Módulo 3 | Ensino-Aprendizagem da Oralidade

Aula 6 | Avaliação da Competência Comunicativa Oral dos Alunos

Para a avaliação da oralidade deve-se ter em conta os seguintes critérios: o conteúdo, a organização, a pronúncia, a autonomia, a criatividade, a participação, o vocabulário, os gestos, o funcionamento de língua, a interpretação, a reflexão, a tomada de decisão sobre o seu trabalho, etc, etc.


Sugestão de actividades para a avaliação da competência oral dos alunos

Nas classes iniciais, sobretudo em zonas onde os alunos entram para a escola sem falar o português, o professor pode, na avaliação, fazer perguntas simples como, por exemplo, nomear e indicar a função de objectos, dizer o seu nome, dos membros da sua família, etc. Pode levar objectos, gravuras e desenhos para a sala de aula a fim de se iniciar uma conversa.


Sugestões de actividades da oralidade

Dependendo da criatividade do professor, pode-se recorrer a inúmeras actividades para avaliação da oralidade, quando os alunos já têm o vocabulário básico, como as que se apresentam a seguir, a título de exemplo:


1. CONTO A PARTIR DE IMAGENS

Objectivo:

Contar ou recontar uma história a partir de cartazes com imagens.

Preparação da actividade:

O professor deverá preparar cartazes com imagens retiradas de revistas ou impressas. A partir da 3.ª classe, o professor pode também pedir aos alunos para trazerem de casa alguns cartazes com imagens.

Desenvolvimento da actividade:

A avaliação pode ser feita em grupos de dois ou mais elementos. O professor chamaria um grupo de cada vez e entregaria de 4 a 8 cartazes com imagens. Em seguida, solicitaria que os alunos fossem criando um conto ou reconto.

Observação: quanto mais imagens, mais exigente se torna a tarefa.

Avaliação da actividade:

Os critérios de avaliação estão expressos na grelha de avaliação da aprendizagem – anexo deste Manual.

Nota: Na realização desta avaliação, sugere-se o uso de imagens que valorizem a arte e cultura locais das diferentes regiões de Moçambique, tais como: imagens da arte Makonde ou tecelagem, gravuras em cerâmica e quadros de pintores locais, que apresentam a actividade da comunidade.


2. RECONTO DE CONTOS TRADICIONAIS

Objectivo:

Contar ou recontar uma história a partir de objectos, desenhos ou livrinhos de histórias.

Preparação da actividade:

O professor tira cópias de ilustrações de personagens de contos tradicionais: Os três porquinhos; O lobo, o coelho e o macaco; O coelho e o cágado; Na aldeia dos crocodilos; O homem que comia cinza; O gato e o escuro, etc.

Desenvolvimento da actividade:

A avaliação seria feita em grupos de dois ou mais elementos. O professor chamaria um grupo de cada vez e, cada aluno, teria de recontar um trecho do conto que envolvesse aquelas personagens.

Observação: Quanto mais personagens, maior é o grau de dificuldade em criar a narrativa e, por conseguinte, se expressar oralmente.


3. VIAGEM DOS SONHOS

Objectivo:

Contar ou recontar uma história a partir de fotografias ou história aos quadradinhos (BD).

Preparação da actividade:

O professor selecciona imagens de cidades, campo; lugares paradisíacos, divertidos e interessantes, retirados de revistas ou impressos a partir de pesquisa na internet. Aproximadamente cinco imagens, grandes e de qualidade.

A avaliação pode ser feita em pares. O professor chama um par, entrega 4 a 8 fotografias ou recortes de revistas com BD,e pede que eles escolham uma imagem ou história de sua preferência.

Em seguida, pede que eles contem uma viagem imaginária para esse local.

Nota: Os critérios de avaliação estão expressos na grelha de avaliação da aprendizagem – anexo deste Material Didáctico. É importante considerar que a avaliação começa sempre com o diagnótico (levantamento do professor, em relação aos conhecimentos e experiências que os alunos já têm sobre o assunto, que trazem de casa ou de anos escolares anteriores, da TV ou outras formas de convívio social).


Auto-avaliação

Trabalho Independente

No final deste módulo, produza uma síntese reflexiva, evidenciando os aspectos relacionados com o ensino-aprendizagem da oralidade, nomeadamente:


Aspectos a considerar continuamente

Na preparação das suas aulas, deve prever, sempre, o uso de meios/materiais didácticos, pois, para além de permitir a interacção efectiva entre os alunos e entre estes e o professor, facilita a apreensão e retenção da matéria. O material didáctico deve estar de acordo com o tema da aula e o vocabulário a ensinar. O vocabulário novo a ensinar numa aula deve ser adequado ao nível do aluno e ao que ele aprendeu anteriormente.

Na interacção professor-aluno, é necessário organizar a turma em grupos, respeitando o princípio da equidade de género e aplicando os métodos participativos.


Saiba Mais

Assista ao vídeo em homenagem a Noemia de Souza, poetisa mozambicana.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual