Aula 6 | Planificação e Simulação de Aulas
Planificação e simulação de aulas
No segundo módulo deste Manual, vimos que a planificação é a determinação do que deve ser ensinado, como deve ser ensinado, o tempo que se deve dedicar a cada conteúdo, a previsão das estratégias que propiciam a aprendizagem e apropriação eficazes de conhecimentos pelos alunos.
Para uma competente execução desta actividade, é necessário muita dedicação, criatividade e inovação do professor de modo a que a realização em sala de aula seja bem-sucedida e geradora de aprendizagens significativas.
A simulação de aulas é uma actividade que se consubstancia em aliar a teoria à prática, isto é, a implementação do que foi planificado.
Assim, as actividades propostas a seguir são exclusivamente para práticas em sala de aula ou nas práticas pedagógicas.
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Actividade 14 |
Técnica didáctica |
Interacção em grupos de línguas. |
Conteúdo |
Planificação e simulação de aulas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
- Planifica aulas de leitura, compreensão e interpretação de textos em línguas moçambicanas;
- Simula aulas de leitura, compreensão e interpretação de textos em línguas moçambicanas para o nível primário.
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- Observando os critérios de equidade de género e de línguas inteligíveis, formem grupos de 4 formandos cada;
- Planifiquem uma aula de leitura e compreensão de textos na língua primeira, observando todos os elementos necessários para a sua boa execução. Tomem em consideração todos os ciclos de aprendizagem do Ensino Primário;
- Recorram aos conteúdos dos programas e manuais do aluno do Ensino Primário em línguas moçambicanas;
- Centralizem a vossa aula na componente compreensão textual, elaborando as questões/perguntas de extracção de informação textual;
- Treinem no grupo de maneira a verificarem como a planificação da aula poderia ser melhorada, retirando pontos desnecessários ou incluindo outros que possam ampliar a participação e aprendizagem dos alunos;
- Com base no uso de metodologias participativas, simulem a vossa aula para a turma na língua primeira.
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Actividade 15 |
Técnica didáctica |
Interacção em grupos de línguas. |
Conteúdo |
Planificação e simulação de aulas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
- Planifica aulas para o ensino da gramática para alunos do ensino bilingue do Ensino Primário;
- Simula aulas de ensino da gramática nas línguas moçambicanas;
- Elabora actividades apropriadas para o ensino da gramática para alunos do Ensino Primário.
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- Entre falantes da mesma língua ou línguas inteligíveis, formem grupos de 4 formandos e formandas;
- A partir do programa de línguas moçambicanas do Ensino Primário, planifiquem uma aula sobre um dos aspectos de funcionamento da vossa língua;
- Escolham a modalidade de ensino de gramática que acharem adequada para o tema;
- Centrem a vossa aula no aspecto de ensino e avaliação do funcionamento da língua/gramática, aplicando técnicas e elaborando exercícios de avaliação;
- Tomem em consideração os níveis de ensino, isto é, aula para o primeiro, o segundo e o terceiro ciclos de aprendizagem;
- Treinem o quanto necessário e apresentem a vossa aula à turma.
Sugestões de actividades para aulas orientadas para leitura, compreensão e interpretação de textos
O caminho para a aquisição e solidificação da competência leitora é longo e complexo. Os hábitos de leitura são adquiridos quando se realizam constantes actividades de leitura orientada na sala de aula. Para se atingir níveis aceitáveis de compreensão e interpretação textual, é necessária uma prática constante na sala de aula, na biblioteca e na família. As práticas aqui sugeridas são algumas das várias possíveis de serem implementadas para cultivar os hábitos de leitura nos alunos:
- Contar histórias na sala de aula – ouvir histórias é um dos passos importantes para o aluno dominar a leitura.
- Conte histórias que conhece e identifique previamente os acontecimentos-chave para os apresentar de forma clara e sugestiva;
- Observe sempre a reacção dos alunos para poder fazer os ajustes necessários, aligeirar uma situação ou dramatizá-la para envolver emocionalmente os alunos;
- Envolva, sempre que possível, os seus alunos no relato da história e/ou no reconto, por exemplo, pedindo-lhes para repetirem consigo algumas passagens.
- Ler histórias tradicionais – as lendas, as fábulas, os mitos e os contos populares são histórias que começam por ser transmitidas oralmente, depois escritas e recriadas por vários escritores, em versos ou em prosa. Para além de serem um poderoso suporte cultural e repositórios de conhecimentos, sabedoria, convicções, práticas sociais e juízos de valor, representam também os voos de imaginação de sucessivas gerações.
- Ter atenção para não trabalhar as mesmas histórias, procurando sempre trazer algo novo. Sem prejuízo à compreensão e interpretação, e tendo em conta o nível dos alunos, a mesma história pode ser trabalhada de várias formas;
- Ter sempre o cuidado de não propor a descodificação das mensagens implícitas nas histórias, pois isso pode fazer com que seus alunos passem a não gostar da história que antes tinham apreciado.
- Ler histórias do quotidiano na sala de aula – histórias de ficção escritas de maneira a representarem o quotidiano têm, em geral, a intenção de sensibilizar para questões de relacionamentos no seio familiar, grupos de amigos, comunidade, etc. Isso pode ser uma forma de convidar os alunos a lê-las.
- Ler novelas na sala de aula;
- Ler histórias de aventuras e mistérios na sala de aula;
- Ler poesia na sala de aula;
- Incorporar a dramatização na sala de aula;
- Incorporar livros informativos na sala de aula;
- Textos produzidos pelos alunos e pelo professor.
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Actividade 16 |
Técnica didáctica |
Interacção em grupos de línguas. |
Conteúdo |
Leitura de textos em línguas moçambicanas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
- Aprimora as técnicas de animação de leitura na sala de aula e na comunidade;
- Elabora pequenos textos infantis em línguas moçambicanas.
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- Em grupos linguísticos de 4 a 5 formandos e formandas, identifiquem um livrinho na biblioteca do IFP ou outro lugar;
- Caso não consigam ter o livrinho, elaborem um pequeno conto, um poema, uma peça teatral com conteúdo infantil para usarem na vossa aula;
- A partir destes textos, organizem uma actividade simulada virada para a animação de leitura entre alunos do Ensino Primário.
Vide o plano exemplificativo sobre leitura e interpretação em Citshwa, no Apêndice 5.
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Actividade 17 |
Técnica didáctica |
Trabalho independente. |
Conteúdo |
Exercícios de auto-avaliação. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
- Auto-avalia sua competência didáctica no ensino da leitura, compreensão e interpretação e de textos em línguas moçambicanas.
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Para aferir a sua compreensão sobre os assuntos tratados neste módulo, responda, individualmente ou com o(a) seu/sua colega de carteira, as seguintes questões:
- Terminado o módulo, como avalia sua competência didáctica no saber ensinar a leitura, interpretação e a compreensão de textos?
- Como futuro/a professor/a primário/a, de que forma poderá ajudar as crianças a lerem, compreender e interpretar textos nas suas línguas moçambicanas?
- Elabore uma proposta de exercícios para o treinamento implícito e explícito da gramática na sua língua moçambicana/L1.
- Proponha uma grelha de avaliação para anotar todo o processo avaliativo que levará a cabo nas aulas de leitura, compreensão e interpretação de textos em uma língua moçambicana, nos dois primeiros ciclos do ensino primário.
- Que materiais didácticos propõem para a planificação de aulas para leitura, compreensão e interpretação de textos nas línguas moçambicanas?
- Escolha um ou dois conteúdos apresentados neste módulo e planifique uma aula completa numa língua moçambicana e simule-a para a turma.
- Tendo em conta os ciclos de aprendizagem e as faixas etárias dos alunos, como o professor planificaria actividades viradas para a leitura, compreensão e interpretação de textos nas línguas moçambicanas?
Assista à Videoaula
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual