Módulo 2 | Plano Curricular e Programas do Ensino Primário

Aula 2 | Planificação do processo de ensino-aprendizagem

Reflexão 6
  1. Usando a técnica Pensar-Partilhar-Apresentar, com o seu colega mais próximo:
  2. Depois, individualmente, realize as actividades seguintes:
  3. De certeza que observou que um dado conteúdo do livro serve para cumprir um aspecto do Programa de Ensino da respectiva classe, de modo a atingir os objectivos do Plano Curricular.

Nota: Para esta actividade, pode construir e preencher uma tabela conforme o modelo abaixo:

Plano Curricular do Ensino Primário e Educação de Adultos Programa de Ensino Livro do Aluno

A Planificação é o processo através do qual uma entidade/instituição/pessoa faz a preparação, previsão e organização do desenvolvimento das suas actividades, em conformidade com as normas e procedimentos que orientam a área a planificar, estabelecendo, para o efeito, as respectivas metas e os prazos. A planificação do processo de ensino-aprendizagem obedece a níveis e etapas. Para aprofundar os seus conhecimentos sobre este tópico, leia o Manual de Psicopedagogia, módulo IV, páginas 95 a 124.


Modalidades de Planificação:


Elaborar um plano de aulas é construir um guião de orientação para o desenvolvimento do conteúdo de uma aula ou um conjunto de aulas. A aula é caracterizada, principalmente, pela relação de interdependência das actividades de ensino e de aprendizagem de forma lógica e sistemática.

Na planificação a curto prazo, pode-se seguir uma estrutura com os seguintes elementos: identificação da escola, classe, disciplina, período e ano lectivos; módulo ou unidade temática, conteúdos a leccionar, objectivos específicos, sugestões metodológicas, material/meios didácticos e competências básicas a serem desenvolvidas em cada unidade e avaliação (ver o Anexo: Plano Analítico).


Actividade 2
  1. Em grupos de cinco (formandas e formandos), realizem as actividades abaixo com o apoio do formador:

Auto-avaliação

Trabalho Independente

No final deste módulo, consulte o Plano Curricular do Ensino Primário e produza uma síntese reflexiva sobre as inovações que introduz, nomeadamente:


Aspectos a considerar continuamente

O plano de aula é a operacionalização dos conteúdos previstos, em linhas gerais, nos Programas de Ensino, daí que seja indispensável a sua consulta durante a planificação de aulas. Nesta, devem-se harmonizar sempre os objectivos definidos com os constantes no PCEP e nos Programas de Ensino, tendo em consideração os aspectos relativos ao perfil do graduado do Ensino Primário (1).

Na constituição dos grupos, assim como na resolução de tarefas, o professor deve ter sempre em conta a representatividade das meninas e dos meninos.

A planificação pode ser alterada, se o professor identificar durante etapas de avaliação da aula outras técnicas de ensino e que dêem melhores resultados com a sua turma.

A prática mostra que a planificação colectiva e participativa com os outros professores da escola e com os seus próprios alunos pode dar resultados mais elevados.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual