A oralidade é a primeira habilidade a ser praticada no ensino-aprendizagem duma língua e visa desenvolver as capacidades de ouvir, compreender e falar, que são as bases para a iniciação da leitura e da escrita.
Todos nós aprendemos a falar ouvindo, imitando e, por fim, falando com os que nos rodeiam. Aprendemos a andar vendo, imitando e, por fim, andando como os que nos rodeiam. Aprendemos a pescar, pescando, a andar de bicicleta, andando a fazer uma casa, fazendo.
Para que as nossas crianças saibam falar Português, que é a língua de ensino e que é uma língua desconhecida para a maioria delas, temos de as deixar falar, errar, tentar de novo, até falarem bem, tal como acontece com os nossos filhos lá em casa, quando aprendem a língua materna. Temos que começar a olhar o erro como algo positivo – só erra quem tenta e, quem tenta, está a aprender. Para isso, é preciso tempo e carinho, tempo para os alunos falarem, carinho para se sentirem motivados a continuar a aprender.
(Waddington &Veloso 2010:5)
Portanto, a oralidade deve ser desenvolvida nos alunos com a colaboração do professor, orientando as aulas com recurso a diversos meios didácticos e variadas situações de comunicação.
É importante frisar que o desenvolvimento da oralidade deve estar presente em todo o processo do ensino-aprendizagem, em particular, no ensino primário, onde o aluno acumula vocabulário que lhe permite ter a capacidade de adequar as suas produções a diferentes intenções comunicativas.
O estudo deste conteúdo é muito importante para si como futuro professor do ensino primário, pois vai auxiliá-lo na selecção e combinação de metodologias adequadas para mediar as aulas, com vista a desenvolver este tipo de habilidade.
No fim do estudo deste módulo, o formando deve ser capaz de:
No fim do estudo deste módulo, as competências desenvolvidas permitirão que o formando:
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual