Módulo 1 | Princípios Gerais da Didáctica de Língua Portuguesa - Língua Segunda

Aula 5 | Avaliação de competências de língua

Reflexão 4

De certeza que, durante o seu percurso estudantil, já foi avaliado inúmeras vezes.

Usando a técnica Vire e Fale, partilhe com o colega mais próximo os momentos e as finalidades da última avaliação a que foi submetido na disciplina de língua portuguesa. Depois, registem as semelhanças numa folha para posterior partilha com a turma.

Em plenária, apresentem o vosso trabalho.

Agora leia a informação abaixo, sobre a avaliação da competência de língua dos aprendentes.

Avaliar a competência de língua é aferir o grau de desenvolvimento das competências que envolvem as habilidades de compreensão e expressão oral e escrita. A avaliação de uma segunda língua precisa de ter em conta os desafios de transição da língua local para a nova língua, a língua portuguesa. A avaliação da compreensão oral, expressão oral, compreensão escrita e expressão escrita que o professor faz deve considerar o conhecimento dos aspectos culturais e linguísticos que os alunos trazem das suas comunidades, que nem sempre se relacionam com a língua portuguesa. As avaliações baseadas em actividades lúdicas, narração de histórias, dramatizações, desenhos e debates podem ser estratégias didácticas com impacto positivo no desenvolvimento da aprendizagem de uma segunda língua de forma saudável e pedagogicamente apropriada.

A avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores, que permite encontrar caminhos para medir a qualidade da aprendizagem dos estudantes e oferecer alternativas para uma evolução mais segura. Podem-se usar várias formas para medir a aprendizagem, tais como: observar e orientar a realização de diversas actividades na sala de aulas, aplicar provas orais e escritas; solicitar redacções, diferentes tipos de trabalhos para casa (TPC) etc., e anotar o desempenho das diversas actividades de cada aluno.

Realce-se que a avaliação é importante para toda a comunidade escolar, isto é; para o professor verificar a adequação metodológica; para o aluno apreciar a sua evolução; para os encarregados de educação conhecerem o nível de desempenho dos seus educandos; e para a escola avaliar o nível de alcance dos objectivos preconizados nos programas de ensino. Por isso, o professor deve definir os critérios de avaliação para que esta seja objectiva e sistemática. O professor deve, ainda, avaliar de forma construtiva, para que o aluno se sinta motivado a continuar a aprender a partir da identificação de desvantagens em algumas dimensões da sua aprendizagem.

Nota: A avaliação deve focar na melhoria da aprendizagem e não no destaque do erro. Deve ocorrer a partir da interacção entre o professor e o aluno e servir também para que o próprio professor se auto-avalie e encontre novas estratégias de ensino que ajudem o aluno a aprender melhor o conteúdo avaliado.


Saiba Mais

Assista aos vídeos que versam sobre o conceito de didáctica, introduzem o trabalho do professor e exemplificam várias situações desse trabalho.


Actividade 2
  1. Aos pares, respondam às seguintes questões:
  2. Em grupos de 5 e observando a equidade do género, produzam um artigo para o jornal da turma/escola sobre um dos tópicos apresentados de a) a f). Se desejarem, podem consultar o site: http://www.wikijornal.com/.

Auto-avaliação

Trabalho Independente

Produza um texto, num máximo de 12 linhas, falando do papel da escola no desenvolvimento das competências nos alunos do ensino primário ou da educação de adultos, focalizando:


Aspectos a considerar continuamente

Procure sempre seleccionar as actividades que incentivem a aprendizagem activa do aluno e valorize tudo o que o aluno diz. Não se esqueça que os erros fazem parte do processo de aprendizagem.

Nota: Para o melhor acompanhamento da evolução dos alunos, o professor poderá usar um portefólio (pasta) com micas e separadores de disciplinas, onde se vão guardar todas as actividades escritas avulsas. O portefólio é uma ferramenta importante para avaliar o trabalho do professor e o desenvolvimento das habilidades dos seus alunos, ou seja, dá a conhecer as aprendizagens realizadas e as competências desenvolvidas ao longo de um determinado período e/ou ciclo de aprendizagem.


Assista à Videoaula

Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual