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Reflexão 6 |
Nota: Para esta actividade, pode construir e preencher uma tabela conforme o modelo abaixo:
Plano Curricular do Ensino Primário e Educação de Adultos | Programa de Ensino | Livro do Aluno |
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A Planificação é o processo através do qual uma entidade/instituição/pessoa faz a preparação, previsão e organização do desenvolvimento das suas actividades, em conformidade com as normas e procedimentos que orientam a área a planificar, estabelecendo, para o efeito, as respectivas metas e os prazos. A planificação do processo de ensino-aprendizagem obedece a níveis e etapas. Para aprofundar os seus conhecimentos sobre este tópico, leia o Manual de Psicopedagogia, módulo IV, páginas 95 a 124.
Elaborar um plano de aulas é construir um guião de orientação para o desenvolvimento do conteúdo de uma aula ou um conjunto de aulas. A aula é caracterizada, principalmente, pela relação de interdependência das actividades de ensino e de aprendizagem de forma lógica e sistemática.
Na planificação a curto prazo, pode-se seguir uma estrutura com os seguintes elementos: identificação da escola, classe, disciplina, período e ano lectivos; módulo ou unidade temática, conteúdos a leccionar, objectivos específicos, sugestões metodológicas, material/meios didácticos e competências básicas a serem desenvolvidas em cada unidade e avaliação (ver o Anexo: Plano Analítico).
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Actividade 2 |
Nota: Os conteúdos do Plano Analítico devem também contemplar temas transversais e metodologias centradas no aluno. O Plano Analítico é elaborado numa tabela, cujos tópicos estão especificados na própria tabela. O formador deve fornecer a tabela aos formandos, explicar-lhes o conteúdo de cada um dos tópicos e a maneira de a preencher. Este Manual contém, nos apêndices e anexos, um exemplo de Plano Analítico.
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Trabalho Independente |
No final deste módulo, consulte o Plano Curricular do Ensino Primário e produza uma síntese reflexiva sobre as inovações que introduz, nomeadamente:
O plano de aula é a operacionalização dos conteúdos previstos, em linhas gerais, nos Programas de Ensino, daí que seja indispensável a sua consulta durante a planificação de aulas. Nesta, devem-se harmonizar sempre os objectivos definidos com os constantes no PCEP e nos Programas de Ensino, tendo em consideração os aspectos relativos ao perfil do graduado do Ensino Primário (1).
Na constituição dos grupos, assim como na resolução de tarefas, o professor deve ter sempre em conta a representatividade das meninas e dos meninos.
A planificação pode ser alterada, se o professor identificar durante etapas de avaliação da aula outras técnicas de ensino e que dêem melhores resultados com a sua turma.
A prática mostra que a planificação colectiva e participativa com os outros professores da escola e com os seus próprios alunos pode dar resultados mais elevados.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual