Módulo 4 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Aula 4 | Leitura e Escrita de Desenvolvimento

Reflexão 11

Tomando como base as vossas experiências de alunos e o conhecimento em relação às dificuldades de muitos alunos na competência da leitura e da escrita, em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género na sua constituição), discutam e apresentem, em plenária, os pontos de vista sobre:

  1. Dificuldades mais comuns experimentadas na aprendizagem da leitura e escrita na educação primária e de adultos;
  2. Os momentos em que sentiram mais dificuldades para a escrita de uma palavra: no ditado, na redacção ou nos testes;
  3. A contribuição do contacto com o texto escrito na aprendizagem da ortografia; Justifiquem as vossas respostas.

Terminada a fase de leitura e escrita iniciais, ou seja, a aprendizagem de todo o alfabeto e todas as combinações fonéticas, as actividades de leitura e escrita continuam no 2.º e 3.º ciclos, com mais enfoque na ortografia, como forma de dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades e competências já adquiridas.

Os factores que favorecem a aprendizagem da ortografia estão relacionados com a exposição do aluno à língua escrita, frequência do aparecimento das palavras complexas, regularidade da notação ortográfica e contacto frequente com actividades de leitura. É por isso que é muito importante o contacto com a escrita ainda na idade pré-escolar.


A ortografia

A ortografia é a escrita das palavras segundo as normas oficialmente estabelecidas. As técnicas do ensino-aprendizagem da ortografia são: a leitura, a cópia, o ditado, a redacção, os resumos, as sínteses, a ordenação de palavras para formar frases, para produzir e/ou para completar histórias, jogos de palavras ou palavras cruzadas, entre outras. Para escrever bem, é preciso ler bem. Os professores que lêem e escrevem sempre na sala de aulas com os seus alunos conseguem ensinar melhor.

A cópia é a transcrição de um texto, que funciona nas condições seguintes:


Ditado

O ditado é um exercício de escrita a partir de modelos ouvidos e é utilizado na consolidação e aquisição da velocidade na escrita.

Dependendo dos procedimentos e dos propósitos, o ditado pode assumir diferentes modalidades, nomeadamente:

O ditado pode tomar as seguintes formas:

  1. ditado de um ou parte de um texto;
  2. ditado de palavras soltas e conhecidas;
  3. ditado de frases;
  4. ditado-cópia ou com livro aberto;
  5. ditado-mudo, quando através de imagens, o aluno escreve os seus nomes, a título de exemplo, pode-se ver o último exercício da pág,138 “Vamos ler e escrever” (livro- caderno) Língua Portuguesa 1ª classe. 2016.).

Passos para a preparação da cópia e do ditado

Para que as actividades de cópia e de ditado alcancem os objectivos desejados, devem ser previamente preparadas segundo passos como os que a seguir se apresentam:

1.º Passo – Leitura, análise e interpretação do texto seleccionado para o efeito.

TEXTO

Os dois cabritinhos

Um dia, dois cabritos encontraram-se no meio de uma ponte muito comprida e muito estreita, onde só podia passar um cabrito de cada vez.

– Deixas-me passar? Perguntava um cabrito.

– Tu é que deves deixar-me passar - dizia o outro.

– Eu sou mais velho, por isso, deves deixar-me passar primeiro.

– Não, tu é que deves deixar passar os mais novos.

Como não se entendiam, cada um sentou-se no seu lado da ponte. Quando já estavam muito cansados, apareceu o coelho que lhes perguntou o que se passava. Depois de os ouvir, o coelho aconselhou-os, dizendo: “cabritinho, passe para cá”. O cabrito mais novo agachou-se e o cabrito mais velho saltou para o outro lado. Os dois cabritos continuaram a sua viagem.

Passos & Tembe (Adaptado)


  1. Leitura silenciosa do texto pelos alunos;
  2. Leitura do texto pelo professor;
  3. Durante a leitura do professor, os alunos devem manter os seus livros fechados e seguirem-no atentamente.

  4. Interpretação do texto.
  5. O professor pode fazer perguntas tais como:

    – De que animais fala o texto?

    – Alguém tem cabritos em casa?

    – Onde se encontraram os dois cabritos?

    – Como era a ponte?

    – Porque é que o cabrito mais novo se agachou?

    – O que é que nos ensina esta história?

    As perguntas devem ser sempre dirigidas à turma e as respostas devem ser individuais.

  6. Dramatização da história;
  7. Estudo do vocabulário;
  8. O professor lê o texto por unidades lógicas e pergunta aos alunos as palavras de difícil significação.

    O professor regista as palavras no quadro, à medida que elas forem surgindo, e orienta os alunos a descobrirem o seu significado.

    Exemplo:

    estreita – fina

    entenderam – comprenderam, perceberam

    agachou-se – baixou-se

  9. Leitura expressiva feita pelo professor;
  10. Leitura individual pelos alunos;
  11. Registo dos significados nos cadernos individuais dos alunos;

2.º Passo – Selecção e estudo ortográfico das palavras de difícil grafia

3º Passo – Leitura e cópia das palavras seleccionadas

A leitura é feita, primeiro na globalidade, depois em sílabas e, por fim, a sílaba difícil (destacada).

4º Passo – Leitura do texto pelos alunos

Os alunos lêem apenas as frases-objecto do ditado e cópia. Durante a leitura, o professor deve chamar a atenção dos alunos para a grafia das palavras.

Durante o ditado, é aconselhável que o professor permaneça no mesmo lugar, enquanto dita de forma pausada, por sequências lógicas, e em voz audível, para não distrair os alunos. Findo o ditado, o professor deve ler o texto todo, para que os alunos possam corrigir e ou completar as palavras em falta.

  1. O ditado pode ser corrigido pelo professor e/ou pelos alunos, aos pares, de forma colectiva e construtiva no quadro.
  2. Na correcção deve-se escrever a palavra correcta e evitar a visualização do erro pelo aluno.
  3. O professor pode usar outras técnicas participativas para promover uma escrita correcta.

Actividade 12
  1. Atentem ao texto abaixo.
  2. Em grupos de cinco formandos (observando a equidade de género na sua constituição), planifiquem e simulem uma aula de ditado para alunos da 5ª classe.
  3. Depois, façam a seguinte avaliação sobre as aulas apresentadas:
  4. Prevenção das doenças

    VACINAÇÃO

    A maneira mais eficaz de nos prevenirnos contra diversas doenças é a vacinação. Algumas dessas doenças são a poliomielite (paralisia infantil), a tuberculose, a tosse convulsa, o sarampo, a difteria, o tétano e a febre amarela.

    Ao vacinar-se, a pessoa passa a ter protecção e fica imunizada contra a doença. Muitas das vacinas devem ser tomadas nos primeiros dias de vida da criança na Unidade Sanitária.

    Mantém as tuas vacinas em dia!



Redacção

Na produção escrita são utilizadas várias estratégias, a saber:

A redacção individual consiste em o professor dar um tema e os tópicos para os alunos redigirem um texto, obedecendo a sua estrutura. A melhor redacção pode ser exposta na sala de aula ou na vitrine da escola.

A redacção colectiva consiste em, através de um tópico ou imagem, dados pelo professor, cada aluno elaborar no seu caderno individual uma frase. Depois, cada aluno lê a sua frase que será registada no quadro, para análise colectiva. De seguida, seleccionam-se as melhores frases que serão mantidas no quadro, a partir das quais, o professor irá orientar a sua organização, de modo a construir um texto com sentido que, por fim, será registado nos cadernos individuais.

Quanto à selecção dos temas, a redacção pode ser:

Redacção livre – consiste em que cada aluno escolha o assunto que quiser e desenvolvê-lo, seguindo a sua estrutura.

Redacção do tema dado pelo professor – consiste em que todos os alunos escrevam sobre o mesmo tema, orientados pelo professor.

Exemplo: A importância das eleições; O dia da independência nacional; A limpeza da nossa escola, etc.


Caligrafia

A caligrafia é um exercício de escrita que visa apresentar de forma estética e artística as letras, palavras, frases ou textos. É um exercício prático e repetido da escrita à mão que leva o aluno a escrever verificando o traço e o tamanho da letra e a ligação entre as letras. O aluno tem boa caligrafia, quando se pode ler perfeitamente o que escreve e com o traço manuscrito correcto.

No acto da escrita, o professor deve verificar e corrigir a forma como os alunos estão sentados, de modo a evitar problemas de saúde na coluna, no pescoço, nos braços, etc.

Para que os alunos tenham uma boa caligrafia, é necessário que o professor:


Sugestão de uma actividade de pesquisa para alunos da 6ª e 7ª classes

Para desenvolver o gosto pela leitura e escrita, é necessário uma interacção entre alunos e escritores locais e nacionais, através da organização de trabalho, de pesquisa e de conversa com estes.

Conversando com os/as nossas/os escritoras/es

Objectivos:

Desenvolvimento da actividade

Etapa 1: Realize pesquisa com os(as) alunos(as) sobre as autoras e autores nacionais.

Etapa 2: Pesquise na biblioteca ou no acervo de livros de literatura, se há livros desses autores.

Etapa 3: Seleccione, pelo menos, 8 autores nacionais, observando a equidade de género.

Etapa 4: Motive os(as) alunos(as) a lerem as obras. Esta beleça um momento, a cada semana, para eles comentarem e se familiazar com os trechos da obra lida. Solicite que, ao longo da leitura, os alunos registem perguntas, trechos interessantes ou quaisquer questões no caderno.

Etapa 5: Convide as(os) autores para visitarem a escola, a fim de conversarem com os(as) alunos(as). Preferencialmente, um encontro com cada autor(a).

Etapa 6: Planifique com os(as) alunos(as) como se fará a conversa: quais os assuntos e/ou perguntas serão feitas para o(a) convidado(a). Priorize questões relacionadas com o processo de escrita (como começou a escrever, onde ele prefere escrever, por que escreve, vantagens e desvantagens de ser escritor(a)...), vida escolar (como era a escola na sua época, que tipo de aluno(a) era, de que matérias mais gostava...), experiências de leitura (qual o primeiro livro que leu, qual o livro preferido, o pior livro que leu, onde gosta de ler....).

Além disso, escolham o local e o horário da conversa. Definam quem irá receber o(a) convidado/a, convide um membro de Direcção da escola para estar presente.

Etapa 7: Discuta com os(as) alunos (as) sobre as conversas tidas com os(as) autores(as) e proponha que os(as) alunos(as) escrevam um texto a partir do seguinte tema: MINHA VIDA DE ESCRITOR(A), no qual eles imaginam-se escritores(as) e contam como seria essa vida e sobre que tema escreveriam.

Avaliação da actividade

O professor poderá discutir com os(as) alunos(as) como foi a actividade e fazer com que eles(as) compartilhem com os(as) colegas os textos produzidos.

Além disso, poderia produzir um varal de textos em cada sala de aula, de modo que os textos expostos os remetam à experiência vivenciada, sempre que olhem para eles.

Na sequência dessa actividade, o professor pode pedir que os alunos escrevam uma pequena história e partilhem na aula com os colegas e em casa com a sua família. Os alunos podem até ilustrar também a sua história no caderno ou em cartazes.

A criatividade, o prazer pela escrita e a oralidade são elementos importantes que serão desenvolvidos na actividade.


Saiba Mais

Faça um domino de palavra e experimente formas diferentes de estimular a aprendizagem dos alunos.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual