Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e de Interpretação de Textos

Aula 4 | Desenvolvimento do Gosto pela Leitura

Reflexão 14

Um dia, alguém escreveu na internet o seguinte: Quais são as vantagens da leitura? - Preciso de uma resposta urgente. É para uma redacção que virá num teste de admissão.

  1. Leia algumas das respostas que recebeu de volta:
    • Ler é algo pouco praticado pelas pessoas, coisa que não devia acontecer, pois a leitura faz-nos aprender e aperfeiçoar ideias; contribui também para o raciocínio lógico e rápido.
    • A leitura deve fazer parte da vida de todos nós. Ela enriquece o nosso vocabulário e, o mais importante, ensina-nos a comunicar com mais eficiência; ajuda a desenvolver a capacidade de argumentar, estimula a criatividade, incentiva a reflexão, forma opiniões, facilita na correcção gramatical e faz com que escrevamos bem.
    • A leitura estimula os pensamentos abstractos e a imaginação, a leitura leva-nos a um mundo diferente, sem falar no desenvolvimento do nosso potencial para as tarefas do dia.
    • Esse hábito inteligente colabora em todas as fases da vida, em todos os momentos do dia e principalmente na formação de um indivíduo. É um excelente exercício para o cérebro – até nos pode proteger contra a doença de Alzheimer.
    • No mundo actual, você conhece lugares, histórias e tradições sem sair de casa. E, quando sair de casa, quando viajar, você desfrutará melhor dessa experiência, se souber ler; conhecerá factos interessantes e inéditos, poderá ter os melhores empregos, não se perderá facilmente, pois saberá interpretar informações e até pode evitar sarilhos.
    • Meu irmão, se você ainda não conhece as vantagens da leitura, não é de resposta urgente que precisa. Precisa de começar a ler. As vantagens virão automaticamente.

    Você sabia que

    ler faz bem à saúde? Apenas seis minutos de leitura silenciosa diária são suficientes para equilibrar a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular.

  2. Em grupos de 4 formandos, releiam as respostas acima, discutam as questões apresentadas e, depois, partilhem as vossas ideias com a turma.

Para despertar o gosto pela leitura, o professor deve:

O exercício pode repetir-se com a leitura e respostas a perguntas de outros membros do grupo.


Sugestões de actividades para o desenvolvimento do gosto pela leitura

  1. promover uma sessão de leitura informativa de imagens, esculturas, quadros de artes, revistas ou jornais usados, números, tabelas, gráficos, etc;
  2. realizar actividades simultâneas de leitura-audição-produção escrita e produção escrita-leitura-audição;
  3. criar oficinas de leitura nas quais as crianças inventam, contam e lêem histórias e outros tipos de textos;
  4. trocar opiniões com os alunos, colegas e encarregados de educação sobre os textos/livros lidos e ou conhecidos pela turma;
  5. adaptar, com os alunos, um livro a uma peça teatral ou a uma banda desenhada;
  6. organizar “clubes de leitura” regulares e calendarizados, em que os alunos, em pequenos grupos, lêem e conversam sobre temas ou livros que eles próprios escolheram;
  7. organizar competições/concursos de leitura entre duas ou mais turmas da mesma classe ou ciclo dentro da escola ou da ZIP, em que os alunos lêem e elaboram perguntas para os adversários responderem, entre outras actividades.

Sugestões de actividades para a verificação da leitura como uma prática sócio-cultural

Os alunos ou os formandos podem procurar saber as razões pelas quais algumas pessoas gostam de ler e outras não gostam, ou mesmo se elas têm ou não material para ler.

Actividade: Pesquise na comunidade sobre pessoas leitoras e não leitoras de textos, sem se importar com a língua.

Objectivos:

Preparação da actividade:

1. O formador orienta a elaboração colectiva do roteiro da entrevista para o registo das informações a recolher, sem discriminação da língua:

A. Pessoas leitoras

  1. Sexo, Idade, Ocupação?
  2. O que costuma ler?
  3. Qual é a língua local mais usada?
  4. Os textos que tem lido, em que línguas estão escritos?
  5. Por que lê?
  6. Quando lê?
  7. Qual é a importância da leitura na vida de um adulto?

B. Pessoas não leitoras

  1. Sexo, Idade, Ocupação?
  2. Por que não lê?...
  3. Os vossos pais foram alfabetizados?. Em que língua?

Nota: Na realização deste trabalho de pesquisa não se esqueçam de garantir a equidade de género e a indicação da idade dos entrevistados.


2. Partilhem, na turma, os resultados da pesquisa.

Avaliação da actividade:

O formador e a turma devem considerar a apresentação, a descrição dos entrevistados e o conteúdo das informações.

NOTA: Nas aulas de leitura e interpretação de textos, os alunos, para além de responderem às perguntas que lhes são feitas pelo professor, também devem ser orientados a fazê-las aos seus colegas. Quando os alunos aprendem a fazer perguntas resultantes da sua reflexão, as suas habilidades de compreensão e de interpretação da leitura melhoram.

As perguntas devem requerer que os alunos pensem de diversas maneiras, especialmente fazendo conexões com os outros conhecimentos e avaliando as informações novas.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual