Módulo 4 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Aula 5 | Sugestões Metodológicas

Para obter sucesso da leitura e da escrita, o professor deve usar as técnicas já citadas (a cópia, o ditado, a redacção, etc), seguindo os passos para a execução e avaliação de cada uma delas.

Para orientar uma aula de redacção, o professor poderá proceder do seguinte modo:


Actividade 13

Em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género na sua constituição), planifiquem e simulem uma aula de redacção para uma turma da 4ª classe. Prestem atenção aos passos sugeridos para esta actividade e procurem inovar com o uso de técnicas participativas.


Algumas sugestões para a produção de um texto com a pontuação correcta

Todo o tipo de texto só é compreensível, se tiver boa colocação dos sinais de pontuação e a acentuação, que conduzam a uma leitura oral expressiva.

A pontuação é expressa através da altura da voz, das pausas maiores ou menores e pelo ritmo da fala ou da leitura do texto.

Para ensinar a pontuação, o professor pode:

A pontuação e o emprego de letra maiúscula

Acentuação

É um fenómeno relacionado com a intensidade em que as sílabas se apresentam quando pronunciadas, podendo ser de maior (tónicas) ou menor (átonas) dicção.


Actividade 14

Em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género na sua constituição), cada grupo elabore um plano de aula para a consolidação dos conteúdos relacionados com a pontuação e acentuação e simule-no, considerando as propostas de exercícios a seguir:

1. Coloque os sinais de pontuação nas frases que se seguem:

2. Acentue as palavras seguintes, de acordo com as regras aprendidas

Correcção da produção escrita

A correcção da ortografia deve ser usada como instrumento de aprendizagem, ajudando o aluno a reconstruir os seus textos, a desenvolver a capacidade de pensar, a participar e construir o seu universo crítico.

Como lidar com as dificuldades mais frequentes dos alunos na escrita:

O professor pode:

Na correcção de trabalhos, o professor pode recorrer a modalidades diferentes, podendo a correcção ser:

Nota: Os alunos aprendem mais quando têm oportunidades diversificadas de leitura e escrita tanto na escola quanto em casa.

Os professores do ensino primário que gostam de ler e escrever conseguem ensinar melhor os seus alunos e tornam-se modelos a serem seguidos.


Actividade 15

Em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género) e usando a técnica de Mesa Redonda, realizem as actividade que se seguem:

A senhora Maria é professora do ensino primário e lecciona a 4ª classe há 10 anos. Na correcção de uma redacção feita pelos seus alunos, notou que cerca de 50% dos seus alunos apresentavam dificuldades ortográficas em palavras com “rr”, “mp/mb”, “nt”, “asa”.

Com base nos casos de erros apresentado acima:

  1. Qual seria a vossa atitude perante estes erros?
  2. Sugiram formas de remediação deste tipo de problemas ortográficos.

Antes de realizar as actividades indicadas, consultem o Módulo V do Manual de Psicopedagogia. sobre Educação Inclusiva.


Auto-avaliação

Trabalho Independente

Prezado formando, após os estudos realizados neste módulo, produza uma síntese reflexiva sobre o módulo, num máximo de três páginas. Usando as suas próprias palavras, destaque os seguintes pontos:


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual