Em didáctica de línguas, há uma vasta literatura que lida com o como ensinar e/ou aprender a ler. Neste trecho, apresentam-se alguns dos princípios que o “mestre” da leitura (educador, professor, formador) deve sempre levar em conta ao planificar uma aula de leitura. Estes princípios, aliados às metodologias e estratégias apropriadas para a actividade de leitura, tornam as aulas de leitura mais práticas e proveitosas. Assim, no ensino-aprendizagem da leitura, o professor deve observar os seguintes princípios:
![]() |
Actividade 7 |
Técnica didáctica | Interacção em grupos - Pensar, Partilhar e Apresentar. |
---|---|
Conteúdo | Leitura dialogada em Português/L2. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
![]() |
Texto |
O Pátio das Sombras
- Venha avó, venha ajudar-nos no campo!
- Não posso, meus filhos, eu hoje sinto muito a cabeça.
- Fica numa sombra, toda sentadinha.
- Não, eu fico. Vão vocês.
E a aldeia toda saiu para o trabalho das colheitas. Era preciso colher toda a produção para impedir que os macacos e porcos selvagens atacassem a machamba. Um dos netos ofereceu-se para ficar a fazer companhia à avó.
- Eu fico consigo, vovó.
- Não fique. Vá aprender a trabalhar a terra.
O moço, obediente, já se afastava quando a avó o chamou.
- Meu neto, chegue aqui. O que é isso que tem no braço?
- Ė uma pulseira, avó. Apanhei ali, junto da fogueira.
- Dê-me isso de volta.
- Porquê avó? Fui eu que achei...
- Essa pulseira pertencia ao seu pai.
Um arrepio atravessou o menino.
O pai há muito que tinha morrido.
Esse arrepio o fez repensar. E ele estendeu o pulso para que a avó lhe retirasse o enfeite...
Extraído de: Couto, M. (2009).
O Pátio das Sombras. Desenhos de Malangatana.
São Paulo: Kapulana.
![]() |
Actividade 8 |
Técnica didáctica | Interacção em grupos de línguas - Teatro do Leitor. |
---|---|
Conteúdo | Leitura dramatizada em línguas moçambicanas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
Ainda em grupos linguísticos homogéneos ou de línguas inteligíveis e respeitando a equidade de género:
Acabou de ver e exercitar alguns princípios básicos para o ensino-aprendizagem da leitura. E, como sabe, a leitura concorre para a compreensão. De seguida, você vai ler os apontamentos sobre a compreensão e anotar os procedimentos didácticos para a compreensão textual.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual