Módulo 1 Introdução das Línguas Moçambicanas no Ensino em Moçambique
- Chimbutane, F. (2012). Panorama Linguístico de Moçambique: Análise de dados do III Recenseamento Geral da População e Habitação de 2007. Maputo: Instituto Nacional de Estatística;
- Firmino, G. (2000). Situação Linguística de Moçambique: Dados do II Recenseamento Geral da População e Habitação de 1997. Maputo: Instituto Nacional de Estatística;
- INDE/MINED. (2003). Plano Curricular do Ensino Básico: Objectivos, Política, Estrutura, Planos de Estudo e Estratégias de Implementação. Maputo: INDE/MINED;
- INDE/MINED. (2003). Programa das Disciplinas do Ensino Básico - 2º Ciclo: Objectivos, Políticas e Estrutura. Maputo: INDE/MINED;
- Lei 18/18 de 28 de Dezembro. Lei do Sistema Nacional de Educação da República de Moçambique;
- Martins, Z. (1992). Aproveitamento Escolar no Sistema Nacional de Educação: Contribuições para um Estudo das Disparidades Regionais e de Sexo com Referência ao EP1. INDE-ASDI;
- MINEDH. (2017). Orientações e Tarefas Escolares Obrigatórias (OTEO`s). Maputo: MINEDH;
- MINEDH. (2018). Estratégia de Expansão do Ensino Bilingue 2020-2029. Maputo: MINEDH;
- OPENSPACE. (2008). Language: Inclusion, Participation and Expression. Volume 2. Braanfontein: OSISA; e,
- Patel, S; Majuisse, A. & Fembe, F. (2018). Manual de Línguas Moçambicanas: Formação de Professores Primários. Maputo: Progresso (não publicado);
Módulo 2 Planificação Didáctica
- INDE/MINED. (2003). Programa das Disciplinas do Ensino Básico - 2º Ciclo: Objectivos, Políticas e Estrutura. Maputo: INDE/MINED.
- Ngunga, A. et al. (2010). Educação Bilingue na Província de Gaza. Avaliação de um Modelo de Ensino. Maputo: CEA-UEM.
- Xavier, J. (2010). Pedagogia do Português. 2ª e 3ª edições. Maputo: Universidade Pedagógica.
Módulo 3 Métodos de Ensino-Aprendizagem da Oralidade
- Browan, H. D. (1994). Teaching by Principles: An Interactive Approach Language Pedagogy. New York: Longman.
- Gonçalves, P. & Diniz, M. J. C. (2004). Português no Ensino Primário. Estratégias e Exercícios. Maputo: INDE.
- INDE/MINEDH (2015). Programas das Disciplinas do 1º Ciclo do Ensino Primário, Modalidade Bilingue. Maputo: INDE/MINEDH.
- Nhampulo, T. J. (2012). Avaliação no Ensino Primário: Guia Prático de Apoio aos Professores. Maputo. Alcance Editores.
- Passos, A. F. J. (2010). Sugestões Metodológicas para Professores do Ensino Primário. Maputo: INDE.
- Patel, S.; Majuisse, A. & Tembe, F. (2018). Manual de Línguas Moçambicanas: Formação de Professores Primários. Maputo: Progresso (não publicado).
- Waddington, C. & Veloso, M. T. (1999). Texto de Apoio para Formação de Professores: A Leitura e Escrita Iniciais. Maputo: Associação Progresso.
Módulo 4 Métodos de Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- Badia, D. & Vilá, M. (2000). Juegos de Expresión Oral y Escrita. Série Lengua. 7ª edición. Barcelona: Editorial Graó.
- Chambela, R. S. et al. (2018). Guia de Sugestões Metodológicas - Xichangana/Xirhonga. 2ª Classe. Maputo: MINEDH.
- Chimbutane, F. (2012). Introdução à Leitura e Escrita em Português como Língua Segunda: Manual do Professor. 3ª Classe | Educação Bilingue. Maputo: Associação Progresso.
- Dias Fernandes, S. P. (2016). Métodos de Ensino da Leitura e da Escrita: Concepções de Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. (Tese de mestrado). Instituto Superior de Educação e Ciências.
- MINEDH e Vamos Ler (2018). Manual do Professor 1ª e 2ª Classes L1 e L2. Maputo: MINEDH e Vamos Ler.
- Nhampulo, T. J. (2012). Avaliação do Ensino Primário – Guia Prático de Apoio aos Professores. Maputo: Alcance Editores.
- Nunan, D. (1996). El Diseño de Tareas para la Classe Comunicativa. Cambridge: Cambridge University Press.
Módulo 5 Ensino-Aprendizagem da Leitura e Interpretação de Textos
- Chambela, S. et all. (2018). Guia de Sugestões Metodológicas de Xichangana e Xirhonga. 2ª Classe.1ª Edição. Maputo: MINEDH.
- Gonçalves, P. & Diniz, M. J. (2004). Português no Ensino Primário: Estratégias e Exercícios. Maputo: INDE/MINED.
- Luft, C. P. (2003). Língua e Liberdade: Por uma Nova Concepção de Língua Materna. 8ª Edição. São Paulo: Ática.
- Ngunga, A. (2002). Elementos da Gramática da Língua Yao. Maputo: Impressa Universitária.
- Ngunga, A & SIMBINE, C. (2012). Gramática Descritiva da Língua Changana. Maputo: CEA
- Pilette, C. (2001). Didáctica Geral. 23ª Edição. São Paulo: Ática.
- Sitoe, B. (1996). Dicionário Changana – Português. Maputo: INDE
- Winsor, P. et al. (s/d). Alfabetização Emergente: Aprendizagem de Leitura e Escrita Pré-Primário. 1º Ciclo. Guia para Professores.
- Xavier, J. (2010). Pedagogia do Português. 3ª Edição. Maputo: Universidade Pedagógica.
Módulo 6 Estratégias Didáctico-Pedagógicas para a Transferência de Habilidades de Línguas (L1-L2)
- Chambela, S. et al. (2018). Guia de Sugestões Metodológicas de Xichangana e Xirhonga. 2ª Classe.1ª Edição. Maputo: MINEDH.
- Chambo, G. (2018). Revitalização dos Ambientes Participativos e Interactivos na Educação Bilingue em Moçambique através do Translanguaging e do Cross-Cultural Learning.
- Vigo: Escola Internacional de Doutoramento, Universidade de Vigo, Espanha (Tese de doutoramento, não publicada).
- Chimbutane, F. (2012). Introdução à Leitura e Escrita em Português como Língua Segunda: Manual do Professor. 3ª classe. Educação Bilingue. Maputo: Associação Progresso.
- Gonçalves, P. & Diniz, M. J. (2004). Português no Ensino Primário: Estratégias e Exercícios. Maputo: INDE/MINED.
- INDE/MINED. (2003a). Plano Curricular do Ensino Básico. Maputo: INDE/MINED.
- INDE/MINED. (2003b). Programa do Ensino Básico: I Ciclo. Maputo: INDE/MINED.
- Tembe, F. (2013). Explorando Aulas de Transição, Desenvolvendo a Leitura e Escrita Bilingue em Moçambique: Algumas Orientações Didácticas. Vigo: Faculdade de Filologia e Tradução, Universidade de Vigo (Dissertação de Mestrado, não publicada).