Aula 5 | Sugestões Metodológicas
Para obter sucesso da leitura e da escrita, o professor deve usar as técnicas já citadas (a cópia, o ditado, a redacção, etc), seguindo os passos para a execução e avaliação de cada uma delas.
Para orientar uma aula de redacção, o professor poderá proceder do seguinte modo:
- Apresenta o tema ou pede aos alunos para proporem um tema (por exemplo: Os efeitos da desertificação).
- Coloca perguntas para exploração do tema proposto. Por exemplo; já ouviu falar da desertificação? O que é? Dê exemplos de desertos que conhece. O que pode criar a desertificação? Que problemas podem advir desse fenómeno? O que se pode fazer para minimizar o fenómeno? Que medidas podem ser tomadas para a sua prevenção?
- Orientar a turma para a organização das ideias, através de perguntas.
- Orientar os alunos para, de forma individual, produzirem o texto; chamando atenção para que as ideias sejam claras, coesas e observando as regras da ortografia e pontuação.
- Circular, fazendo acompanhamento dos alunos, de carteira em carteira, ajudando sempre que necessário.
- No fim, corrigir o trabalho, de acordo com a modalidade de correcção previamente seleccionada.
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Actividade 13 |
Em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género na sua constituição), planifiquem e simulem uma aula de redacção para uma turma da 4ª classe. Prestem atenção aos passos sugeridos para esta actividade e procurem inovar com o uso de técnicas participativas.
Algumas sugestões para a produção de um texto com a pontuação correcta
Todo o tipo de texto só é compreensível, se tiver boa colocação dos sinais de pontuação e a acentuação, que conduzam a uma leitura oral expressiva.
A pontuação é expressa através da altura da voz, das pausas maiores ou menores e pelo ritmo da fala ou da leitura do texto.
Para ensinar a pontuação, o professor pode:
- seleccionar um texto e lê-lo em voz alta, respeitando as pausas, para que os alunos percebam o emprego da pontuação usada;
- escrever o texto no quadro sem pontuação, marcando os espaços para a sua colocação;
- orientar os alunos para adicionarem os sinais de pontuação nos espaços marcados;
- orientar a turma para fazer a leitura em voz alta de modo a corrigir a pontuação;
- orientar a cópia do texto final no caderno individual;
- elaborar novas frases usando os diferentes sinais de pontuação;
- realizar a correcção coletiva em pares.
A pontuação e o emprego de letra maiúscula
Acentuação
É um fenómeno relacionado com a intensidade em que as sílabas se apresentam quando pronunciadas, podendo ser de maior (tónicas) ou menor (átonas) dicção.
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Actividade 14 |
Em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género na sua constituição), cada grupo elabore um plano de aula para a consolidação dos conteúdos relacionados com a pontuação e acentuação e simule-no, considerando as propostas de exercícios a seguir:
1. Coloque os sinais de pontuação nas frases que se seguem:
- Lá ao cimo _____ vocês têm que virar à direita e depois _____ mais à frente _____ junto à Escola Secundária Samora Machel _____ vêem logo o complexo desportivo _____
- Muitos parabéns _____ Não havia papéis no chão e o jardim estava limpíssimo _____
- Alguém sabe o que é a educação cívica _____
- O Flávio e a Amélia vêm sempre de autocarro _____ por isso fazem pouco exercício físico ___
2. Acentue as palavras seguintes, de acordo com as regras aprendidas
- Apos o notavel exito obtido no primeiro espectaculo publico, o grupo coral da nossa escola voltara a exibir-se no auditorio da Municipal.
- A D. Lucilia, de-nos a sua opinião acerca desta musica.
- Ha dias visitamos o museu etnografico da nossa cidade e gostamos imenso.
Correcção da produção escrita
A correcção da ortografia deve ser usada como instrumento de aprendizagem, ajudando o aluno a reconstruir os seus textos, a desenvolver a capacidade de pensar, a participar e construir o seu universo crítico.
Como lidar com as dificuldades mais frequentes dos alunos na escrita:
O professor pode:
- registar as dificuldades significativas de cada aluno/turma, no caderno de desempenho;
- analisar as causas das dificuldades;
- dependendo da dificuldade, apagar e reescrever as palavras, elaborar frases com essas palavras, construir famílias de palavras; fazer jogos de identificação ou de reconhecimento das palavras em contextos diversos, associar as palavras quanto ao significado.
Na correcção de trabalhos, o professor pode recorrer a modalidades diferentes, podendo a correcção ser:
- Individual presencial – o professor corrige os trabalhos apenas na presença do aluno que os produziu e indica de forma positiva os pontos onde o aluno precisa melhorar.
- Individual à distância – o professor corrige os trabalhos na ausência do aluno.
- Autocorreção – o aluno corrige os seus erros seguindo o modelo fornecido pelo professor.
- Mútua – os alunos trocam entre si os trabalhos para corrigi-los de forma colaborativa.
- Durante a correção o professor deve:
- Riscar a palavra errada e escrever a correcta com uma tinta diferente;
- Dar orientações para escrever as palavras correctas até no máximo de três vezes;
- Verificar os desvios mais cometidos pelos alunos da turma e orientar o estudo da palavra com actividades como:
- escrever no quadro de forma correcta;
- formar família de palavras;
- explicar a respectiva regra ortográfica, caso seja oportuno.
- Orientar todos os alunos à leitura e à cópia das palavras correctas.
- Elaborar pequenas frases empregando as palavras aprendidas.
Nota: Os alunos aprendem mais quando têm oportunidades diversificadas de leitura e escrita tanto na escola quanto em casa.
Os professores do ensino primário que gostam de ler e escrever conseguem ensinar melhor os seus alunos e tornam-se modelos a serem seguidos.
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Actividade 15 |
Em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género) e usando a técnica de Mesa Redonda, realizem as actividade que se seguem:
A senhora Maria é professora do ensino primário e lecciona a 4ª classe há 10 anos. Na correcção de uma redacção feita pelos seus alunos, notou que cerca de 50% dos seus alunos apresentavam dificuldades ortográficas em palavras com “rr”, “mp/mb”, “nt”, “asa”.
Com base nos casos de erros apresentado acima:
- Qual seria a vossa atitude perante estes erros?
- Sugiram formas de remediação deste tipo de problemas ortográficos.
Antes de realizar as actividades indicadas, consultem o Módulo V do Manual de Psicopedagogia. sobre Educação Inclusiva.
Auto-avaliação
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Trabalho Independente |
Prezado formando, após os estudos realizados neste módulo, produza uma síntese reflexiva sobre o módulo, num máximo de três páginas. Usando as suas próprias palavras, destaque os seguintes pontos:
- As aprendizagens significativas adquiridas durante o estudo do módulo.
- Osaspectos que ainda precisa de consolidar para a sua prática como professor.
- Outras técnicas de ensino de leitura e escrita que podem ser usadas para tornar as aulas mais participativas, além daquelas abordadas no módulo.
- Descreva uma das técnicas, detalhadamente e inclua: o nome, os objetivos, as etapas de desenvolvimento, o conteúdo a ser trabalhado e a forma de avaliação.
Assista à Videoaula
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual