Módulo 3 | Ensino-Aprendizagem da Oralidade

Aula 2 | Metodologias de Eensino-Aprendizagem da Oralidade

I. ORALIDADE INICIAL

Reflexão 8

Trabalhe com o colega de carteira mais próximo.

  1. Imaginem que têm uma turma com alunos que não falem a língua portuguesa e queiram introduzir o vocabulário básico relacionado com material escolar (caderno, caneta, lápis, etc.) e instruções simples (levantar/sentar; entrar/sair, varrer/limpar, andar/correr, etc.).
  2. Expliquem à turma como procederiam.
  3. Confrontem as vossas ideias com o texto que se segue.

Métodos de ensino são caminhos, acções e procedimentos que o professor usa para que o aluno desenvolva habilidades, atitudes, reflexões e práticas, em relação a um conteúdo ou conhecimento específico.

No ensino-aprendizagem de uma língua segunda (L2), pode-se recorrer a uma diversidade de métodos e estratégias/técnicas, tais como:


Método Resposta Física Completa (RFC)

Método Resposta Física Completa é um método que associa a linguagem oral (fala) com a actividade motora.

A Resposta Física Completa é um método activo e participativo de ensino de uma segunda língua, que parte da figura do professor para chegar à interacção com os alunos. Este método é eficaz porque envolve os alunos na aprendizagem do vocabulário em estudo, ou seja, os alunos não só dizem como também fazem o que estão a dizer, o que facilita a compreensão.

Durante a aprendizagem da língua, a criança é submetida a muita escuta prévia acompanhada de respostas físicas (acções) como: andar, correr, levantar, olhar, abotoar, vestir, calçar, etc. Este método obedece aos seguintes passos:


Actividade 1

Recorrendo ao método de Resposta Física Completa, em grupos de 5 formandos (observando a equidade de género na sua constituição):

  1. Planifiquem uma aula da 1.ª classe para a aprendizagem de instruções simples: entrar/sair; abrir/fechar, limpar/varrer, cantar/dançar e ir/vir, vestir/despir, usando as técnicas de ensino participativas.
  2. Simulem a aula planificada que inclua o uso de técnicas de ensino participativas e promovam a equidade de género.

Método a partir de actos de fala

Método a partir de actos de fala é um método participativo que consiste no uso de uma frase ou sequência de frases para transmitir uma informação, expressar uma acção ou exteriorizar um sentimento, de modo a corresponder a uma intenção comunicativa de forma adequada. Este método permite a aquisição e desenvolvimento de expressões e de estruturas frásicas da língua e obedece os passos seguintes:

1.º Preparação das aquisições – aqui faz-se a apresentação e interpretação de uma situação representada ou imaginada, relacionada com o tema em estudo. O ponto de partida pode ser uma conversa, um jogo, uma actividade no jardim horta da escola, uma gravura, etc.

2.º Aqusição (ouvir, compreender e falar) – aqui faz-se a apresentação, interpretação e sistematização de novas frases, sob orientação do professor.

3.º Exploração do material linguístico adquirido (expressões/frases) – aplicação das frases (estruturas)aprendidas em situações diferentes e alargamento das estruturas adquiridas. Este procedimento propicia o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

4.º Construção de novo material linguístico e produção oral orientada – consiste na apresentação das novas situações e na relação entre novas palavras dentro do texto.

5.º Produção oral espontânea – orienta-se a conversa espontânea entre os alunos e a produção livre de diálogos. Esta actividade deve ser feita aos pares ou em pequenos grupos para permitir a participação activa de todos os alunos.


Actividade 2

Com base nos Programas de Ensino, em grupos de 5 formandos (observando a equidade de género na sua constituição), seleccionem o conteúdo e planifiquem uma aula para o desenvolvimento da oralidade numa turma da 2.ª classe, usando o método a partir dos actos de fala.


Método a partir do diálogo

Método a partir do diálogo é o uso de diálogo apresentado em cartazes com imagens, como material de base. Estas devem ilustrar situações de comunicação familiares e ter as crianças como protagonistas. Este método desenvolve a capacidade de organização, colaboração e expressão de ideias; desenvolve a espontaneidade, promove a interacção entre os alunos e entre estes e o professor, cultiva o sentido de respeito pelas ideias dos outros e evita a inibição.

O Método a partir do diálogo pode apresentar os passos seguintes:

  1. Apresentação de gravuras/cartazes para os alunos observarem e conversarem sobre o que vêem (descrição de imagens relacionando com os seres reais que representam), primeiro, aos pares e/ou em pequenos grupos e depois, toda a turma;
  2. Apresentação do diálogo inteiro pelo menos duas vezes, indicando as personagens referentes a cada enunciado;
  3. Exploração do significado das palavras e das estruturas novas pelos alunos, com o apoio do professor, através de exemplos, gestos e mímica ou de apresentação de objectos reais;
  4. Reconstrução do diálogo inteiro pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, com o apoio do professor ou dos colegas;
  5. Dramatização das situações de diálogo pelos alunos (o maior número possível), sob a orientação do professor, com o objectivo de consolidar a aprendizagem e desenvolver a capacidade de expressão;
  6. Exploração do vocabulário em estudo, através de perguntas feitas pelos alunos e/ou pelo professor e respostas sobre as imagens.

Na utilização deste método pode-se propor temas de interesse geral, tais como: casamentos prematuros, inclusão de alunos com deficiência na escola primária, desemprego e deveres da criança, HIV/SIDA, regras de convivência, equidade de género, adultos analfabetos em língua portuguesa, etc.


Actividade 3

A partir das imagens abaixo, em grupos de 5 formandos (observando a equidade de género na sua constituição), preparem uma aula do ensino primário para introduzir um diálogo.




Método natural

O método natural consiste na aprendizagem da oralidade feita através da exposição à língua sem, contudo, haver uma preocupação em sistematizar os conteúdos da aprendizagem. Este método respeita as etapas de aquisição de uma língua por parte das crianças. Para que haja sucesso na sua aplicação, o professor deverá expor à língua através de recursos e metodologias que tornam a aprendizagem mais lúdica e acessível em contextos naturais de uso. O mérito deste método assenta no facto de promover a aprendizagem da língua no contexto em que ela é falada ou usada, permitindo uma comunicação espontânea.

ntes de definir o vocabulário a ser aprendido, o professor deve fazer um levantamento prévio do vocabulário da turma, a partir de uma actividade diagnóstica inicial, que pode envolver uma roda de conversa sobre uma imagem, um filme, uma história ou até sobre um objecto novo que o professor tenha na sala na escola.

Nota: O vocabulário ou material linguístico a ser aprendido na oralidade inicial é seleccionado dentro dos conteúdos estabelecidos no programa de ensino.

Para usar este método, o professor deve:

I – Planificar a aula (tema/estratégias)

II – Leccionar a aula


Actividade 4
  1. Em grupos de 5 formandos (observando a equidade de género na sua constituição), preparem uma aula para desenvolver ou ampliar o vocabulário relacionado com a horta da escola (ou latrinas/casa de banho, mercado, salas de aula, gabinete da direcção, etc.), recorrendo ao método natural.
  2. Simule a aula (não se esqueça que no método natural o aluno deve ser expostos a situações reais; portanto, se for necessário, a simulação vai ter de ser noutro local que não seja a sala de aulas).

Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual