Avaliar a oralidade é condição necessária para, por um lado, garantir uma apreciação mais completa do nível de aprendizagem das competências essenciais e, por outro, motivar o aluno para o desenvolvimento da oralidade. De um modo geral, os professores não têm o hábito de avaliar a oralidade, principalmente quando se trata de uma língua primeira dos alunos.
Então, como avaliar as habilidades de ouvir e falar em língua primeira?
Ao longo das aulas, o professor vai fazendo a verificação da compreensão do vocabulário e do uso das estruturas da língua primeira propostas para a aula ou unidade temática. A avaliação da oralidade é sempre feita de forma continuada, isto é, ao longo das actividades lectivas orientadas pelo professor para o desenvolvimento da oralidade. Para além desta prática, o professor pode avaliar a oralidade através de testes pré-concebidos e direccionadas para aspectos específicos da oralidade.
Por exemplo, para avaliar a oralidade pode-se prever a observação de parâmetros como (i) apreende uma informação em linguagem corrente; (ii) reage com frases adequadas em qualquer tipo de comunicação; (iii) usa vocabulário variado e adequado; (iv) encadeia as ideias com facilidade; (v) expressa as ideias com facilidade e de uma forma lógica; etc.
Para uma melhor gestão e controlo dos indicadores de avaliação da oralidade, o professor pode elaborar uma ficha de avaliação em função dos objectivos e estratégia usada no ensino da oralidade. Com base nos dados fornecidos pela ficha de controlo, o professor fica com uma ideia clara do tipo de reforço a dar aos seus alunos.
A seguir apresenta-se uma simples ficha para a avaliação da oralidade, adaptada de Gonçalves e Diniz (2004):
Nome do aluno | Apreende informação em linguagem corrente | Produz frases adequadas | Usa vocabulário adequado | Encadeia as ideias com facilidade | Observações |
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Tabela 4: Proposta de ficha para avaliação da competência oral, adoptada de Gonçalves e Diniz (2004).
Para o preenchimento da ficha, o professor pode usar indicadores que representam o nível de prestação do aluno (excelente, muito bom, bom, suficiente, mau). Na coluna de observações, o professor vai registando as dificuldades do aluno as quais lhe permitirão decidir melhor sobre o tipo de intervenção ou reforço que deve fazer para com o seu aluno.
Como avaliar a oralidade a partir de um teste?
Para avaliar as competências da oralidade o professor pode:
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Actividade 8 |
Técnica didáctica | Trabalho independente. |
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Conteúdo | Auto-Avaliação. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
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Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual