Ler e interpretar textos constitui uma das competências requeridas no contexto escolar e não só. Mas antes de se entrar nos detalhes, observe a imagem e realize a actividade proposta em seguida.
![]() |
Actividade 1 |
Técnica didáctica | Interacção aos pares - Vire e fale. |
---|---|
Conteúdo | Reflexão prognóstica sobre a leitura no contexto escolar. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
Depois de realizar a Actividade 1, preste atenção para os apontamentos que se seguem, concentrando-se na caracterização da leitura e nas principais modalidades.
Geralmente, a leitura de textos é um processo baseado na linguagem oral, na exposição à impressão, auxiliada pelo conhecimento específico dos sons da língua, bem como do reconhecimento dos sons do alfabeto e da compreensão do que é uma palavra. O objectivo da leitura é fornecer ao leitor, e em particular ao aluno, o seguinte:
Como você acaba de notar, a leitura é um dos pilares incontornáveis no ensino de línguas. A sua importância justifica-se ainda mais quando essa língua é veículo de aquisição de outras aprendizagens. Portanto, é necessário que o professor desperte nos alunos o gosto de ler, fazendo da leitura uma actividade atraente que agrade ao aluno. Para tal, é importante que o professor seleccione, cuidadosamente, os textos a ler, tendo em conta o nível linguístico e o interesse dos alunos. É importante, também, que o professor seja um modelo de leitor proficiente, para que os seus alunos passem a gostar da leitura. No contexto de línguas moçambicanas, é ainda mais importante o papel do professor como modelo e incentivador da leitura uma vez que, poucas vezes, se tem trabalhado a componente leitora nestas línguas. Assim, o professor tem que ser o primeiro a trabalhar, para si, a componente leitora na sua língua moçambicana para que, na sala de aula e na comunidade, seja o promotor e referência de leitor nessa língua moçambicana.
![]() |
Actividade 2 |
Técnica didáctica | Interacção aos pares – Reflexão. |
---|---|
Conteúdo | Vantagens da leitura - Reflexão teórica e prática. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
A leitura permite compreender variadas situações da vida real. Esta pode ser de imagens, de textos bem como de tantos outros materiais que nos possam levar a uma compreensão e interpretação de um dado assunto. Para o caso vertente, trata-se da leitura de textos. Há certas classificações que se fazem sobre a leitura, de acordo com certos propósitos. Umas fazem tendo em conta a finalidade, outras tendo em conta a natureza outras ainda tendo em conta a modalidade e a estratégia. Por exemplo, o Manual de Didáctica de Português-Língua Segunda apresenta parte dessas classificações e é uma fonte para aprofundar este assunto. Naturalmente destacamos duas modalidades de leitura, nomeadamente a silenciosa e a oral e algumas das suas técnicas, designadamente a leitura em voz alta, a leitura dialogada, a leitura coral e a leitura expressiva.
a) Leitura silenciosa – é uma modalidade efectuada mentalmente, sem intervenção dos órgãos vocais. Tecnicamente, esta pode ser integral (mais presente, na leitura de textos literários) e selectiva (mais usual, em leituras orientadas para a procura de informação). A leitura silenciosa possibilita:
Desta forma, ao orientar uma actividade de leitura silenciosa, o(a) professor(a) deve ter enfoque nas oito possibilidades acima referidas.
b) Leitura oral –ao contrário da silenciosa, a modalidade de leitura oral é efectuada com a intervenção dos órgãos vocais. Tecnicamente a leitura oral pode ser em voz alta, dialogada, coral e expressiva.
c) Leitura em voz alta – é realizada em voz alta, permitindo que se ouça o que é lido. Constitui um dos melhores meios de aperfeiçoamento e de avaliação das habilidades de leitura nos alunos, bem como de desenvolvimento do autocontrolo emocional perante um auditório.
Ler em voz alta é útil para as crianças, especialmente quando se trata de algo que prende a sua atenção, que desperta a sua curiosidade e estimula a sua imaginação. Tanto melhor será a leitura quanto mais vezes o(a) aluno(a) ler.
A realização prévia de uma leitura modelo pelo(a) professor(a) permitirá ao aluno o aperfeiçoamento da articulação, da entoação, da pronúncia e do seu autocontrolo emocional perante um auditório. Todavia, a leitura modelo não é só feita pelo professor. O aluno também deve ter oportunidade de apresentar um modelo de leitura para seus colegas.
Apesar de constituir um bom exercício ao grupo, a leitura dialogada não deve ser usada com muita frequência por impedir a identificação de possíveis limitações individuais.
Depois de ter lido os apontamentos sobre a leitura, você irá realizar actividades que o ajudarão a aperfeiçoar as diferentes modalidades de leitura e produzir textos na sua língua moçambicana.
![]() |
Actividade 3 |
Técnica didáctica | Interacção em grupos de língua - Clube de leitura. |
---|---|
Conteúdo | Prática das modalidades da leitura. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
![]() |
Actividade 4 |
Técnica didáctica | Interacção em grupos de línguas - Elaboração conjunta. |
---|---|
Conteúdo | Produção textual em línguas moçambicanas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
Nota: Esta actividade pode ser iniciada na sala de aula e terminada fora dela ou pode ser feita inteiramente fora da sala de aula. Ela não pode durar mais do que três dias, pois estes e outros textos servirão de material didáctico para as actividades subsequentes.
![]() |
Actividade 5 |
Técnica didáctica | Interacção aos pares. |
---|---|
Conteúdo | Produção textual em línguas moçambicanas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
Gostou da actividade? Pode fazer o mesmo com os seus futuros alunos? Muito bem! Você pode inovar e/ou recrear esta técnica para dinamizar suas aulas de produção textual!
![]() |
Actividade 6 |
Técnica didáctica | Interacção em grupo. |
---|---|
Conteúdo | Planificação e simulação de aulas de leitura. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
|
Agora vamos pôr em prática o que sabemos sobre as modalidades e técnicas de leitura. A mesma técnica pode ser sorteada a mais de um grupo:
As actividades que realizou forneceram-lhe algumas pistas sobre como pode proceder para ensinar a leitura. A seguir são apresentados alguns princípios básicos para o ensino-aprendizagem da leitura, assim como propostas de actividades para o treinamento de algumas técnicas de leitura nas línguas moçambicanas e em Português como língua segunda.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual