Antes de aprofundar a abordagem dos métodos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita iniciais, vamos realizar uma pequena actividade de reflexão que nos ajudará a compreender os métodos de ensino-aprendizagem:
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Actividade 1 |
Técnica didáctica | Interacção aos pares/pequenos grupos – Reflexão. |
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Conteúdo | Ensino da leitura e da escrita iniciais. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
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Certamente houve uma óptima reflexão em torno desta actividade. Apresentaram, com certeza bons argumentos que ajudarão a discutir melhor os métodos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita iniciais em línguas moçambicanas que serão abordados a seguir.
Ler e escrever são habilidades que se desenvolvem a partir de processos que exigem o uso de metodologias e estratégias apropriadas. A escolha e utilização consciente de um determinado método e/ou estratégia auxilia na organização e orientação da prática pedagógica a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem. Essa escolha favorece a aprendizagem e estimula o aluno a atingir as aprendizagens planeadas para o nível de ensino que frequenta. Contudo, o professor não se deve deixar levar pela variedade dos métodos existentes. Deve sim, ter sempre em atenção que não existe nenhum método que seja totalmente eficaz para com todos os seus alunos, daí a relevância da sua criatividade para que todos os métodos possam ajudar na aprendizagem.
O parágrafo anterior remete para a seguinte pergunta: Afinal, o que é um método?
No contexto escolar, no âmbito de ensino de línguas, método é um conjunto de acções didáctico-pedagógicas organizadas de forma sistemática com o intuito de alcançar um determinado propósito.
Dos vários métodos conhecidos e usados para o desenvolvimento da leitura e da escrita, Moçambique, através do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), adoptou o método analítico-sintético para a aprendizagem da leitura e da escrita iniciais no Ensino Primário. Todavia, abrem-se possibilidades de se usar outros métodos, desde que estes também concorram para o desenvolvimento da leitura e da escrita, daí que se sugere, igualmente, o uso do método fónico.
Para o desenvolvimento da leitura e da escrita há, também, vários métodos, estratégias e técnicas conhecidas e usadas. Aqui apresentamos algumas técnicas, como a experiência de língua, iniciadores de frase/discurso, as narrativas moldura, a redacção conjunta e a escrita rápida.
Antes da descrição do funcionamento de cada método ou estratégia, você vai realizar uma actividade que o ajudará a perceber como é que os métodos de ensino podem ser postos em prática.
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Actividade 2 |
Técnica didáctica | Interacção em grupos de línguas – Escrita Rápida. |
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Conteúdo | Métodos de ensino da leitura e da escrita iniciais. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
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Procedimento didáctico:
Terminada a Actividade 2, veja a seguir como funciona cada um dos métodos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Na aprendizagem da leitura e escrita iniciais usando o método analítico ou global, o aluno parte do geral ao particular, isto é, da palavra à letra. Didacticamente, a palavra é preferencialmente apresentada ao aluno a partir de uma imagem ou de um objecto real cujo nome contém a letra em estudo. A seguir explora-se as sílabas que a palavra contém até à letra.
Por exemplo:
Emakhuwa | Cisena | Xichangana | |
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Palavra | maasi | mazi | mati |
Sílaba | maa si maa m aa |
ma zi ma m a |
ma ti ma m a |
Letra | m | m | m |
O exemplo ilustra o ensino da letra m em três línguas moçambicanas, usando o método analítico ou global. Para tal, foram seguidos os seguintes passos:
O método sintético é o inverso do analítico. Ele parte do particular para o geral, ou seja, a aprendizagem da leitura e da escrita inicia das partes menores, como letras e/ou sílabas para as partes maiores, como palavras e/ou frases.
Tomemos como exemplo a demonstração da parte sintética:
Emakhuwa | Cisena | Xichangana | |
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Leitura da Letra | m | m | m |
Letra | m aa | m a | m a |
Sílaba | maa | ma | ma |
Sílabas: | maa si | ma zi | ma ti |
Palavra: | maasi | mazi | mati |
É frequente que numa aula se combinem os métodos analítico e sintético. Neste caso, passamos a ter um método misto, o analítico-sintético. Seus procedimentos didácticos são a combinação dos dois métodos.
maasi | m |
maa si | m aa |
maa | maa |
m aa | maa si |
m | maasi |
O exemplo mostra a fusão dos procedimentos dos métodos analítico e sintético.
O método sintético integra o alfabético, o silábico e o fónico. No Ensino Primário em Moçambique, e pela sua fácil incorporação no analítico, sugere-se o fónico como alternativa para a aprendizagem da leitura e da escrita, tal como se fez referência anteriormente.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual