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Reflexão 5 |
Organizem-se em grupos de 3 ou 5 formandos. Cada grupo deve analisar um dos seguintes tópicos do Plano Curricular do Ensino Primário (INDE/MINED, 2003).
O Plano Curricular do Ensino Primário (PCEP) é um documento do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano que define as políticas do Sistema Nacional de Educação (SNE) e estabelece o perfil do graduado do Ensino Primário. Nele constam os fundamentos ou a justificação do ensino a que diz respeito, os objectivos, os conteúdos, as orientações metodológicas gerais, as características das escolas e as propostas de avaliação, com vista a orientar a prática pedagógica. Assim como existe o PCEP, também existe: Plano Curricular para o Ensino Secundário, Plano Curricular para a Formação de Professores do Ensino Primário e Educação de Adultos, Plano Curricular para o Curso de Licenciatura em Língua de Sinais, Plano Curricular para o Curso de Mestrado em Educação, etc.
O Plano Curricular apresenta informações sobre o Plano de Estudos - todas as disciplinas que vão ser estudadas, a duração ou horas totais de disciplinas/trimestre/semestre/ano lectivo; a estrutura e conteúdo dos programas de ensino, os objectivos do ensino, as estratégias de implementação do currículo e a metodologia geral. Este documento preconiza um modelo de ensino baseado em competências e centrado no aluno.
A preocupação da escola tradicional foi sempre de passar o conhecimento que devia ser absorvido passivamente pelo estudante, descartando a componente de desenvolvimento de competências e habilidades. Com a nova exigência do mercado de trabalho, principalmente motivada pelas mudanças geradas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, há preocupação em formar cidadãos com competências de inovar e desenvolver soluções para problemas, daí que urge a introdução do modelo de ensino por competências.
Este modelo dá mais importância à competência dos alunos do que ao tempo em sala de aulas, avalia o progresso do aluno, em vez do tempo necessário para a aprendizagem. Neste modelo, a aprendizagem acontece num ritmo altamente participativo, porque o ensino está centrado no aluno, numa boa interacção entre formadores/professores e formandos/alunos na sala de aulas.
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Saiba Mais |
Saiba mais, acesse o link e leia o artigo “Currículo Baseado em Competências”.
O Plano Curricular do Ensino Primário recomenda que o processo de ensino-aprendizagem observe uma abordagem de ensino centrado no aluno. Esta abordagem consiste em concentrar as estratégias e os processos de aprendizagem sobre o próprio aluno, priorizando a criação de problemas abertos que requeiram raciocínio criativo e crítico, exercícios de redacção reflexivos, envolvimento dos alunos em simulações e desempenho de papéis. Na realização destas actividades, procura-se respeitar o ritmo de aprendizagem individual ou do grupo, privilegiando a participação, explorando as experiências, os conhecimentos prévios e os interesses do aluno sobre a matéria em estudo. Assim, o professor tem a função de orientar e facilitar o processo de aprendizagem do aluno, orientando-o no sentido de ele aprender a aprender, e aprender fazendo, praticando. Isto é, que o aluno seja capaz de descobrir formas que o conduzam à aquisição e desenvolvimento de novas competências.
Nas aulas de Psicopedagogia ou Pedagogia foram abordadas as correntes pedagógicas usadas pelos professores nas escolas: a tradicional, caracterizada por um ensino centrado no professor, onde o professor é autoritário e detentor do conhecimento; e a moderna, na qual o ensino é centrado no aluno e o professor é um companheiro democrático e facilitador do processo de aprendizagem.
A aprendizagem da língua portuguesa terá maior êxito, na medida em que o professor for capaz de transformar a sala de aula num ambiente agradável e colaborativo de aprendizagem. Para isso, o professor deve considerar as necessidades individuais e colectivas do(s) formando(s), motivando-o(s) a participarem nas aulas, expressando opiniões, realizando pesquisas, trazendo exemplos da realidade, experiências e vivências que serão aproveitadas pelo professor na construção de novos conceitos e conhecimentos ao longo das aulas.
O professor deixa o lugar de transmissor de informações e conhecimentos de modo expositivo para ocupar o lugar de quem apresenta problemas, sistematiza e propõe actividades e metodologias que conduzam os (as) formandos(as) a questionarem, pesquisarem, sistematizarem, compreenderem e a aprenderem, a partir dos seus constructos cognitivos, emotivos, corporais e subjectivos. O professor também estuda e gosta de aprender coisas novas para que possa ensinar melhor os seus alunos. O professor interage o tempo todo com os alunos e compreende que o ensino é centrado no aluno, mas que o professor tem um papel inquestionável no processo de coordenar e motivar todas as fases das actividades de aprendizagem propostas.
O formador que compreende a didáctica de ensino centrada no aluno entende que essa abordagem defende o envolvimento dos formandos de forma mais participativa na sala, desde a planificação das aulas até ao processo de avaliação.
Nesse contexto, a aprendizagem da língua portuguesa pressupõe o contacto com o Português manifesto nas práticas sociais e culturais da sociedade moçambicana, respeitando-se a diversidade das suas distintas comunidades. Somente quando a aprendizagem possui como elemento norteador o contexto social e cultural daquele que deve aprender, o aluno, é que o plano curricular de ensino aumenta as suas possibilidades de se efectivar, alcançando-se, assim, os objectivos didáctico-pedagógicos definidos no sistema educativo.
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Saiba Mais |
Acesse os links e aprofunde o seu conhecimento sobre ensino centrado no aluno.
O Programa de Ensino é um documento curricular que contém os temas e os conteúdos, a sequência de unidades de ensino-aprendizagem e avaliação, organizada em função de objectivos precisos, de limites de tempo e de recursos de execução. O programa reflecte o que foi estabelecido no plano de estudos e deve ser o guia do professor para a planificação das aulas; por isso, deve ser de uso obrigatório. Este documento é apresentado por ciclos (1.º Ciclo; 2.º Ciclo) e os ciclos por classes. Para cada classe, o programa estabelece o que os alunos vão aprender, indicando as unidades temáticas, os objectivos específcos, os conteúdos, as competências parciais e o número de tempos lectivos.
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Actividade 1 |
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual