Aula 2 | Oralidade na Iniciação da Leitura e da Escrita
Após a aquisição do vocabulário básico, ou seja, quando os alunos já entendem o que os outros dizem e se expressam oralmente em língua portuguesa, inicia-se a aprendizagem da leitura e da escrita. Nesta etapa, o desenvolvimento da oralidade deve fazer-se na interligação e no acompanhamento das actividades de leitura e de escrita, cujos pontos de partida e de chegada são a frase. Deste modo, o professor pode planificar e orientar as actividades, tais como:
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Actividade 4 |
Com base na figura abaixo:
- com o colega mais próximo, planifiquem uma actividade para a selecção da palavra-chave para a introdução da letra “b”, na 1.ª classe, seguindo as actividades acima apresentadas;
- troquem o vosso plano com outros dois colegas e discutam as semelhanças e as diferenças entre os vossos planos;
- depois da aula, elabore, individualmente, um plano para a introdução de outra letra na 1.ª classe.
Etapa da oralidade na consolidação da leitura e da escrita
A oralidade pode ser usada para a consolidação da leitura e da escrita, através das seguintes actividades:
- observação da realidade (jardim, horta/ pomar ou recinto escolar);
- observação da realidade expressa em desenho e gravura;
- sistematização de frases relacionadas com diferentes situações;
- selecção de frases relacionadas com o material linguístico a ser lido e escrito;
- exploração do vocabulário;
- realização de exercícios para a descoberta, leitura e escrita de novas palavras;
- realização de exercícios estruturais de formação e de escrita de novas frases;
- realização de jogos de compreensão e expressão orais;
- dramatização de cenas.
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Actividade 5 |
Com o seu colega mais próximo, observem a figura abaixo e proponham:
- actividades para a exploração de vocabulário e produção de frases;
- exercícios que conduzam à descoberta de novas palavras.
Etapa de oralidade no desenvolvimento da leitura e da escrita
A oralidade pode ser usada para o desenvolvimento da leitura e da escrita, através das seguintes actividades:
- conversa sobre uma situação relacionada com o tema da aula (o professor pode criar uma situação de conversa com os alunos, em que estes podem contar histórias, falar das suas vivências, músicas e danças relacionadas com o tema);
- interpretação de frases de diferentes tipos (teatro de fantoches);
- realização de exercícios estruturais de substituição, transformação e completamento;
- relato de acontecimentos vividos, observados ou ouvidos;
- narração de histórias simples;
- leitura de frases com novas palavras;
- produção de frases ou textos livres ou orientados;
- realização de exercícios de entoação e pausas na leitura;
- realização de jogos de compreensão e expressão orais.
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Actividade 6 |
Trabalho em grupos de 5 formandos, observando a equidade de género na sua constituição.
Criem uma pequena história baseando-se na imagem acima.
- dramatizem-na, recorrendo à técnica de diálogo de fantoches.
- elaborem exercícios estruturais de substituição e de completamento.
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Saiba Mais |
O teatro de fantoches constitui um entretenimento muito produtivo porque, além de manter os alunos entretidos, favorece a aprendizagem dos conteúdos que aborda. Por isso, o professor pode criar fantoches para diferentes conteúdos do programa de ensino com o objectivo de facilitar a aprendizagem e tornar as aulas mais alegres e participativas. Na internet, podem encontrar várias ideias para criar os seus fantoches. Veja o exemplo:
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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual