Aula 3 | Programas e manuais de ensino de língua primeira
Programas e manuais de ensino de língua primeira
O programa e os manuais de ensino são instrumentos que permitem a execução eficaz das actividades de ensino e aprendizagem. Assim, é necessário que antes da actividade de planificação, o professor esteja atento aos instrumentos com os quais irá trabalhar. A análise de programas e manuais escolares pode seguir vários modelos, dependendo das finalidades e especificidades dessa análise. Para o nosso caso, a proposta de análise desses documentos será de matiz comparativa, e passa necessariamente por:
- Fazer o levantamento dos conteúdos (programas e manuais) de acordo com as necessidades (níveis) dos alunos;
- Mapear as diferentes línguas que os alunos falam (a língua ou línguas que cada aluno conhece e fala);
- Arrolar as metodologias e estratégias sugeridas para o ensino e aprendizagem;
- Avaliar a razoabilidade das actividades propostas, em conformidade com os objectivos e os resultados de aprendizagem esperados;
- Analisar a distribuição da carga horária em função dos conteúdos de aprendizagem programados.
Os programas e os manuais são a fonte de estudo e orientação dos professores. Funcionam como instrumentos básicos de trabalho e suporte, pois auxiliam o professor na execução da sua tarefa diária de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, com vista a enfrentarem, de forma adequada, os desafios que lhes são colocados no dia-a-dia. Por esta razão, é inevitável tomá-los em consideração em todo o trabalho de planificação analítica e diária.
Importa salientar que os programas e manuais são abertos e flexíveis, podendo ser adaptados à realidade dos alunos e da escola. Portanto, a planificação não pode ser apenas uma simples transcrição dos programas, sem se considerar as reais condições da comunidade, da escola e das particularidades que os alunos apresentam.
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Actividade 7 |
Técnica didáctica |
Interacção em grupo. |
Conteúdo |
Manuais e programas de ensino de línguas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
- Analisa os programas e manuais de ensino de línguas em Moçambique;
- Planifica e elabora projectos de pesquisa no contexto de ensino de língua primeira;
- Aprimora a escrita académica.
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- Formem 4 grupos de 6 formandos no máximo. Lembrem-se de respeitar o princípio de equidade de género na formação do grupo e na apresentação da tarefa;
- Com apoio do(a) formador(a), façam o sorteio das alíneas a), b), c), d) e e);
- A cada grupo deve-se atribuir apenas uma alínea;
- Elaborem um projecto (trabalho de pesquisa) sobre a alínea atribuída ao grupo;
- O trabalho deve consistir em fazer uma análise comparativa entre os programas e os manuais (livros) de ensino de L1 (por exemplo, o grupo que calhar com a alínea e), deverá analisar a distribuição da carga horária prevista para uma dada unidade temática – a família – no programa da classe X, e se essa carga é igual ou próxima àquela proposta no manual dessa classe);
- O texto resultante da comparação feita deve obedecer à seguinte estrutura:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Bibliografia
- A comparação deve ser resumida em um quadro comparativo como o que se sugere a seguir:
Classe |
Conteúdos do programa |
Conteúdos do manual |
Observações |
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Tabela 2: Proposta de quadro para análise comparativa dos programas e manuais de ensino de língua primeira.
- Cada grupo vai ajustar o quadro tendo em conta o tema sob sua responsabilidade.
- Dependendo da dinâmica das aulas, o projecto pode ser feito em uma semana.
- Por fim, partilhem e discutam os vossos projectos em uma aula tipo seminário, em que cada grupo terá que apresentar os resultados da pesquisa.
Planificação didáctica no contexto de ensino de línguas
No Manual de Psicopedagogia, aprendeu os princípios básicos e técnicas para a planificação de aulas. Esses princípios são válidos para todas as actividades docentes, e em cada área curricular é possível dar conta de aspectos de língua.
Na planificação de aulas de língua, é necessário tomar em consideração alguns aspectos básicos, nomeadamente:
- Colocar o aluno/aprendente como centro das aprendizagens. Isso implica que, o professor deve fazer um pequeno diagnóstico sobre o conhecimento de língua dos seus alunos e procurar valorizar e explorar no máximo esta variável;
- Conciliar/combinar os conteúdos aos métodos e às estratégias de ensino e aprendizagem;
- Definir objectivos de ensino (cognitivos) e os objectivos de língua para cada conteúdo;
- Programar sempre actividades práticas, tais como leitura, produção textual, dramatização, etc;
- Conferir autenticidade às actividades propostas, isto é, que conduzam ao uso real da língua em sala de aula;
- Envolver os alunos/formandos na selecção do material concretizador de acordo com o conteúdo, as estratégias, os objectivos e os resultados de aprendizagem esperados.
Depois de saber o que se deve fazer na planificação didáctica no contexto de línguas, aliado aos conhecimentos sobre planificação didáctica adquiridos no Manual de Psicopedagogia, realize a seguinte actividade:
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Actividade 8 |
Técnica didáctica |
Interacção em grupo. |
Conteúdo |
Planificação de aulas de línguas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
- Identifica materiais concretizadores adequados para ensinar uma língua moçambicana;
- Planifica aulas de ensino de línguas moçambicanas;
- Simula a aula planificada.
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- Formem grupos de 3 formandos, respeitando a equidade de género na formação e apresentação;
- Planifiquem uma aula numa língua moçambicana, a partir dos conteúdos propostos nos programas de ensino de língua primeira (língua moçambicana) do Ensino Primário. Exemplo: sobre higiene pessoal, prevenção de doenças e participação democrática;
- Não se esqueçam de identificar os materiais didácticos a usar;
- Não se esqueçam dos principais aspectos a ter em conta na planificação de uma aula de língua. Treinem o suficiente o vosso plano de aula no seio do grupo;
- Em uma dupla ou tripla, apresentem (simulem) a vossa aula à turma.
As matérias que você discutiu até aqui tinham como objectivo a mobilização dos conhecimentos necessários para a planificação didáctica. Como deve ter percebido, a planificação de uma aula realiza-se a partir de uma planificação analítica. Antes de passar para a actividade seguinte, veja o plano analítico exemplificativo em Kimwani (ver Apêndice).
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Actividade 9 |
Técnica didáctica |
Trabalho Independente. |
Conteúdo |
Planificação didáctica em línguas moçambicanas. |
Habilidades a desenvolver no(a) formando(a): |
- Planifica e elabora um projecto de pesquisa sobre programação didáctica em contextos de ensino de línguas;
- Aprimora a pesquisa e escrita académica.
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- Com base nos conhecimentos adquiridos sobre a planificação didáctica, elabore um projecto sobre leitura e escrita iniciais para alfabetização de adultos em língua moçambicana. O projecto deve ter:
- (i) Introdução – parte inicial do texto, onde faz uma breve contextualização do projecto, define os objectivos, apresenta os resultados de aprendizagem, arrola os recursos/materiais didácticos a mobilizar, identifica o grupo alvo e revela as estratégias metodológicas a usar;
- (ii) Desenvolvimento – onde faz a articulação, na prática, dos elementos pautados na introdução;
- (iii) Considerações finais – onde sugere alternativas para a materialização do projecto; e
- (iv) Bibliografia – onde apresenta a lista dos materiais que consultou.
- Partilhem os vossos trabalhos em sessões plenárias da turma ou em jornadas académicas do vosso IFP.
Assista à Videoaula
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual