Aula 4 | Desenvolvimento do Gosto pela Leitura
 |
Reflexão 14 |
Um dia, alguém escreveu na internet o seguinte: Quais são as vantagens da leitura? - Preciso de uma resposta urgente. É para uma redacção que virá num teste de admissão.
- Leia algumas das respostas que recebeu de volta:
- Ler é algo pouco praticado pelas pessoas, coisa que não devia acontecer, pois a leitura faz-nos aprender e aperfeiçoar ideias; contribui também para o raciocínio lógico e rápido.
- A leitura deve fazer parte da vida de todos nós. Ela enriquece o nosso vocabulário e, o mais importante, ensina-nos a comunicar com mais eficiência; ajuda a desenvolver a capacidade de argumentar, estimula a criatividade, incentiva a reflexão, forma opiniões, facilita na correcção gramatical e faz com que escrevamos bem.
- A leitura estimula os pensamentos abstractos e a imaginação, a leitura leva-nos a um mundo diferente, sem falar no desenvolvimento do nosso potencial para as tarefas do dia.
- Esse hábito inteligente colabora em todas as fases da vida, em todos os momentos do dia e principalmente na formação de um indivíduo. É um excelente exercício para o cérebro – até nos pode proteger contra a doença de Alzheimer.
- No mundo actual, você conhece lugares, histórias e tradições sem sair de casa. E, quando sair de casa, quando viajar, você desfrutará melhor dessa experiência, se souber ler; conhecerá factos interessantes e inéditos, poderá ter os melhores empregos, não se perderá facilmente, pois saberá interpretar informações e até pode evitar sarilhos.
- Meu irmão, se você ainda não conhece as vantagens da leitura, não é de resposta urgente que precisa. Precisa de começar a ler. As vantagens virão automaticamente.
 |
Você sabia que
ler faz bem à saúde? Apenas seis minutos de leitura silenciosa diária são suficientes para equilibrar a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular.
|
- Em grupos de 4 formandos, releiam as respostas acima, discutam as questões apresentadas e, depois, partilhem as vossas ideias com a turma.
- Acham que o candidato ao exame de admissão que fez este pedido gosta de ler? Porquê?
- Honestamente falando, neste grupo em que estão sentados, quantos de vocês gostam de ler? Quantos livros completos leram neste ano? Porquê?
- Como acham que poderiam melhorar os vossos níveis de leitura?
- Concordam com o indivíduo que disse que o candidato não precisava de resposta urgente sobre as vantagens de leitura, mas sim de começar a ler? Porquê?
- O que acham sobre o nível de leitura nas nossas escolas e comunidades: alto ou baixo? Porquê?
- O que devemos fazer para despertar o gosto pela leitura nas nossas escolas e comunidades?
- Como futuro professor (que irá ensinar as crianças a ler), acha que poderá levar a cabo tal actividade, sem que tenha o gosto pela leitura?
- O que fará, a partir de hoje, para vir a ser um bom professor no ensino de leitura?
- Algumas pessoas não gostam de ler e até mesmo os alunos, se o fazem, por vezes, é por obrigação. O que se pode fazer na escola, para se despertar o gosto pela leitura?
Para despertar o gosto pela leitura, o professor deve:
- ser um bom exemplo de leitor para os seus alunos e falar na sala de aulas sobre livros por si lidos;
- diversificar as actividades de leitura na sala de aulas;
- usar material de leitura acessível ao nível de leitura dos alunos;
- organizar uma biblioteca escolar ou da turma, ou mesmo um canto-biblioteca. O professor pode ter um cesto na sala de aulas para colocar livros, semanalmente para sua turma. Também pode incentivar os seus alunos para trazerem livros ou revistas de casa para apetrechar o canto-biblioteca ou trocar entre colegas;
- criar sessões de leitura semanal ou quinzenal, servindo ele ou alguns alunos de leitor modelo de textos de diferentes obras ou de uma obra inteira;
- realizar jogos de leitura em grupo:
- um aluno lê um texto e os restantes membros do grupo acompanham atentamente;
- o aluno que tiver lido ou um dos alunos que acompanhava a leitura faz perguntas aos colegas para verificar a compreensão do texto.
O exercício pode repetir-se com a leitura e respostas a perguntas de outros membros do grupo.
Sugestões de actividades para o desenvolvimento do gosto pela leitura
- promover uma sessão de leitura informativa de imagens, esculturas, quadros de artes, revistas ou jornais usados, números, tabelas, gráficos, etc;
- realizar actividades simultâneas de leitura-audição-produção escrita e produção escrita-leitura-audição;
- criar oficinas de leitura nas quais as crianças inventam, contam e lêem histórias e outros tipos de textos;
- trocar opiniões com os alunos, colegas e encarregados de educação sobre os textos/livros lidos e ou conhecidos pela turma;
- adaptar, com os alunos, um livro a uma peça teatral ou a uma banda desenhada;
- organizar “clubes de leitura” regulares e calendarizados, em que os alunos, em pequenos grupos, lêem e conversam sobre temas ou livros que eles próprios escolheram;
- organizar competições/concursos de leitura entre duas ou mais turmas da mesma classe ou ciclo dentro da escola ou da ZIP, em que os alunos lêem e elaboram perguntas para os adversários responderem, entre outras actividades.
Sugestões de actividades para a verificação da leitura como uma prática sócio-cultural
Os alunos ou os formandos podem procurar saber as razões pelas quais algumas pessoas gostam de ler e outras não gostam, ou mesmo se elas têm ou não material para ler.
Actividade: Pesquise na comunidade sobre pessoas leitoras e não leitoras de textos, sem se importar com a língua.
Objectivos:
- Identificar na comunidade, pessoas leitoras e não leitoras de todas as idades e de ambos os sexos (raparigas/mulheres; rapazes/homens; jovens/adultos), independentemente da língua.
- Elaborar o roteiro da entrevista com base nas seguintes sugestões:
Preparação da actividade:
1. O formador orienta a elaboração colectiva do roteiro da entrevista para o registo das informações a recolher, sem discriminação da língua:
A. Pessoas leitoras
- Sexo, Idade, Ocupação?
- O que costuma ler?
- Qual é a língua local mais usada?
- Os textos que tem lido, em que línguas estão escritos?
- Por que lê?
- Quando lê?
- Qual é a importância da leitura na vida de um adulto?
|
B. Pessoas não leitoras
- Sexo, Idade, Ocupação?
- Por que não lê?...
- Os vossos pais foram alfabetizados?. Em que língua?
|
Nota: Na realização deste trabalho de pesquisa não se esqueçam de garantir a equidade de género e a indicação da idade dos entrevistados.
2. Partilhem, na turma, os resultados da pesquisa.
Avaliação da actividade:
O formador e a turma devem considerar a apresentação, a descrição dos entrevistados e o conteúdo das informações.
NOTA: Nas aulas de leitura e interpretação de textos, os alunos, para além de responderem às perguntas que lhes são feitas pelo professor, também devem ser orientados a fazê-las aos seus colegas. Quando os alunos aprendem a fazer perguntas resultantes da sua reflexão, as suas habilidades de compreensão e de interpretação da leitura melhoram.
As perguntas devem requerer que os alunos pensem de diversas maneiras, especialmente fazendo conexões com os outros conhecimentos e avaliando as informações novas.
Assista à Videoaula
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual