Módulo 3 | Ensino-Aprendizagem da Oralidade

Aula 5 | Sugestões Metodológicas para uma Aula de Oralidade Inicial

Sugestões Metodológicas para uma aula de oralidade inicial

Expressões para indicar o nome da escola e os diferentes espaços:

  • O que vêem na imagem?
  • Onde está ela?
  • O que está ela a fazer?
  • O que se faz na escola?
  • Como se chama a nossa escola?
  • O que podemos encontrar: na secretaria, na sala de aula, no gabinete do (a) director(a), na cantina, pátio escolar?
  • O que devemos fazer para manter a nossa escola sempre bonita?
  • O que vêem nas imagens?
  • Qual o modelo mais comum na sua comunidade?
  • Todas as escolas que você conhece têm casa de banho para os alunos e professores?
  • Qual é a importância da casa de banho na escola?
  • Que cuidados se deve ter com as casas de banho?
  • O que se deve fazer depois de usar a casa de banho?
  • Onde estão as pessoas que vêem na imagem?
  • O que estão a fazer?
  • Quem está em frente dos alunos? Como sabem?
  • E, nós, onde é que estamos?
  • O que estamos a fazer?
  • Em que parte da escola estão os alunos?
  • O que estão a fazer?
  • E, vocês, em que parte da escola têm brincado?
  • Quais são as vossas brincadeiras favoritas?
  • O que vêem na imagem?
  • Onde estão?
  • O que se faz nesse sítio?
  • Na nossa escola, há secretaria?
  • Já, alguma vez, entrou na secretaria da escola?
  • O que ia fazer?

Para além de usar as imagens do livro do aluno, o professor também pode levar para a turma os cartazes (pósteres) de apoio ao ensino da oralidade, existentes nas escolas, ou ainda fazer uma visita guiada pelo professor à escola, procurando sempre abranger todos os alunos na realização da actividade. Essa visita permitirá uma aprendizagem rápida dos nomes e a localização dos respectivos espaços.

Nota: O professor deverá aproveitar as técnicas do ensino-aprendizagem da oralidade para explorar com as crianças as questões relacionadas com a psicomotricidade, oralidade, interacção e descontração, aspectos a serem priorizados no ensino inicial da língua portuguesa, por exemplo, fazer gestos e movimentos (levantar os braços/perna direita ou esquerda, colocar a mão na cintura, dar um rodopio; imitar vozes de animais, pessoas conhecidas ou sons) relacionados com a técnica em uso. O desenho, a música e as artes plásticas devem ser usados como suporte didáctico para o ensino da oralidade e outras habilidades linguísticas.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual