Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e de Interpretação de Textos

Aula 1 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e de Interpretação de Textos

Reflexão 12
  1. Recorrendo à Técnica Vire e fale, discuta as questões seguintes:
  2. Agora leia, com atenção, o seguinte texto e faça uma reflexão, a partir do que se sugere em 3.
  3. O Enigma

    Era no começo do verão. O calor apertava e a pobre Paula, apesar do peso do seu amo, corria como cavalo a trote, espicaçada pelo mosquedo. Apiedado do animal, que suava por quantas juntas tinha, ia-lhe dando fartos bocados da bola do farnel para lhe espevitar as forças. Mas quanto mais comia, mais Paula bufava até que caiu morta, a espumar. O vilão chorou a sua má sorte e ali passou a noite a velar a fiel companheira das suas andanças, seu único bem e senhorio.

    in Aprender a comunicar: 6.ª classe


  4. Recorrendo ao princípio Pensar-Partilhar-Apresentar, realize as actividades propostas.

Nota: Esteja preparado para apresentar o seu texto, explicando as opções que fez e como elas se irão adequar à classe.


Para consubstanciar as ideias apreendidas ao responder às perguntas acima, leia o texto a seguir sobre o tema em estudo.

Leitura

A leitura consiste em decifrar os símbolos da linguagem escrita, para lhes conferir correspondência com os sons que representam em dar significado às palavras, às frases e ao texto escrito. A leitura implica fazer a integração da informação textual prévia, fazer inferências, prever informação, questionar, etc., sem, contudo, distorcer o sentido do texto.

No ensino-aprendizagem da leitura, o professor deve saber que a leitura, tanto apresenta pré-requisitos, como consequências. Por um lado, a leitura é uma actividade que deve ter em conta o nível de desenvolvimento físico e mental do aluno, o tipo de estímulos recebidos, tais como o acesso ao material escrito, a interacção com os falantes da língua de ensino, a audição ou a exposição aos discursos orais, no contexto escolar, familiar ou social e o interesse dos alunos pela leitura. Por outro lado, ela abre as portas para a mobilidade social com a possibilidade que se tem de aprender ao longo da vida, adquirindo, através da leitura, outros conhecimentos importantes para a condição humana. E, para que o aluno esteja motivado para execução desta actividade, o professor deve observar os princípios seguintes:

  1. escolher temas que possam fazer o aluno reflectir, tendo em conta o seu nível de escolaridade e do conhecimento linguístico, a sua natureza e interesse;
  2. levar os alunos a compreender que é pertinente conhecer as palavras-chave para o entendimento global de um texto;
  3. utilizar diferentes tipos de textos, a saber: narrativos, didácticos, informativos, poéticos, incluindo textos não corridos, como tabelas, gráficos, listas, instruções e receitas, retirados de diferentes fontes, como manuais, revistas, jornais, guias e catálogos;
  4. proporcionar aos alunos frequentes audições de bons modelos de leitura (noticiários, discursos, leitura do professor, de outros alunos que leiam bem e gravações);
  5. criar oportunidades de leituras individuais e partilhadas, discussões e interpretação textual.

Saiba Mais

Aprofunde seu conhecimeto. Assista ao vídeo.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual