Módulo 5 | Ensino-Aprendizagem da Leitura e Interpretação de Textos

Aula 1 | Modalidades e Técnicas de Leitura

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Ler e interpretar textos constitui uma das competências requeridas no contexto escolar e não só. Mas antes de se entrar nos detalhes, observe a imagem e realize a actividade proposta em seguida.


Actividade 1
Técnica didáctica Interacção aos pares - Vire e fale.
Conteúdo Reflexão prognóstica sobre a leitura no contexto escolar.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Reflecte sobre aspectos atinentes à leitura e suas particularidades;
  • Cultiva o senso de partilha de informação/ideias/reflexões com o seu colega.

Depois de realizar a Actividade 1, preste atenção para os apontamentos que se seguem, concentrando-se na caracterização da leitura e nas principais modalidades.


A leitura

Geralmente, a leitura de textos é um processo baseado na linguagem oral, na exposição à impressão, auxiliada pelo conhecimento específico dos sons da língua, bem como do reconhecimento dos sons do alfabeto e da compreensão do que é uma palavra. O objectivo da leitura é fornecer ao leitor, e em particular ao aluno, o seguinte:

Como você acaba de notar, a leitura é um dos pilares incontornáveis no ensino de línguas. A sua importância justifica-se ainda mais quando essa língua é veículo de aquisição de outras aprendizagens. Portanto, é necessário que o professor desperte nos alunos o gosto de ler, fazendo da leitura uma actividade atraente que agrade ao aluno. Para tal, é importante que o professor seleccione, cuidadosamente, os textos a ler, tendo em conta o nível linguístico e o interesse dos alunos. É importante, também, que o professor seja um modelo de leitor proficiente, para que os seus alunos passem a gostar da leitura. No contexto de línguas moçambicanas, é ainda mais importante o papel do professor como modelo e incentivador da leitura uma vez que, poucas vezes, se tem trabalhado a componente leitora nestas línguas. Assim, o professor tem que ser o primeiro a trabalhar, para si, a componente leitora na sua língua moçambicana para que, na sala de aula e na comunidade, seja o promotor e referência de leitor nessa língua moçambicana.


Actividade 2
Técnica didáctica Interacção aos pares – Reflexão.
Conteúdo Vantagens da leitura - Reflexão teórica e prática.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Reflecte sobre práticas docentes capazes de impulsionar o gosto pela leitura nos seus alunos;
  • Antevê possíveis práticas docentes para orientar uma aula de leitura;
  • Cultiva o senso de partilha de informação/ideias/reflexões com o seu colega.

Modalidades e técnicas de leitura

A leitura permite compreender variadas situações da vida real. Esta pode ser de imagens, de textos bem como de tantos outros materiais que nos possam levar a uma compreensão e interpretação de um dado assunto. Para o caso vertente, trata-se da leitura de textos. Há certas classificações que se fazem sobre a leitura, de acordo com certos propósitos. Umas fazem tendo em conta a finalidade, outras tendo em conta a natureza outras ainda tendo em conta a modalidade e a estratégia. Por exemplo, o Manual de Didáctica de Português-Língua Segunda apresenta parte dessas classificações e é uma fonte para aprofundar este assunto. Naturalmente destacamos duas modalidades de leitura, nomeadamente a silenciosa e a oral e algumas das suas técnicas, designadamente a leitura em voz alta, a leitura dialogada, a leitura coral e a leitura expressiva.


a) Leitura silenciosa – é uma modalidade efectuada mentalmente, sem intervenção dos órgãos vocais. Tecnicamente, esta pode ser integral (mais presente, na leitura de textos literários) e selectiva (mais usual, em leituras orientadas para a procura de informação). A leitura silenciosa possibilita:

Desta forma, ao orientar uma actividade de leitura silenciosa, o(a) professor(a) deve ter enfoque nas oito possibilidades acima referidas.


b) Leitura oral –ao contrário da silenciosa, a modalidade de leitura oral é efectuada com a intervenção dos órgãos vocais. Tecnicamente a leitura oral pode ser em voz alta, dialogada, coral e expressiva.


c) Leitura em voz alta – é realizada em voz alta, permitindo que se ouça o que é lido. Constitui um dos melhores meios de aperfeiçoamento e de avaliação das habilidades de leitura nos alunos, bem como de desenvolvimento do autocontrolo emocional perante um auditório.

Ler em voz alta é útil para as crianças, especialmente quando se trata de algo que prende a sua atenção, que desperta a sua curiosidade e estimula a sua imaginação. Tanto melhor será a leitura quanto mais vezes o(a) aluno(a) ler.

A realização prévia de uma leitura modelo pelo(a) professor(a) permitirá ao aluno o aperfeiçoamento da articulação, da entoação, da pronúncia e do seu autocontrolo emocional perante um auditório. Todavia, a leitura modelo não é só feita pelo professor. O aluno também deve ter oportunidade de apresentar um modelo de leitura para seus colegas.

Depois de ter lido os apontamentos sobre a leitura, você irá realizar actividades que o ajudarão a aperfeiçoar as diferentes modalidades de leitura e produzir textos na sua língua moçambicana.


Actividade 3
Técnica didáctica Interacção em grupos de língua - Clube de leitura.
Conteúdo Prática das modalidades da leitura.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Pratica as diferentes modalidades de leitura apreendidas.

Actividade 4
Técnica didáctica Interacção em grupos de línguas - Elaboração conjunta.
Conteúdo Produção textual em línguas moçambicanas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Produz textos com correcção linguística em línguas moçambicanas;
  • Aplica técnicas de elaboração de diferentes géneros textuais.

Nota: Esta actividade pode ser iniciada na sala de aula e terminada fora dela ou pode ser feita inteiramente fora da sala de aula. Ela não pode durar mais do que três dias, pois estes e outros textos servirão de material didáctico para as actividades subsequentes.


Actividade 5
Técnica didáctica Interacção aos pares.
Conteúdo Produção textual em línguas moçambicanas.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Usa a imagem como ferramenta para produzir um texto;
  • Produz textos com correcção linguística em línguas moçambicanas;
  • Cultiva o senso de trabalho cooperativo.

Gostou da actividade? Pode fazer o mesmo com os seus futuros alunos? Muito bem! Você pode inovar e/ou recrear esta técnica para dinamizar suas aulas de produção textual!


Actividade 6
Técnica didáctica Interacção em grupo.
Conteúdo Planificação e simulação de aulas de leitura.
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a):
  • Planifica aulas sobre modalidades/técnicas de leitura em língua moçambicana;
  • Medeia aulas simuladas sobre modalidades/técnicas de leitura em línguas moçambicanas.

Agora vamos pôr em prática o que sabemos sobre as modalidades e técnicas de leitura. A mesma técnica pode ser sorteada a mais de um grupo: