O presente Manual de Didáctica de língua primeira faz parte de uma série de cinco manuais, a saber: Psicopedagogia, Língua Portuguesa, Línguas Moçambicanas, Didáctica de Língua Portuguesa e Didáctica de Línguas Moçambicanas. Todos eles destinam-se à formação de professores para o ensino primário e educação de adultos. Os mesmos foram elaborados pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, com o financiamento do Governo do Canadá, no âmbito do Projecto BETTER.
Estes manuais, para além de obedecerem à Lei do Sistema Nacional de Educação, aos Planos Curriculares do Ensino Primário e de Formação de Professores, aos programas de ensino e aos demais documentos normativos da educação em Moçambique, respeitam os princípios estabelecidos para a promoção de um ensino centrado no aluno, na inclusão, na equidade de género e outros temas transversais.
O Manual de Didáctica de Língua Primeira constitui uma ferramenta que visa dotar os formandos de competências pedagógico-didácticas para orientar diferentes conteúdos que constam dos programas de ensino de Língua Primeira no Ensino Primário. O Manual serve, igualmente, para professores do Ensino Primário, no âmbito do seu desenvolvimento profissional e sua formação em exercício.
Em conformidade com o preconizado no Plano Curricular de Formação de Professores para o Ensino Primário e Educação de Adultos, com este Manual pretende-se desenvolver, nos graduados do curso de formação de professores para o Ensino Primário e Educação de Adultos, as competências e atitudes seguintes:
Tendo em conta que o presente Manual se destina à formação inicial de professores para o Ensino Primário e Educadores de Adultos, os módulos foram estruturados de forma a desenvolver no formando competências para ensinar os conteúdos previstos nos programas de Língua Primeira, no Ensino Primário e Educação de Adultos, nomeadamente, ensino da oralidade, da leitura e escrita iniciais, da leitura e interpretação de textos e do funcionamento da língua. Estas competências serão desenvolvidas a partir de metodologias participativas, como forma de centrar a aprendizagem no formando e promover uma aprendizagem colaborativa, em que os formandos se envolvem activamente na construção do saber teórico e prático.
Os temas transversais serão abordados de forma integrada em textos e actividades previstas ao longo dos módulos do Manual. Assim, abordam-se temas como: cultura, diversidade, diferença, unidade nacional, cidadania, democracia, paz, equidade de género, saúde sexual e reprodutiva, ambiente, desenvolvimento, inclusão.
A heterogeneidade linguística que caracteriza as turmas dos Institutos de Formação de Professores (IFP) foi tomada em conta na elaboração das actividades propostas ao longo do Manual. Por isso, a par do Português, as actividades apresentadas no Manual são orientadas em e para as línguas moçambicanas, como forma de mostrar como estas podem e devem ser trabalhadas na sala de aula. Outrossim, estão previstas habilidades, entre cognitivas e não cognitivas, que o(a) formando(a) irá desenvolver ao realizar cada actividade.
O Manual organiza-se em seis módulos, nomeadamente:
A linguagem usada neste Manual respeita os princípios de equidade de género preconizados no Currículo do Ensino Primário e da Formação de Professores para o Ensino Primário e Educação de Adultos.
O Manual adopta o uso do género masculino como neutro, de acordo com a convenção da Língua Portuguesa. Porém, em casos específicos, as representações das marcas do género são apresentadas.
Neste Manual usa-se a designação “grupos de língua” para tratarmos dos grupos de estudos constituídos por formandos e formandas falantes de uma mesma língua moçambicana ou de um conjunto de líguas inter-compreensíveis.
O presente Manual foi concebido e estruturado de forma a permitir uma fácil utilização. Cada módulo desenvolve-se a partir da exploração de diversos conteúdos nele integrados; apresentação de metodologias e técnicas para o ensino-aprendizagem de conteúdos da Língua Primeira no Ensino Primário e Educação de Adultos, com exercícios de indução e de consolidação.
O decurso das aulas e a realização dos exercícios do Manual privilegiam o uso de técnicas participativas, visando tornar a aprendizagem mais efectiva e significativa, bem como preparar os formandos a replicarem a experiência de aprendizagem activa e colaborativa na sua prática docente. Assim, para compreender e usar as técnicas participativas correctamente, consulte o Anexo deste Manual. Pode consultar, também, a Secção 4.4 do Manual de Psicopedagogia, sobre os Métodos e Técnicas de Ensino-Aprendizagem.
Para a avaliação, em cada módulo, foram planificados exercícios de aplicação, de prática individual ou colectiva e de planificação e simulação de aulas em línguas moçambicanas.
Visão geral dos conteúdos de Didáctica de Língua Primeira
Módulos | Conteúdos |
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I Introdução das Línguas Moçambicanas no Ensino em Moçambique |
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II Planificação Didáctica |
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III Métodos de ensino-aprendizagem da oralidade |
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IV Métodos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita |
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V Ensino-aprendizagem da leitura e interpretação de textos |
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VI Estratégias didáctico-pedagógicas para a transferência de habilidades de línguas (L1-L2) |
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Actividade |
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Texto |
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Resumo |
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Reflexão |
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Actividade |
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Biliografia |
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual