![]() |
Reflexão 3 |
Recorrendo à técnica de Escrita Rápida:
Depois da reflexão feita à volta dos conceitos, pode-se concluir que:
Competência - São as habilidades adquiridas por um indivíduo em relação a uma determinada capacidade, comportamento ou atitude. Articula-se, portanto, o saber do indivíduo com o seu saber-fazer e com o saber-ser. Actualmente, há uma preocupação acentuada em perspectivar, não só os conhecimentos, mas também atitudes e valores. É uma qualidade de apreciar e gerir situações complexas, envolvendo a sua capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade.
Ter competência significa fazer bem cada coisa que a pessoa se propõe a fazer, ou seja, a forma de conduzir as relações, as responsabilidades e a profissão são determinadas pela capacidade de, a cada dia, conviver e resolver as situações complexas do quotidiano, cujos resultados são totalmente dependentes da forma como os problemas são solucionados.
O mercado de trabalho, hoje em dia, tende a ser cada vez mais exigente em relação às competências pessoais para a ocupação de determinadas vagas. Daí, ser responsabilidade da escola planificar, realizar e orientar actividades viradas para o desenvolvimento das competências dos alunos.
No contexto educacional, as competências dizem respeito à capacidade de o aluno saber mobilizar recursos visando a abordagem e resolução de uma situação complexa. Entretanto, para que o aluno consiga ter as suas competências desenvolvidas, o professor precisa, também, de ter competências teóricas, práticas e reflexivas de ensino, que concorram para esse fim.
Competência linguística – é o sistema de regras gramaticais interiorizado pelos falantes e que constitui o saber linguístico dos mesmos, ou seja, mecanismos para construir ou produzir e reconhecer ou compreender um número infinito de frases gramaticalmente correctas, interpretando aquelas que têm sentido, e ainda para descobrir e interpretar novas frases, novos enunciados, o que releva da criatividade. Envolve o conhecimento e o uso apropriado de itens e regras que compreendem os sistemas formais da língua (oralidade, escrita, compreensão e análise).
Competência comunicativa – é o conhecimento prático das regras gramaticais da língua, acrescido de conhecimento prático das regras psicológicas e sociais, de modo a permitir o uso da língua de forma diferente conforme as situações em que a pessoa se encontra. Consiste nos conhecimentos da língua que os falantes têm interiorizados e que lhes permitem perceber e produzir mensagens na língua. Na competência comunicativa, o falante vai para além da estrutura e utiliza regras de acordo com o contexto.
![]() |
Actividade 1 |
Aos pares, realizem as actividades seguintes:
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual