A avaliação é um processo contínuo que visa aferir conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos. Para que o professor possa conhecer o rendimento dos seus alunos, é necessário avaliá-los.
Não se pode avaliar competências sem o emprego da avaliação formativa. É avaliando continuamente, e ao longo de todo o processo de aprendizagem, que o professor descobre pontualmente os sucessos e as necessidades de aprendizagem de cada aluno. O objectivo final da avaliação é estimular o progresso dos alunos e ajudá-los a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas.
É, igualmente, através da avaliação que o professor faz o auto-controlo do seu desempenho, o que pode determinar mudanças e formas alternativas de melhorar a planificação das suas aulas. Deste modo, a avaliação é um meio que permite verificar o alcance dos objectivos e resultados de aprendizagem, daí que haja necessidade de informar ao aluno sobre os objectivos da avaliação e posterior análise dos resultados alcançados. O(a) professor(a) deve usar o processo de avaliação para identificar alunos com dificuldades de aprendizagem e procurar metodologias alternativas para trabalhar com esses alunos.
Assim, como estratégia didáctica para a avaliação da competência de leitura, compreensão e interpretação textual, recomenda-se o seguinte ao professor:
Para além dos grupos grandes (4 a 6 formandos/formandas), a avaliação da competência de leitura pode ser feita aos pares (grupos de 2 formandos/formandas), nos quais, enquanto um é leitor, o outro procura interpretar o que o colega tiver lido. Deste modo, é necessário que os alunos possuam um conhecimento básico do que lêem e do vocabulário para melhor compreenderem as ideias do texto.
Esta estratégia visa colocar o(a) aluno(a) em constante contacto com diferentes livros para que possa melhorar a sua visão no que concerne à leitura e interpretação de textos. Para o efeito, é necessário que o(a) professor(a) seleccione e distribua pelos alunos diferentes tipos de materiais para que, sempre que tiverem aulas de línguas, façam leitura e interpretação de alguns trechos desses materiais.
O professor deve registar os dados de desempenho dos alunos nestas actividades de leitura para melhor controlo da sua evolução e para que possa identificar e prestar mais atenção aos aspectos em que eles precisam de mais apoio.
Antes de orientar a aula de leitura e interpretação de texto é necessário que o(a) professor(a) prepare perguntas para fazer antes, durante e depois que os alunos tiverem lido. As perguntas devem estimular o pensamento crítico, devem exigir o raciocínio do aluno e não simplesmente repetição do que tiver sido lido.
As perguntas devem ser de todos os níveis, incluindo as que apoiam a compreensão inferencial e a compreensão avaliativa, partindo, por exemplo, de algumas palavras usadas. Tomemos como exemplos as seguintes chaves:
A seguir apresenta-se uma tabela resumo de algumas das expressões e perguntas possíveis de serem formuladas para a compreensão, interpretação e avaliação de informação de um texto.
Compreensão textual | Interpretação e Avaliação da informação textual | |
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Tipo de expressões e perguntas: |
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Tabela 7: Exemplos de perguntas e expressões para a avaliação da interpretação, compreensão e avaliação da informação textual.
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Actividade 12 |
Técnica didáctica | Actividade interactiva em grupo de línguas. |
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Conteúdo | Perguntas e expressões para extracção e avaliação de informação textual em línguas moçambicanas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
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No contexto de ensino de línguas, a competência gramatical é aquela que, ao longo dos tempos, tem sido o foco da avaliação uma vez que o ensino de línguas assentava na compreensão e domínio do funcionamento do sistema linguístico, no conhecimento das normas, assim como na memorização das estruturas apreendidas. Por essa razão, há variadíssimas estratégias e tipologias de exercícios para avaliar a competência gramatical. Nas línguas moçambicanas, tipicamente aglutinantes, o funcionamento de língua é que dita as normas e por isso os tipos de exercícios devem tomar em consideração as estruturas linguísticas. Os princípios adoptados para o ensino implícito e explícito da gramática podem ser adoptados para a sua avaliação. O preenchimento de lacunas, a correcção e transformação de frases, agrupamento de palavras tendo em conta sua natureza e composição, etc.), são algumas das estratégias a adoptar.
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Actividade 13 |
Técnica didáctica | Interacção em grupos em línguas moçambicanas. |
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Conteúdo | Elaboração conjunta de exercícios (perguntas) sobre leitura, compreensão e interpretação de um texto. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
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Depois de aprender as estratégias de avaliação da leitura, compreensão e funcionamento de língua, você já pode planificar e simular aulas bem como realizar actividades de avaliação. A seguir, você irá planificar e simular aulas na sua língua moçambicana.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual