Este módulo oferece-lhe informações básicas sobre a introdução das línguas bantu moçambicanas no ensino. Assim, no fim do mesmo, você terá desenvolvido competências sobre o processo e as razões que ditaram a introdução do uso destas línguas no ensino no país.
No final deste módulo, você deverá:
Na história da educação em Moçambique, as línguas moçambicanas, como veículos de transmissão do saber escolar, foram por muito tempo relegadas ao esquecimento. Do Manual de Línguas Moçambicanas, Módulo I, ficou a saber do historial e da importância das línguas moçambicanas no desenvolvimento do país, particularmente na educação. No texto ” por que as línguas são importantes?”, apercebeu-se de algumas das vantagens de se usar uma língua de domínio comum nas interacções informais e/ou oficiais entre as pessoas. Na sequência, fez alguns exercícios de reflexão sobre o papel das línguas moçambicanas nas diversas esferas de desenvolvimento do país.
Neste módulo, vai aprofundar aquele conhecimento, colhendo mais detalhes sobre o como e o porquê da introdução das línguas moçambicanas no ensino em Moçambique.
Nota: O conteúdo deste vídeo contém o mesmo conteúdo do texto do Manual