Depois de os alunos terminarem a fase da iniciação à leitura, esta continua a ser praticada nos diferentes ciclos de ensino. Por isso, o professor deve estimular a sua realização, através da aplicação das diferentes modalidades, por etapas de progressão.
Os alunos precisam de ter uma razão para ler um dado texto. Daí que seja importante a motivação inicial para a leitura, ou seja, despertar o interesse e a necessidade de ler para apreender e recriar a mensagem e, se necessário, contar o que leram, falar e/ou escrever sobre o que leram. Esta motivação inicial pode ser estimulada através de uma conversa prévia sobre os conhecimentos que os alunos têm sobre o tema, o título, o conteúdo e até sobre a utilidade da informação veiculada no texto.
Progressão da leitura
As actividades de leitura devem ser orientadas de acordo com a proficiência dos alunos. Para o efeito, a progressão da leitura pode ser feita da seguinte maneira:
Na primeira etapa, os alunos devem fazer uma leitura oral coral. Nesta fase, os alunos acompanham a leitura do professor, ou seja, lêem textos através da repetição, porque ainda estão a adquirir as técnicas de leitura. Os textos seleccionados para a leitura devem ser curtos, de fácil compreensão e com palavras maioritariamente compostas por sílabas de fácil leitura (sílabas simples), como por exemplo, o texto seguinte:
TEXTO A
![]() |
O Tito e a Lila O Tito toma o sumo. A Lila come a papaia. Tito – Lila, essa papaia é boa? Lila – Sim. Esta papaia é boa e só ficou a metade. Tito – Eu só tomei sumo, Lila. Peço um bocado de papaia, por favor! Lila – Come, é muito saborosa! Tito – Muito obrigado, Lila. in Livro-caderno do aluno- 2.ª classe |
Na segunda etapa, o aluno poderá praticar, a par da leitura coral, a leitura oral individual e a leitura dialogada. Nesta fase, os alunos já adquiriram as técnicas de leitura, por isso, já as podem praticar, dependendo do objectivo que se pretende alcançar em cada aula. De referir que, por se tratar de uma fase de consolidação e de desenvolvimento das habilidades de leitura, os textos devem permitir a aplicação das diferentes técnicas de leitura, isto é, devem ser um pouco mais complexos. A título de exemplo, veja o texto:
TEXTO B
Só na terceira etapa é que o aluno faz uma leitura silenciosa porque já terá desenvolvido as habilidades de leitura previsíveis. Os textos seleccionados para a leitura devem apresentar um nível de exigência um pouco maior quanto ao nível vocabular e à estrutura sintáctica, como no exemplo abaixo:
TEXTO C
O fio de água
Num dos cumes da montanha, na vertente mais escarpada, vivia um pequeno fio de água, límpido e brilhante como cristal. Era alimentado pelas chuvas e pelos orvalhos da madrugada e, à medida que ia crescendo, gostava de escorregar-se pelas penedias, em direcção às campinas. Durante o seu alegre correr, iam-se-lhe juntando outros fios de águas traquinas e inocentes como ele, e, lá pelos meados da encosta, já formava um belo ribeiro que, aos poucos e poucos, procurava arranjar o seu leito, espreguiçando-se entre rochas e calhas de penedos. Anos e anos beijou o belo ribeiro os sítios por onde corria e acariciou as pedras por onde deslizava e as que albergava no fundo. Foi-as arredondando à força de carinhos e quase lhes insuflou um pouco da sua própria vida.
in CARNEIRO e PINTO Bambi 3- Língua Portuguesa
![]() |
Actividade 2 |
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual