![]() |
Reflexão 1 |
Recorrendo ao princípio de Pensar-Partilhar-Apresentar, realize as actividades a seguir propostas.
O professor Valdemar lecciona a 1.ª classe numa das escolas primárias da província de Manica. Numa das aulas do 1.º trimestre, ao pretender ensinar as noções de lateralidade, pôs, simplesmente, a sua turma a dançar e a cantar a canção abaixo, durante 40 minutos.
I
Em cima, em baixo (2 vezes)
Coro
Ooh! Lá, lá, lá (2 vezes)
II
Para frente, para trás (2 vezes)
Coro
Ooh! Lá, lá, lá (2 vezes)
III
Para a esquerda, para a direita (2 vezes)
Coro
Ooh! Lá, lá, lá (2 vezes)
A partir das reflexões feitas, pôde perceber que, para ser professor, não basta ter um conhecimento consolidado sobre um determinado assunto. Não basta saber ler e escrever para poder ensinar. São de extrema importância o domínio, a selecção e o uso adequado de métodos e técnicas para a orientação do processo de ensino-aprendizagem. Para este efeito, o professor recorre aos conhecimentos de Didáctica.
De certeza que já ouviu falar do termo “Didáctica”. Qual é o entendimento que tem sobre o mesmo?
A Didáctica é uma ciência que se preocupa com as estratégias de ensino-aprendizagem e das questões práticas relativas a metodologias. Portanto, é uma disciplina que estuda as técnicas de ensino. Neste contexto, trata dos aspectos práticos e operacionais do ensino.
No estudo da Didáctica, encontramos a Didáctica Geral, que dá uma visão geral sobre as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino e de aprendizagem. Porém, a Didáctica Específica aborda questões e dificuldades que se colocam numa dada disciplina e apresenta também sugestões de solução. É assim que são organizadas as didácticas especiais de línguas (Português, Inglês, Francês, etc.), ou mesmo as didácticas específicas de ciências (Química, Matemática, Física, etc.).
A Didáctica Geral e a Didáctica Específica são disciplinas técnicas em que se subdivide a Pedagogia, enquanto conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino.
Neste Manual, importa considerar a Didáctica de Língua, aquela que se centra nas particularidades de uma língua específica que, no presente caso, é a língua portuguesa - língua segunda em Moçambique. A Didáctica da Língua Portuguesa - Língua Segunda deve colocar o professor como um inovador e mediador reflexivo através da valorização das vivências das crianças, dos meios de comunicação e das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tais como: o computador, o televisor e o telemóvel.
A Didáctica de Língua Portuguesa - Língua Segunda visa auxiliar o formando a:
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual