou seja, desenvolvam a sua capacidade de ler.
Nota: Os procedimentos aqui apresentados são apenas sugestões, ou seja, são flexíveis e o seu cumprimento pode ser operacionalizado numa ou em diferentes aulas, dependendo das características do texto, bem como dos objectivos que se pretendem alcançar em cada texto.
Para avaliar a análise e interpretação de textos poéticos, o professor deve elaborar previamente perguntas. A título de exemplo, vocês vão avaliar e interpretar o texto "A palavra"a seguir com base nas perguntas que lhe seguem.
A palavra
A palavra renova-se no poema.
Ganha cor,
ganha corpo,
ganha mensagem.
A palavra no poema não é estática,
pois, inteira e nua se assume
no perfeito,
no perpétuo movimento
da incógnita que a adoça.
A palavra madura é espectáculo.
Canta.
Vive.
E respira. Para tudo isso
Basta
uma mão inteligente que a trabalhe,
lhe dê a dimensão do necessário
e do sentido
e lhe amaine sobre o dorso
o animal que nela dorme destemido.
A palavra é ave
migratória,
é cabo de enxada,
é fuzil, é torno de operário,
a palavra é ferida que sangra,
é navalha que mata,
é sonho que se dissipa,
visão de vidente.
A palavra é assim tantas vezes
dia claro
sinal de paisagem
e por isso é que à palavra se dá,
inteiramente,
um bom poeta
com os seus sonhos,
com os seus fantasmas,
com os seus medos
e as suas coragens,
porque é na palavra que muitas vezes está,
perdido ou escondido,
o outro homem que no poeta reside.
in Eduardo White, Poemas da Ciência de Voar, 1992
A. Com base no poema “A palavra”, responda às perguntas que lhe são colocadas a seguir:
Agora, atente ao texto "Em forma de gente"
Em forma de gente
Em forma de gente que sente
perguntaram-me se ainda escrevo poesia
se ainda sinto a brisa das palavras
os longos vazios decadentes
se ainda sinto as noites gélidas
e as tempestades nos lençóis brancos
onde se deita a solidão e a escrupulosa consciência
perguntaram-me se ainda me rio ao sabor do vento
das tardes quentes e húmidas
se ainda olho feliz o pôr-do-sol
e esboço prosas cheias de palavras e finais contentes.
Sim,
ainda escrevo poesia
e sou poesia que sente
e que tem nos lábios agarradas todas
as sílabas e as vírgulas numa fé permanente.
Sónia Sultuane “Rodas das Encarnações”, 2016.
B. Em grupos de cinco (observar a equidade de género) procurem outro poema e elaborem perguntas de compreensão e de interpretação do mesmo.
![]() |
Saiba Mais |
Aprofunde seu conhecimeto. Assista ao vídeo: Educação Infantil: alfabetização e letramento.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual