![]() |
Reflexão 12 |
O Enigma
Era no começo do verão. O calor apertava e a pobre Paula, apesar do peso do seu amo, corria como cavalo a trote, espicaçada pelo mosquedo. Apiedado do animal, que suava por quantas juntas tinha, ia-lhe dando fartos bocados da bola do farnel para lhe espevitar as forças. Mas quanto mais comia, mais Paula bufava até que caiu morta, a espumar. O vilão chorou a sua má sorte e ali passou a noite a velar a fiel companheira das suas andanças, seu único bem e senhorio.
in Aprender a comunicar: 6.ª classe
Nota: Esteja preparado para apresentar o seu texto, explicando as opções que fez e como elas se irão adequar à classe.
Para consubstanciar as ideias apreendidas ao responder às perguntas acima, leia o texto a seguir sobre o tema em estudo.
Leitura
A leitura consiste em decifrar os símbolos da linguagem escrita, para lhes conferir correspondência com os sons que representam em dar significado às palavras, às frases e ao texto escrito. A leitura implica fazer a integração da informação textual prévia, fazer inferências, prever informação, questionar, etc., sem, contudo, distorcer o sentido do texto.
No ensino-aprendizagem da leitura, o professor deve saber que a leitura, tanto apresenta pré-requisitos, como consequências. Por um lado, a leitura é uma actividade que deve ter em conta o nível de desenvolvimento físico e mental do aluno, o tipo de estímulos recebidos, tais como o acesso ao material escrito, a interacção com os falantes da língua de ensino, a audição ou a exposição aos discursos orais, no contexto escolar, familiar ou social e o interesse dos alunos pela leitura. Por outro lado, ela abre as portas para a mobilidade social com a possibilidade que se tem de aprender ao longo da vida, adquirindo, através da leitura, outros conhecimentos importantes para a condição humana. E, para que o aluno esteja motivado para execução desta actividade, o professor deve observar os princípios seguintes:
![]() |
Saiba Mais |
Aprofunde seu conhecimeto. Assista ao vídeo.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual