O domínio da leitura e da escrita é um dos pré-requisitos para a aquisição do conhecimento em qualquer área de saber científico. De facto, ele abre horizontes para que o aluno seja capaz de aprender de forma independente e autónoma.
No presente módulo, você vai consolidar os seus conhecimentos sobre a metodologia do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, nomeadamente, os procedimentos da fase preparatória, em que se destacam as habilidades ligadas à leitura e à escrita (percepção visual, auditiva e motora, grafismos). Também fazem parte integrante deste módulo as etapas da oralidade ligadas ao serviço da leitura e da escrita. Vai, também, aprender os principais métodos do ensino-aprendizagem da leitura e escrita, as suas técnicas e estratégias. A seguir, apresentam-se os passos da leccionação das vogais, dos ditongos e das consoantes.
Para a aprendizagem destes e dos demais conteúdos, sugerem-se como metodologias: reflexões, actividades, debates, seminários e técnicas participativas. Para compreender melhor sobre as técnicas participativas e usá-las correctamente, consulte o Anexo deste Manual. Pode consultar, também, a Secção 4.4 do Manual de Psicopedagogia, sobre os Métodos e Técnicas de Ensino-Aprendizagem.
No fim do estudo deste módulo, o formando deve ser capaz de:
No fim deste módulo, espera-se que o formando:
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual