![]() |
Reflexão 13 |
TEXTO 1
Amor
Amor. Tão pequena, esta palavra. Palavra bela, preciosa. Sentimento forte e inacessível. Quatro letras apenas, gerando todos os sentimentos do mundo. As mulheres falam de amor. Os homens falam de amor. Amor que vai, amor que vem, que foge, que se esconde, que se procura, que se encontra, que se preza, que se despreza, que causa ódios e acende guerras sem fim. No amor, as mulheres são um exército derrotado, é preciso chorar. Depor as armas e aceitar a solidão. Escrever poemas e cantar ao vento para espantar as mágoas. O amor é fugaz como a gota de água na palma da mão.
in Paulina Chiziane, Niketche: Uma história de poligamia, 2002
TEXTO 2
Estou completamente cansado de pessoas que só pensam numa coisa: queixar-se e lamentar-se num ritual em que nos fabricamos mentalmente como vítimas. Choramos e lamentamos, lamentamos e choramos. Queixamo-nos até à náusea sobre o que os outros nos fizeram e continuam a fazer. E pensamos que o mundo nos deve qualquer coisa. Lamento dizer-vos que isto não passa de uma ilusão. Ninguém nos deve nada. Ninguém está disposto a abdicar daquilo que tem, com a justificação de que nós também queremos o mesmo. Se quisermos algo temos que o saber conquistar. Não podemos continuar a mendigar, meus irmãos e minhas irmãs.
in Mia Couto, ‘E Se Obama Fosse Africano?’, 2009
Na realização do trabalho proposto na Reflexão 13, podem ter usado as duas modalidades de leitura a saber:
A leitura silenciosa é individual, feita em silêncio, mentalmente, sem interferência dos órgãos vocais e sem mexer os lábios. Pode ser praticada a partir da 3.ª classe, altura em que os alunos terão alguma fluência na leitura. Esta modalidade é feita com a finalidade de facilitar a apreensão da informação ou compreensão da mensagem veiculada no texto, para além de servir como preparação da leitura oral, devendo o professor recomendar aos alunos que:
O momento da aula em que os alunos lêem em silêncio depende da complexidade do que vão ler, quer se trate de uma imagem, de um texto, quer de outro tipo de material. Por isso, para obter melhores resultados da leitura silenciosa, o professor deve diferenciar textos simples ou fáceis de textos complexos ou difíceis.
Leitura silenciosa de textos simples
Para o caso de textos simples, o professor propõe a leitura silenciosa, logo no começo da aula, de maneira a que a primeira interacção com a informação seja feita pelo aluno. Assim, cada aluno activa os conhecimentos que tem sobre o tema e procura compreender a nova informação. Depois desta leitura, o professor faz perguntas, ou pede uma apresentação livre ou espontânea.
Leitura silenciosa de textos complexos
Na leitura de textos complexos, o professor propõe a leitura silenciosa, primeiro. Durante a leitura, sempre que se deparar com uma palavra desconhecida, o aluno deve procurar entender o significado da mesma a partir do contexto, a fim de evitar interrupções para a procura de significados em dicionários. Findo isto, o professor orienta a leitura oral, seguida de interpretação parcelar com toda a turma.
A leitura oral é feita com a intervenção da voz, por outras palavras, a leitura em voz alta. É usada para o treino de fluência, ritmo, entoação e dicção. Esta leitura pode ser individual, coral, dialogada e expressiva.
Quadro síntese das modalidades e técnicas de leitura
Modalidades | Técnicas | Caracterização | Vantagens |
---|---|---|---|
Silenciosa | Integral |
É uma leitura completa de um texto sem menosprezar qualquer segmento ou palavra. É mais usada na generalidade das situações da vida corrente e na apreciação de textos literários. |
Deve-se ter em conta que esta técnica proporciona menos variabilidade dos textos. |
Selectiva | É uma leitura em que se procura captar com rapidez o essencial, deixando de lado os pormenores. É usada na procura de informações e na consulta de obras. Em função do objectivo, apresenta duas variantes:
|
Deve-se ter em conta que esta técnica proporciona fidelidade da mensagem. |
|
Oral | Coral |
É uma leitura em que um grupo ou turma lê o texto ao mesmo tempo. É muito usada em fase da aquisição da leitura literal. |
Deve-se ter em conta que esta técnica minimiza o esforço individual, dá lugar a uma entoação pouco natural e traz o risco de os alunos decorarem, em vez de ler o texto após algumas repetições. |
Individual |
É realizada por um aluno, de cada vez, com o objectivo de treinar a entoação, a dicção, a articulação, o ritmo e a respiração. |
O professor deve ter em conta que, nesta leitura, o aluno deve evitar o movimento da cabeça, apenas percorrer o texto com os olhos; deve comentar sobre as palavras mal pronunciadas no fim de cada período; o aluno deve repetir a leitura, corrigindo as palavras mal pronunciadas. |
|
Dialogada | É realizada em forma de diálogo, isto é, por alunos correspondentes às personagens ou intervenientes do texto, numa situação de alternância de vez, ou seja, cada aluno lê de cada vez, a parte correspondente ao papel que desempenha no texto. |
|
|
Expressiva | É uma leitura individual em que se procura fazer compreender, pela expressão e pela entoação, os pensamentos, os sentimentos ou os propósitos apresentados por um texto e a importância das palavras para a correspondente apreensão. |
Deve-se ter em conta que, nesta técnica, os textos devem estar ajustados às possibilidades do leitor, quer quanto ao assunto, quer quanto à linguagem. |
Nota: A leitura silenciosa avalia o nível de compreensão do texto lido, ao passo que a leitura oral avalia as pausas (respeito à pontuação), entoação, a dicção, o ritmo... (veja o Anexo)
![]() |
Actividade 1 |
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual