Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e de Interpretação de Textos

Aula 5 | Compreensão e Interpretação de Textos



Saiba Mais

Antes de iniciar a próxima reflexão, leia o texto que distingue a compreensão e a interpretação textual, sendo esta distinção uma das dificuldades que muitos alunos têm no nosso ensino.

Assista ao vídeo Alfabetização e Letramento: O Texto como Eixo Principal.


Reflexão 15
  1. O texto que se segue é sobre “Podologia”. Antes de o ler, pesquise sobre este tema: o que você não sabe, o que acha que o texto lhe vai dizer sobre Podologia e, ainda, o que você gostaria de saber sobre Podologia. Por exemplo, entre outras, procure responder às seguintes questões, antes de ler o texto – não olhe para o texto:
  2. Agora, leia o texto:
  3. Podologia

    A podologia representa uma área nova das ciências médicas, responsável por tratar e ajudar a prevenir todos os problemas que afectam os pés.

    Os problemas que surgem nos pés são muito variados e podem associar-se a síndromes sistémicos, como é o caso das diabetes, bem como a diferentes grupos etários, como as crianças (pés rasos, cavo, chato, dedos encavalitados, valguismo, caminhar de forma incorrecta…), os adultos (verrugas, micoses, calosidades, unhas encravadas, joanetes …), os desportistas com problemas muito específicos (entorse, bolhas, frieiras/pé de atleta …), dependendo do desporto que praticam. Este grupo, geralmente, necessita de uma palmilha ortopédica que evita lesões, como as entorses.

    Os pés, como qualquer parte do corpo, precisam de uma atenção especial. Por isso, se tivermos um problema, devemos ir a um podologista, que irá compreender a lesão e tratá-la.

    O mau controle da diabetes pode provocar dois perigos para os pés: a diminuição da capacidade de sentir a dor e a diminuição da capacidade de receber mais sangue, quando necessário. Nestas circunstâncias, os pés tornam-se muito delicados.

    Maciel e Comé, in Língua Portuguesa 10.ª classe (adaptado)


Estratégias de aprendizagem para a compreensão e interpretação de textos

A compreensão da leitura é a capacidade de entender o que se lê. Isto é o objectivo final da aprendizagem da leitura. Para que se compreenda um texto, é preciso que se tenha um conhecimento prévio do tópico e do vocabulário relacionado com o tópico, ou seja, o leitor deve trazer consigo o seu mundo, a sua experiência de vida, as competências já acumuladas. A leitura é uma espécie de doação recíproca: o sentido não é simplesmente dado ao leitor, mas trocado por algo que ele deve trazer. Por exemplo, terão ou não tido alguns de vocês, dificuldades com o texto que acabaram de ler, simplesmente porque não sabiam o que era podologia, nem mesmo onde a palavra se usava? Portanto, a compreensão textual é um processo que depende não só do material linguístico no papel mas, sobretudo, do conhecimento prévio e das experiências que trazemos para o processo de leitura.

É assim que, na sua actividade como professor, deve ensinar aos seus alunos as melhores formas de localizar, reconhecer e extrair a informação textual, integrar e interpretar a informação e, ainda, reflectir e avaliar a informação textual.

Para que haja uma boa compreensão do conteúdo do texto, o professor precisa de utilizar várias estratégias, entre elas:

Isto foi o que tentámos fazer com o texto acima, sobre a Podologia. Com efeito, a aproximação ao texto é a capacidade que permite ao aluno, antes de ler o texto (actividade de pré-leitura) e, através do título, subtítulo e imagem, localizar e extrair, da sua memória, algum conhecimento sobre a temática do texto, isto é, o aluno (ou leitor) deve apresentar algum conhecimento básico que possui (ou possa possuir, mesmo que seja em forma de hipótese e/ou prognósticos) sobre o tópico do texto, incluindo o vocabulário relevante. Uma estratégia importante aqui é a de Saber, Querer Saber / Aprendido / Ainda querer saber.

Vamos por passos. Trabalhem aos pares. Por exemplo:

  1. Quando viram o título “Podologia”, o que pensaram que sabiam (ou podiam saber) sobre a temática do texto?
  2. Preencham o rectângulo abaixo com o que sabiam sobre a “Podologia”, o título do texto que leu, acima.
Saber
Antes de lerem o texto, o que sabiam (ou pensavam saber) sobre a Podologia?

Ao fazerem o exercício acima, estão a:

  1. Estabelecer conexões entre o vosso conhecimento e as (possíveis) ideias do texto que ainda não tinham lido – por exemplo, a pergunta (a, b e c) da Reflexão 15.
  2. Considerar perguntas que poderiam ser respondidas pelo texto que estavam a ler – por exemplo, as perguntas 2, 3, 4 e 5.

Também, é verdade que houve questões que quiseram saber sobre “Podologia”, antes de lerem o texto, e que esperavam/gostariam que o texto respondesse. Então, preencham o rectângulo abaixo com questões que cada um de vocês quis saber sobre a Podologia antes de ler o texto:

Querer saber
Antes de lerem o texto, o que queriam saber sobre “Podologia”?

Ao resolverem o exercício acima do “Querer saber”, estão a:

  1. Considerar questões profundas, não para a compreensão mas, sobretudo, para a aprendizagem (novos conhecimentos) – por exemplo, a pergunta 10.

Análise/compreensão e interpretação de textos

Analisar um texto significa estudar um todo, dividindo-o em partes na busca de informações, descobrir o vocabulário desconhecido, ou seja, ouvir o autor, apreender a informação sem intervir, e fazendo uma série de perguntas cujas respostas fornecem o conteúdo do texto. Na análise de texto, procura-se entender a ideia e o pensamento do autor. É o momento da compreensão e apreensão global do texto.Interpretar um texto é ter a capacidade de, através dos dados que nele se encontram, fazer inferências, reconhecer ideias implícitas, tirar conclusões e prever resultados.

Na interpretação, o leitor procura relacionar a mensagem do autor com o contexto histórico e científico em que o texto foi produzido e o actual, tendo em conta alguns elementos específicos, dos quais se destacam os seguintes:

  1. identificação das ideias e dos aspectos essenciais do texto, ex: as perguntas de 1 a 5;
  2. compreensão das relações entre as ideias e os factos do texto, relacionando-os com os conhecimentos ou experiência do leitor, ex: as perguntas 6 e 7;
  3. uso da estrutura do texto para esclarecer a sua compreensão, ex: as perguntas 8 e 9;
  4. uso de outras fontes para trazer as informações que não foram expressas no texto (interpretação ou o que ainda quer saber), ex: a pergunta 10;
  5. estudo do vocabulário usado e a sua substituição em algumas partes do texto, mantendo ou alterando o significado inicial, ex: a pergunta 11.a).

Agora, tendo lido o texto, poderão completar os outros aspectos relativos à estratégia de aprendizagem da leitura usada no texto Podologia, por exemplo. Preencham os rectângulos com o que aprenderam e o que ainda querem saber acerca do texto.

Aprendido Ainda queres saber
O que aprendemos sobre a Podologia? O que ainda queremos saber sobre a Podologia?

Nota: Ao usar a estratégia de leitura Saber, Querer Saber / Aprendido / Ainda querer saber, deve-se desenhar o quadro completo e preenchê-lo, por partes, seguindo a sequência das questões, de acordo com a ordem do trabalho com o texto.

Saber Querer saber Aprendido Ainda querer saber
O que sabemos sobre a Podologia? O que nós queremos saber sobre a Podologia? O que aprendemos sobre a Podologia? O que ainda queremos saber sobre a Podologia?

Saiba Mais

Este vídeo fala sobre como estimular a interpretação de textos em sala de aulas a partir de perguntas baseadas em evidências para demonstrar se o aluno entendeu o que está no texto, mostrando como fazer perguntas objectivas de compreensão e interpretação.


Actividade 3

TEXTO

O coqueiro e o coco

  1. Em grupos de 4 formandos (observando a equidade no número de formandas e formandos na sua constituição), usando o texto acima ou outro à escolha, de acordo com o nível de conhecimentos e a classe dos alunos, sob orientação do formador:
  2. Individualmente, realize, como TPC, as actividades seguintes:
  3. Simule a actividade planificada na turma.

Nota: Os objectivos da leitura são variados, podendo fazê-la para obter uma informação, seguir instruções, rever um escrito próprio, praticar a leitura expressiva, comunicar um texto a um auditório, compreender texto e ler por prazer.

Ao ler um livro, um jornal, um cartaz ou palavras no telefone celular, os leitores querem compreender e interpretar o que lêem. A leitura é um processo de construção do significado. A compreensão e a interpretação da leitura dependem de muitos factores. Em particular, depende do conhecimento anterior/de base/prévio e das habilidades de compreensão e de interpretação dos leitores.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual